Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Pirâmide submersa indica a existência de Atlântida?

Conspirações

Pirâmide submersa indica a existência de Atlântida?

Pirâmide encontrada submersa por um velejador português próximo ao arquipélago de Açores chama a atenção! Seria a lendária cidade de Atlântida?

No final de setembro de 2013, o velejador português Diocleciano Silva divulgou uma descoberta inacreditável: Havia encontrado uma enorme construção submersa. Uma pirâmide!

Com a ajuda de seu sonar GPSMAP 520, ele pode calcular as dimensões da pirâmide localizada a cerca de 40 metros da superfície, com uma altura de 60 metros, e com uma base de cerca de 90 × 90 metros. Segundo seus cálculos, os vértices da construção apontam do norte ao sul, “da mesma forma que a pirâmide de Gizé, no Egito!“, afirma ele!

Velejador teria encontrado uma pirâmide submersa! Verdadeiro ou falso? (foto: Reprodução/YouTube)

Velejador teria encontrado uma pirâmide submersa! Verdadeiro ou falso? (foto: Reprodução/YouTube)

 

A descoberta teria ocorrido em maio de 2013, quando o velejador tentava encontrar zonas de pesca na região, que fica perto do Banco D. João de Castro, entre as ilhas Terceira e São Miguel, nos Açores, mas só veio a publico em setembro do mesmo ano.

Quando a notícia se espalhou pela web, muita gente passou a especular se a tal formação não seria algum resquício de uma civilização já extinta, ou – quem sabe – da mitológica cidade perdida de Atlântida.

A seguir, uma reportagem feita por uma TV portuguesa sobre a descoberta do Sr. Diocleciano:

[iframe: width=”590″ height=”332″ src=”//www.youtube.com/embed/-FKG2n-gsRo” frameborder=”0″ allowfullscreen]

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

 

Verdadeiro ou falso?

Infelizmente, não há nada de anormal na descoberta do velejador português! A tal pirâmide não foi construída pelo homem (nem por alguma civilização antiga!).

O sonar GPSMAP 520 que foi usado na expedição é de baixa resolução, e interpola as dimensões na mesma altura, com linhas retas, quando eles são curvas na verdade. Na área ao redor da pirâmide, as linhas não são retas, mas, por causa da tela do sonar, tem-se a impressão de que haveria uma construção lá embaixo d’água.

Apenas uma montanha

No dia 16 de outubro de 2013, a mesma emissora de TV portuguesa (a RTP) publicou uma matéria com o comandante da Marinha portuguesa Pires da Cunha, afirmando que depois de cruzar os dados relatados por Diocleciano com mapas do fundo do mar do Exército de Portugal (atualizado em 2009), descobriu que a suposta pirâmide é apenas uma formação de montanhas.

A pirâmide é natural… Que pena!

No excelente blog em espanhol La Mentira Esta Ahi Fuera, ou diretamente no site da RTP, podemos assistir à matéria, na íntegra! Se alguém achar no YouTube, favor avisar para que possamos publicar aqui.

Conclusão

Nada de Atlântida, por enquanto! A suposta pirâmide encontrada submersa por um velejador português era apenas uma montanha embaixo d’água!

 

Continue lendo
10 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo