19.4 C
São Paulo
terça-feira, setembro 28, 2021

Pessoas medindo a glicose ou tireoide estão transmitindo aids por causa da Baleia Azul?

- Publicidade -

Será verdade que pessoas vestidas de branco estão passando nas casas transmitir a aids com o pretexto de medir a glicose ou tireoide dos moradores a mando da baleia azul?

A notícia surgiu na última semana de abril de 2017 e se tornou uma das mais comentadas nas redes sociais até o momento. De acordo com o texto, um grupo de “aidéticos” vestidos de branco estaria passando de casa em casa para transmitir o vírus HIV através de supostos testes de glicemia. O alerta também afirma que essas pessoas estariam fazendo isso a mando do Desafio da Baleia Azul!

A Polícia Militar e a Vigilância Sanitária estariam mandando avisar a todos que esse crime estaria sendo praticado em várias cidades do Brasil e que era preciso denunciar esse problema.

Será que isso é verdade ou farsa?

Pessoas vestidas de branco estariam contaminando todo mundo com HIV a mando da Baleia Azul! Será verdade?

Verdadeiro ou falso?

Esse é um dos casos onde um rumor volta a circular com uma nova roupagem. Em 2014, por exemplo, mostramos a verdade a respeito de uma e-farsa que dizia que um homem estaria andando por várias cidades brasileiras para espalhar o vírus da AIDS enquanto realizava exames falsos de glicose nos pobres desavisados!

Em outras versões desse mesmo hoax, quem “espalhava a AIDS” era um grupo de pessoas. Só que na ocasião não havia ainda essa “moda” do Desafio da Baleia Azul.

Conclusão

A notícia afirmando que um grupo de pessoas estaria contaminando moradores de diversas cidades brasileiras com o HIV enquanto realiza testes de glicose ou tireoide a mando da Baleia Azul é falsa! Trata-se de um boato de 2014 que ganhou uma nova roupagem em 2017, pegando carona no hype do Desafio da Baleia Azul!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

10 COMENTÁRIOS

  1. Impressionante como pessoas espalham pânico em troca de curtidas e compartilhamentos. É desumano, pois quando os Profissionais da saúde forem visitar os doentes podem serem rejeitados por causa dos boatos.

  2. Como tem gente ociosa neste mundo, se tivesse o que fazer não teria tempo para estas farsas ridículas, e tem as ignorantes também que ficam repassando tudo o que veem!!!

  3. Gente eu n estou zoando juro vi vários estudantes na EUA hoje vestidos de branca passando de casa em casa no meu bairro com uma plaquinha escrito “vamos medir sua glicose”

    • Eu também vi na ponte de vila Rica em Viana espírito santo mais era duas jovens com a camisa branca e a calça era preta eu até tinha estranhado pq se fosse da prefeitura ela ia com o uniforme completo

  4. Só sei de uma coisa,se eu ver um de branco ou não querendo medir minha glicose não vou deixar…existe cais pra isso e nem é seguro também…vai que tem um doido desses la!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui