Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Vídeo mostra Joe Biden assediando sexualmente uma menina de 13 anos?

Fora de Contexto

Vídeo mostra Joe Biden assediando sexualmente uma menina de 13 anos?

Vídeo mostra Joe Biden assediando sexualmente uma menina de 13 anos?

Na esteira de nossa última publicação, muitos seguidores nos pediram para investigar um vídeo onde Joe Biden, então vice-presidente dos Estados Unidos, teria assediado sexualmente uma menina de apenas 13 anos de idade. Para alguns, esse vídeo seria a prova cabal que Joe Biden assedia sexualmente crianças e, portanto, seria um pedófilo.

Confira abaixo o vídeo em questão, que foi publicado no YouTube, em janeiro de 2015:

Entretanto, será que Joe Biden assediou sexualmente a menina? Descubra agora, aqui, no E-farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Fora de Contexto! Esse trecho de vídeo geralmente é o único ponto de contato entre a atitude de Biden em relação a Margaret Coons, a jovem de 13 anos de idade que aparece no vídeo, e o que realmente aconteceu. Contudo, esse trecho foi isolado e ampliado da transmissão original de modo a fazer com que o espectador caracterizasse o comportamento de Biden como se fosse assédio sexual.

Além disso, havia muitas outras pessoas no local, incluindo o pai da jovem que acompanhou tudo de perto.

A Transmissão Original

Clique aqui para conferir a transmissão completa, de quase duas horas de duração, da emissora norte-americana C-SPAN, que deu origem a esse trecho de vídeo. Tratava-se da cerimônia de posse de senadores no início de janeiro de 2015.

Alternativamente, confira também esse mesmo trecho sem nenhuma manipulação (ampliação, corte ou repetição) e estendido:

Diga-se de passagem, esse foi apenas um caso, entre tantos outros momentos, que algumas pessoas consideram como embaraçosos, da cerimônia.

A Declaração de Christopher Coons, Senador pelo Estado de Delaware

De acordo com Christopher Coons, Biden estava simplesmente se inclinando para oferecer seu apoio para o que seria um dia agitado aos olhos do público. Eis o que ele disse em entrevista a FOX News, quando questionado se a filha tinha achado estranho o comportado de Biden.

Não, ela não acha que o vice-presidente é assustador. Ele conhece meus filhos desde pequenos. Joe estava apenas reflexivo, ele estava inclinado para frente. Eu podia ouvi-lo. Ele estava sussurrando um pouco de encorajamento para ela sobre quando prestou juramento e, sua própria filha, Ashley, de 13 anos, se sentiu estranha e desconfortável. Ele estava a encorajando sobre como passar o dia com muitas câmeras e muita gente assistindo“, disse.

“Ele estava sendo Joe. Ele estava sendo atencioso e doce“, completou.

No trecho sem cortes, ampliações ou repetições, podemos ver que Margaret Coons agradece a Joe Biden. Aliás, aquela não foi a primeira vez que Biden foi visto publicamente com a família do Senador Christopher Coons.

Confira abaixo um vídeo de 2010, onde podemos ver o senador com sua família (incluindo a Margaret Coons), na cerimônia de posse de seu primeiro mandato:

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

É interessante destacar, que em diversos eventos Joe Biden já demonstrou um comportamento que muitos consideram, no mínimo, inconveniente. Ele, inclusive, já recebeu diversas críticas por parte da imprensa. A questão é que ele não é específico com quem ele tem esse tipo de atitiude. Ele já foi fotografado beijando a neta, o neto e idosas. Também já foi visto dando longos abraços, assim como acariciando ombros e nuca de homens e mulheres.

De fato, isso pode ser desagradável, interpretado como toque inapropriado por muitos, mas há uma grande distância em classificá-lo como pedófilo.

Um Compilado Publicado pelo Canal da NBC News, no YouTube, em Abril de 2019

Aproveitando-se da fama e mania de Joe Biden em tocar constantemente nas pessoas, a NBC News publicou um compilado de vídeos, relativos a diversas cerimônias de posse, questionando se estávamos diante de um comportamento compulsivo de Joe Biden ou então se a sua personalidade era tão somente o resultado de ser um político querido por todos.

Confira o vídeo abaixo:

Nenhum dos vídeos, no entanto, serve de prova para dizer que Joe Biden seja um pedófilo. Conforme dissemos anteriormente, fazer acusações de pedofilia, sem provas, é algo muito grave. Pedofilia não é aquilo que você ou seu grupo do WhatsApp simplesmente acha que é errado, porque simplesmente não concorda. É algo muito amplo e mais grave do que qualquer polarização.

Aliás, não iremos analisar vídeo por vídeo, porque estaríamos expondo a imagem de menores de idade sem a menor necessidade de assim fazê-lo.

Atualização #1 (09/11 às 23h): A Checagem do Site “Observador” de Portugal

Em agosto deste ano, o Observador, um site de verificação de fatos de Portugal também verificou esse vídeo, assim como outras alegações contra Joe Biden e chegou a mesma conclusão que a nossa.

Eis um trecho do que eles disseram:

Trata-se da cerimônia de tomada de posse do senador democrata Chris Coons em 2015, em que Joe Biden surge junto de Maggie Coons, filha do senador, com um suposto comportamento impróprio. Chris Coons já veio desmentir o caso, afirmando que não considera que Biden tenha tido tal comportamento. ‘Não, a minha filha não acha que o vice-Presidente é estranho. (‘creepy’). Eu consegui ouvir a conversa, Biden disse-lhe algumas palavras de encorajamento porque a sua filha, na altura com 13 anos, também tinha estado na sua tomada de posse’, afirmou o senador democrata à CNN.

O mesmo site de fact-checking já verificou outras publicações semelhantes, com imagens de Biden junto de crianças, chegando à conclusão de que há imagens editadas, outras sem contexto e algumas não contêm o atual candidato democrata à Casa Branca, como demonstrou o Snopes, outro site de fact-checking norte-americano. Até porque, sendo uma acusação antiga e recorrente, vários pais já vieram desmentir casos semelhantes, depois de surgirem fotografias entre Biden e crianças durante eventos na Casa Branca nos últimos anos, como afirma o PolitiFact.

E concluíram:

Não é verdade que Joe Biden seja pedófilo e não existem acusações formais, relatórios ou investigações que comprovem essa acusação. Apesar de este rumor já circular há muito tempo, muitas das vezes surge com imagens editadas, fora do contexto ou que não são do atual candidato democrata às eleições dos EUA. O alegado comportamento impróprio que Biden teria tido com uma criança no vídeo da publicação original, também já foi desmentido pelo próprio pai da criança.

Conclusão

Fora de Contexto! Esse trecho de vídeo geralmente é o único ponto de contato entre a atitude de Biden em relação a Margaret Coons, a jovem de 13 anos de idade que aparece no vídeo, e o que realmente aconteceu. Contudo, esse trecho foi isolado e ampliado da transmissão original de modo a fazer com que o espectador caracterizasse o comportamento de Biden como se fosse assédio sexual.

O pai de Margaret Coons, o Senador Christopher Coons, acompanhou de perto a situação, e disse que ouviu o que Joe Biden estava dizendo para filha. Segundo o pai, foram apenas palavras de encorajamento para que ela pudesse enfrentar o dia da melhor forma possível diante de tanta exposição diante de outras pessoas e das câmeras. Ele também disse que a filha não achava que Biden era assustador e que o então vice-presidente conhecia seus filhos desde pequenos.

Continue lendo

Jornalista, redator, e pesquisador de comunicação social com foco no combate a disseminação de notícias falsas. Colaborador do site de verificação de fatos E-farsas.com desde janeiro de 2019. Entre junho de 2015 e abril de 2018, trabalhei como redator do blog AssombradO.com.br, além de roteirista do canal AssombradO, no YouTube, onde desmistificava todos os tipos de engodos pseudocientíficos, além de casos supostamente sobrenaturais.

11 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo