today-is-a-good-day
19.7 C
São Paulo
sexta-feira, março 29, 2024

Psol quer Pabllo Vittar como candidato à Presidência em 2018?

- Publicidade -

É verdade que o Partido Socialismo e Liberdade (Psol) vai anunciar a candidatura do cantor Pabllo Vittar à Presidência em 2018?

A notícia surgiu em diversos sites e blogs na segunda semana de dezembro de 2017, pouco tempo depois do cantor Pabllo Vittar aparecer em destaque no programa de TV Domingão do Faustão como uma das revelações de 2017.

De acordo com o texto amplamente compartilhado nas redes sociais, o Psol teria decidido convidar Pabllo Vittar para concorrer à Presidência da República em 2018. A reportagem ainda afirma que Ivan Valente teria dito em entrevista em nome do partido à redação do CBM news que “Pabllo é um sucesso absoluto, muito mais lacradorx é conhecidx que qualquer integrante do nosso partido, elx acabou de ganhar um prêmio no Faustão com voto popular. Apenas isso já basta pra elx estar na frente de todos os candidatos na nossa legendx e ser nossa melhor chance na corrida presidencial em 2018

Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?

Pabllo Vittar foi convidado pelo Psol para concorrer à Presidência em 2018? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou farsa?

Em primeiro lugar, fomos à procura de informações oficiais a respeito no site do Psol. Uma busca por “Pabllo Vittar” no site do partido e… nada encontrado:

Na fanpage oficial do Psol no Facebook também não há nenhuma menção ao alegado convite feito pelo partido ao Pabllo Vittar. Apenas para desencargo de consciência, procuramos também no perfil do Psol no Twitter e, adivinha, nada!

A “notícia” ainda grafa o nome do cantor erroneamente algumas vezes, além de afirmar que um membro do partido teria dito à redação do CBM News, um programa que não existe!

É bom salientar que também procuramos nesses mesmos lugares por “Phabullo Rodrigues da Silva“, que é o nome de registro de Pabllo Vittar, e – igualmente – não encontramos nada.

- Publicidade -

Outro detalhe é que a idade mínima para ser presidente da República no Brasil é de 35 anos. Pabllo Vittar nasceu em 1994, portanto, tem apenas 23 anos – 12 anos abaixo do mínimo exigido para o cargo!

Origem

No dia 10 de dezembro de 2017, o site especializado em criar e espalhar fake news Corrupção BR publicou uma postagem afirmando que o Psol teria convidado o cantor Pabllo Vittar para ser o seu candidato às eleições presidenciais de 2018.

Na foto que ilustra a “reportagem”, o site usa o logotipo do site Catraca Livre (que nada publicou a respeito) e, mesmo sendo um site “de zoeira” e sem apresentar nenhuma prova, a notícia foi copiada e reproduzida por outros sites como se fosse verdade.

Dois dias depois, o site Seja Homem (já conhecido aqui no E-farsas por espalhar outras notícias falsas como aquela que dizia que a Coca-Cola teria tomado um enorme prejuízo após colocar à venda latinhas de refrigerante com a foto de Pabllo Vittar) publicou o mesmo texto, fazendo com que a farsa se espalhasse ainda mais.

Conclusão

O Psol não convidou (pelo menos, não até agora) o cantor Pabllo Vittar para concorrer às eleições de 2018. A notícia surgiu em sites especializados em criar e espalhar notícias falsas?

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui