Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Será verdade que o personagem Ciclope dos “X-Men” enxerga apenas a cor vermelha?

Humor

Será verdade que o personagem Ciclope dos “X-Men” enxerga apenas a cor vermelha?

Será verdade que o personagem Ciclope dos “X-Men” enxerga apenas a cor vermelha?

Recentemente, as redes sociais foram inundadas de “memes” sobre o personagem Ciclope (Scott Summers) dos “X-Men”. Se você não faz a menor ideia do que acabamos de dizer, vamos simplificar.

Basicamente, o Ciclope é aquele mutante (um ser humano com habilidades especiais), que utiliza um visor (ou óculos) de quartzo-rubi na região dos olhos. O motivo? Conter as poderosas e destrutivas rajadas óticas de energia concussiva que saem de seus olhos, caso estejam abertos, é claro. Ele faz parte de uma equipe de super-heróis chamada “X-Men”, que nasceu por meio das revistas em quadrinhos, lá na década de 1960. Desde então, os “X-Men” se expandiram para o cinema e televisão, incluindo alguns dos mais bem-sucedidos desenhos animados.

Embora até o momento seja difícil precisar as razões pelas quais essa recente inundação de “memes” aconteceu, as imagens que vêm sendo compartilhadas ilustram o personagem em situações cômicas devido a suposta cor de sua visão. De acordo com os “memes“, o Ciclope enxergaria tudo em vermelho. Não importaria a cor de uma fruta ou de uma bandeira, seria sempre e tão somente vermelho para ele.

Exemplos de memes contidos numa postagem que viralizou no Facebook.

Entretanto, será que isso é verdade? O personagem Ciclope enxerga apenas a cor vermelha? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Indeterminado! Embora o visor (ou óculos) utilizado pelo personagem Ciclope seja composto por placas (ou lentes) de quartzo-rubi, de aparência avermelhada, no mundo dos quadrinhos isso não significa necessariamente que ele enxergue apenas a cor vermelha e suas diferentes tonalidades. Sim, isso parece um tanto quanto estranho, mas vamos tentar esclarecer essa situação, na medida do possível, utilizando algumas informações que as revistas em quadrinhos nos forneceram ao longo do tempo.

É interessante destacar que na internet acabaram surgindo algumas pessoas alegando que, na verdade, o personagem enxergaria amarelo através do seu visor. Contudo, essa também não é a resposta definitiva para essa questão, conforme veremos mais adiante.

1) Os “Novos X-Men” de Grant Morrison

Grant Morrison é um escritor escocês de revistas em quadrinhos. Em 2001, a Marvel o contratou para a revitalização do famoso grupo X-Men. Assim que chegou, ele alterou o nome da revista de “X-Men” para “New X-Men” (“Novos X-Men”, em português). Em sua contribuição, Morrison alterou drasticamente a situação dos personagens: os que não matou, alterou de forma significativa. Caso queiram saber mais detalhes sobre a passagem de Morrison, cliquem aqui.

Foi exatamente na passagem de Grant Morrison, que tivemos uma situação muito emblemática sobre como o personagem Ciclope vê o mundo. Numa única e determinada edição (#131) da revista “Novos X-Men”, das 41 edições que foram publicadas (#114 a #154 + uma anual de 2001), uma personagem chamada Emma Frost entrou na mente de Scott Summers (nome verdadeiro do Ciclope).

Confiram a imagem abaixo:

Cena da edição nº 131 dos “Novos X-Men”.

E o que podemos entender diante dessa cena? Inicialmente, Emma alegou que estava enxergando através dos olhos de Scott. Diante da imagem ilustrando como isso seria, vemos que Scott enxergaria o mundo em tonalidades de vermelho. Contudo, posteriormente Scott a repreende dizendo que não era assim que ele enxergava através do seu visor de quartzo-rubi. Segundo Scott, o quartzo-rubi refrataria a luz, e que por isso ele enxergaria o mundo em tonalidades de amarelo.

Portanto, de acordo com Grant Morrison, o personagem Ciclope ao utilizar seu visor enxergaria o mundo em tons de amarelo. Nesse sentido, alguns sites na internet, incluindo alguns que abordam o universo dos quadrinhos, divulgaram como se essa fosse a resposta definitiva para essa questão. Porém, esse dilema está longe de um desfecho. Há quem considere, por exemplo, que essa foi uma abordagem extremamente isolada e sem sentido.

2) Os “Surpreendentes X-Men” de Joss Whedon

Joss Whedon é um diretor, produtor e escritor de quadrinhos norte-americano. Em 2004, ele foi o responsável por criar uma saga chamada “Astonishing X-Men” (“Surpreendentes X-Men”, em português), que teve 25 edições sob sua responsabilidade (24 mensais mais uma anual). A edição nº 14 é onde consta uma passagem muito emblemática sobre a visão de Ciclope.

Confira as imagens, abaixo:

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Cena da edição nº 14 de “Surpreendentes X-Men”

Continuação da cena anterior na edição nº 14 de “Surpreendentes X-Men”

Nas cenas acima, podemos ver uma personagem chamada Jean Grey, que é dotada de poderes telepáticos e telecinéticos, além de ser a grande paixão de Scott. Ela é capaz de inibir, ainda que temporariamente, as rajadas óticas que saem dos olhos do Scott. É justamente essa a razão pela qual Scott aparece temporariamente olhando para o horizonte como se fosse uma pessoa normal.

No entanto, Jean questiona Scott se o mundo parecia diferente sem o seu visor, ou seja, sem as lentes de quartzo-rubi que compõe o equipamento. Então, Scott responde que consegue enxergar o azul, mas ele aparenta estar tingido de vermelho. Aliás, tudo ao redor aparentava estar dessa forma. Isso denota que Scott seria capaz de distinguir as cores, mas é como se estivesse usando óculos com lentes vermelhas.

Embora não tenha sido fornecida uma representação visual de como isso funcionaria na prática, talvez fosse parecido com a imagem abaixo:

Imagem tingida de vermelho de um tigre. Notem que a imagem está avermelhada, mas ainda assim é possível distinguir as cores.

Um Detalhe Muito Importante

Joss Whedon não indicou como Scott Summers, o Ciclope, enxergava o mundo com o seu visor de quartzo-rubi. Apenas sem ele. Então, nessa saga, em particular, Scott podia estar enxergando amarelado ou então em tons de vermelho ao utilizar o seu visor. Simplesmente, não sabemos.

3) Os “Campeões” de Mark Waid

Existe uma saga dos X-Men chamada “Champions” (“Campeões”, em português). Ela foi originalmente lançada em 1975, mas foi revivida em 2016 pelo escritor de quadrinhos Mark Waid. Na décima segunda edição do volume dois dessa releitura, aparecem algumas imagens de como o jovem Scott Summers vê o mundo através do seu visor de quartzo-rubi.

Confiram a imagem abaixo:

Cena da edição #12, Vol. 2, de “Campeões”.

Conforme podemos notar nessa saga, em particular, o jovem Scott Summers enxergaria o mundo em tons de vermelho através de seu visor de quartzo-rubi. Logo, essa abordagem difere completamente daquela do escritor Grant Morrison. Contudo, ainda assim ela pode ser compatível com a abordagem de Joss Whedon.

Num cenário hipotético, Scott poderia enxergar uma imagem em tons de vermelho com o visor (ou óculos) e ligeiramente avermelhado, porém preservando boa parte da noção das cores, sem o visor. Enfim! Complicado, não é mesmo?

Conclusão

Indeterminado! Não encontramos indícios suficientes para dizer que, originalmente, os criadores do personagem – Stan Lee e Jack Kirby – o conceberam para enxergar em tons de vermelho ou amarelo ao utilizar o seu visor (ou óculos). Há rumores de que Stan Lee teria dito, em algum momento, que Scott seria capaz de enxergar todas as cores, mas não encontramos provas sobre isso. Tudo o que encontramos até o momento foram diferentes abordagens descritas por diferentes escritores.

Portanto, por enquanto, não há uma resposta definitiva para isso, exceto, é claro, se a Marvel se posicionar oficialmente sobre esse assunto. Caso isso aconteça, iremos atualizar esta publicação tão logo seja possível, combinado?

Continue lendo

Jornalista, redator, e pesquisador de comunicação social com foco no combate a disseminação de notícias falsas. Colaborador do site de verificação de fatos E-farsas.com desde janeiro de 2019. Entre junho de 2015 e abril de 2018, trabalhei como redator do blog AssombradO.com.br, além de roteirista do canal AssombradO, no YouTube, onde desmistificava todos os tipos de engodos pseudocientíficos, além de casos supostamente sobrenaturais.

19 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo