20.5 C
São Paulo
quinta-feira, agosto 18, 2022

Vazou um vídeo íntimo da ativista Greta Thunberg?

- Publicidade -

Será que um vídeo de uma moça sem roupa, que se espalhou em grupos de WhatsApp, é mesmo da sueca Greta Thunberg?

As imagens ganharam força em compartilhamentos através de grupos do WhatsApp e do Telegram na segunda semana de janeiro de 2022, e nelas podemos ver uma moça muito parecida com a ativista sueca Greta Thunberg totalmente despida e em poses sensuais!

De acordo com algumas versões que se espalharam, o vídeo teria sido gravado pela própria moça, mas acabou “caindo na rede” por um descuido.

Será que isso é verdade mesmo?

Vídeo íntimo da ativista teria caído na rede! Será verdade? (foto: reprodução/Telegram)

Verdade ou mentira?

Como você já deve imaginar, não vamos mostrar o vídeo aqui e como você também pode já ter imaginado, o vídeo é falso!

A ativista ambiental sueca Greta Thunberg nasceu em janeiro de 2003, portanto já tem 19 anos de idade e, por isso, pode muito bem fazer e publicar o que lhe der na telha e responder por isso. Caso o vídeo fosse real, não haveria nenhum problema, mas ele não é e isso, sim, é um crime!

Deepfake

Em outubro de 2021, o site CelebJihad publicou a sua mais nova criação: um vídeo de uma moça com o rosto da Greta Thunberg. Como esse site já é conhecido por usar uma tecnologia chamada de deepfake para criar vídeos falsos de conteúdo adulto com rostos de celebridades, não precisávamos de mais nada para cravar esse vídeo como falso, mas fomos além.

Deepfake é uma técnica de manipulação audiovisual onde é possível se adulterar um vídeo com ajuda de inteligência artificial, permitindo – dentre outras coisas – a inserção do rosto de um político em um filme, por exemplo.

Entramos em contato com o especialista brasileiro em deepfake, o jornalista Bruno Sartori, que há vários anos é referência no assunto, para tentar encontrar indícios de alguma adulteração nas imagens. Quem ainda não conhece o trabalho desse talento, recomendamos essa entrevista, e mais essa, que fizemos com o Bruno aqui no E-farsas.

- Publicidade -

Sartori analisou o vídeo e notou que, em alguns pontos, o rosto da moça se transforma, como nesse close abaixo, onde podemos ver que a boca, a cor do batom e o formato do queixo da garota mudam entre um frame e outro:

Perceba que o formato do queixo, da boca e a cor do batom mudam entre esses dois frames!

Outra falha apontada pelo especialista é em certo ponto do vídeo, onde podemos ver claramente que a língua dela está sobreposta:

Podemos notar uma falha na língua da moça, provavelmente por falta dessa informação no banco de dados que ajudou a montar a cena!

“COMO O BANCO DE DADOS NÃO HAVIA EXEMPLOS DE COMO É A BOCA DA GRETA COLOCANDO A LÍNGUA PRA FORA, TIVERAM QUE FAZER UM RECORTE E SOBREPOR COM A LÍNGUA ORIGINAL, QUE ACABOU ATÉ FICANDO MAIS ESCURA!”, apontou SARTORI

Vídeo original

O vídeo falso foi feito sobre uma filmagem de uma atriz pornô conhecida como Sweetie Pie que, muito provavelmente, sequer sabe que seu trabalho está sendo usado de forma indevida!

Abaixo, podemos ver em um frame de um dos vídeos da atriz que o cenário é o mesmo do vídeo falso postado pelo CelebJihad em outubro de 2021:

Foto: Reprodução/Yandex Images

Conclusão

O vídeo que mostra a ativista ambiental Greta Thunberg em poses obscenas é falso! As imagens foram forjadas por um site de conteúdo adulto com ajuda de computação gráfica e inteligência artificial!  

*contribuiu com essa checagem o jornalista Bruno Sartori

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui