16.5 C
São Paulo
domingo, junho 20, 2021

Texto sobre a “morte de uma geração” pertence ao escritor Augusto Cury?

- Publicidade -

Há alguns dias fomos questionados através de nosso grupo, no Facebook, sobre um texto supostamente atribuído ao escritor e psiquiatra brasileiro Dr. Augusto Cury, relacionado a “morte de uma geração”.

Como referência, o usuário compartilhou uma publicação datada de 25 de outubro de 2020, que teve poucos compartilhamentos (arquivo).

Como referência, o usuário compartilhou uma publicação datada de 25 de outubro de 2020, que teve poucos compartilhamentos.

Entretanto, é interessante destacar, que essa publicação é apenas uma entre tantas outras semelhantes que atribuem o texto a esse escritor (1,2,3).

Ao contrário da anterior, boa parte dessas publicações vem tendo uma disseminação expressiva.

A publicação é apenas uma entre tantas outras semelhantes que atribuem o texto a esse escritor…

…sendo que boa parte dessas publicações vem tendo uma disseminação expressiva.

Enfim! Será que o texto realmente pertence do Dr. Augusto Cury? Descubra agora no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Falso! Na verdade, tudo indica que esse texto tenha sido originalmente escrito pela psicóloga Cristiane Soares Galdino, do Centro de Educação Psicologia e Saúde (CEPS) de Fortaleza/CE. Ela publicou esse texto em seu perfil no Facebook, assim como no Instagram, no dia 12 de dezembro de 2018.

Diga-se de passagem,  seu texto é um pouco maior do que a versão que vem sendo falsamente atribuída ao Dr. Augusto Cury.

- Publicidade -

Tudo indica que esse texto tenha sido originalmente escrito pela psicóloga Cristiane Soares Galdino.

Diga-se de passagem,  seu texto é um pouco maior do que a versão que vem sendo falsamente atribuída ao Dr. Augusto Cury. Em amarelo destacamos as passagens idênticas ao texto atribuído ao Dr. Augusto Cury.

Não encontramos esse texto sendo disseminado antes dessa publicação da psicóloga. Também não encontramos nenhuma referência anterior que pudesse indicar, de alguma forma, que o texto fosse de autoria do Dr. Augusto Cury.

Aparentemente, essa associação foi feita de maneira aleatória por usuários nas redes sociais.

Conclusão

Falso! Na verdade, tudo indica que esse texto tenha sido originalmente escrito pela psicóloga Cristiane Soares Galdino do Centro de Educação Psicologia e Saúde (CEPS) de Fortaleza/CE. Ela publicou esse texto em seu perfil no Facebook, assim como no Instagram, no dia 12 de dezembro de 2018.

Não encontramos esse texto sendo disseminado antes dessa publicação da psicóloga. Também não encontramos nenhuma referência anterior que pudesse indicar, de alguma forma, que o texto fosse de autoria do Dr. Augusto Cury.

- Publicidade -
Marco Faustinohttp://www.e-farsas.com/author/marco
Jornalista e colaborador do site de verificação de fatos E-farsas entre janeiro de 2019 e dezembro de 2020. Entre junho de 2015 e abril de 2018, trabalhei como redator do blog AssombradO.com.br, além de roteirista do canal AssombradO, no YouTube, onde desmistificava todos os tipos de engodos pseudocientíficos e casos supostamente sobrenaturais.

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

2 COMENTÁRIOS

  1. Tem plástico na água;
    Veneno no ar;
    A moeda logo será usada por kg;
    O mundo não tem mais espaço e em breve não terá mais alimento.
    “Ain, essa geração que vive estressada por tudo…”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui