20.2 C
São Paulo
sábado, julho 2, 2022

Sites usam fotomontagem para divulgar a morte de Papai Papudo

- Publicidade -

Sites de notícias pegam fotomontagem para ilustrar matéria sobre a morte do ator que trabalhava com o Bozo

No dia 16 de julho de 2010, perdemos um dos ícones de quem passou a infância na década de 1980.

Gilberto “Gibe” Fernandes ficou famoso pelo personagem Papai Papudo, no programa infantil Bozo, no SBT. Uma semana depois de passar por uma cirurgia no coração, o ator e redator – que sofria de estenose de válvula – morreu, os 75 anos, de falência multiplas dos órgãos.

Claro que uma grande perda para o humor e para a arte como essa, não deveria passar em branco pela mídia, tanto impressa, quanto a eletrônica! No Twitter, o nome “Papai Papudo” foi o assunto mais comentado durante o dia inteiro, fazendo parte dos trend topics do microblog.

Na ânsia de divulgar a notícia “em primeira mão”, muitos portais ilustraram a notícia do falecimento de Gibe o mais rápido possível! E fizeram direitinho, ilustrando a matéria com uma foto. Só que era uma fotomontagem!

Imagem alterada (notem o rapaz ao lado do Bozo!)

Veja abaixo, alguns portais que usaram a foto real:

 

Imagem tirada do portal O Liberal

- Publicidade -

Noticia do blog O Canal

Aqui, alguns que usaram a montagem:

Manchete da capa do Jornal Cidade

Blog Babado – IG

Trecho da reportagem da Folha

Notícia no eBand

Percebendo o erro, os editores dos sites foram trocando as imagens, colocando a correta no lugar. Porém, até o momento dessa postagem, alguns sites ainda mantinham a imagem falsa!

Imagem real, sem o “penetra”

Segundo o site Portal da Imprensa, a assessoria do portal G1 informou que a foto alterada foi entregue pelo ator que interpretava o Bozo entre 1979 e 1985, Wanderley Tribec, que diz ter recebido a fotografia de um fã do programa, que se auto-inseriu na imagem.

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui