Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Evander Holyfield tem apenas uma orelha para segurar uma máscara?

Falso

Evander Holyfield tem apenas uma orelha para segurar uma máscara?

Evander Holyfield tem apenas uma orelha para segurar uma máscara?

Se você nunca ouviu falar no nome de Evander Holyfield, esse é o momento de conhecê-lo! Ele é um ex-pugilista norte-americano, e simplesmente pentacampeão mundial dos pesos-pesados! Contudo, não foram seus títulos, que o tornaram uma das figuras mais conhecidas do mundo, e sim uma fatídica luta contra Mike Tyson!

Em novembro de 1996, Holyfield desafiou Tyson pelo título da Associação Mundial de Boxe. Holyfield venceu de forma surpreendente ao realizar a proeza de nocautear Tyson no 11º round. Em junho do ano seguinte, ele acabou vencendo a revanche de modo aterrorizante, quando Tyson foi desqualificado no fim do 3° round ao mutilar a orelha de Holyfield.

Atualmente com 58 anos, Holyfield já se mostrou aberto a uma terceira luta com Tyson, mas dessa vez com fins filantrópicos.

Muitos pensam que Tyson arrancou a orelha (ou boa parte dela) de Holyfield e, diante disso, em maio de 2020 surgiu uma foto de Holyfield com uma máscara devido a pandemia de COVID-19!

A foto viralizou! O motivo? A máscara aparece apoiada apenas em uma das orelhas de Holyfield como se não houvesse apoio suficiente no lado oposto.

Aliás, essa foto continua viralizando até hoje, conforme podemos ver abaixo numa publicação datada de 22 de outubro de 2020 (arquivo):

Foto que viralizou em meados de 2020 e continua viralizando até hoje.

Entretanto, será que essa foto é verdadeira? Será que Tyson realmente arrancou a orelha de Holyfield? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Falso! Em primeiro lugar, Tyson não arrancou a orelha inteira de Holyfield, mas apenas um pequeno pedaço — a pontinha da orelha direita. No imaginário popular, e muitas vezes descrito de forma incorreta pela mídia (1,2), Tyson teria arrancado a orelha de Holyfield, o que não é verdade!

Em segundo lugar, a foto foi manipulada digitalmente! Essa foto já circulava na internet, no mínimo, desde 2012, ou seja, bem antes da pandemia de COVID-19! Ela aparece comumente creditada a uma agência chamada “Goff Photos”.

Captura de tela mostrando a foto original.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

No processo de manipulação, no entanto, a foto foi invertida (espelhada) horizontalmente e acrescentada uma máscara.

Um Terceiro Detalhe Igualmente Importante

Na publicação que viralizou recentemente, é alegado que Holyfield teria dito nas redes sociais que jamais perdoria Mike Tyson. Isso, novamente, não é verdade.

Em 2009, a apresentadora norte-americana Oprah promoveu um encontro histórico: o primeiro encontro entre Mike Tyson e Evander Holyfield desde a mordida que Tyson deu na orelha do rival! Cordialmente, os campeões do boxe apertaram as mãos e até trocaram elogios, e Holyfield fez questão de salientar que não guardava raiva.

Ele, inclusive, o perdoou!

 

O Próprio Evander Holyfield Esclareceu a História Através do Twitter

Ainda em maio deste ano, Evander Holyfield esclareceu essa história através do Twitter e mostrou que possui duas orelhas!

Portanto, tudo não passou de uma “brincadeira” nas redes sociais.

Conclusão

Falso! Ao contrário do que muitos pensam, Evander Holyfield possui duas orelhas. A mordida desferida por Mike Tyson durante uma luta em junho de 1997 arrancou apenas uma pequena parte da ponta de sua orelha direita. Além disso, a foto que viralizou é antiga e foi manipulada digitalmente!

Continue lendo

Jornalista e colaborador do site de verificação de fatos E-farsas entre janeiro de 2019 e dezembro de 2020. Entre junho de 2015 e abril de 2018, trabalhei como redator do blog AssombradO.com.br, além de roteirista do canal AssombradO, no YouTube, onde desmistificava todos os tipos de engodos pseudocientíficos e casos supostamente sobrenaturais.

Clique para comentar

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Publicidade

Parceiros:

Voltando a Circular

Publicidade

Topo