14.2 C
São Paulo
domingo, junho 26, 2022

Vídeo mostra mulher impedindo o sequestro de uma criança! Será verdade?

- Publicidade -

Filme compartilhado nas redes sociais mostra o exato momento em que uma vendedora consegue frustrar os planos de um sequestrador de crianças! Será verdade?

O vídeo, que teria sido gravado por câmeras de segurança no Brasil, tem cerca de 2 minutos de duração e começou a se espalhar através das redes sociais – além de grupos de WhatsApp – na primeira quinzena de março de 2022. Nele podemos ver uma menina comprando sorvete em um bar enquanto um homem disfarça ao telefone, a poucos metros dali. Quando a criança sai do bar e caminha pela calçada, o homem corre na direção dela com a aparente intenção de jogá-la para dentro de seu carro, que já estava com a porta aberta! 

O sequestro aparentemente só não deu certo porque a vendedora que havia atendido a menina suspeitou do sujeito e correu para salvar a criança, evitando o crime.

Será que esse vídeo é verdadeiro ou falso?

 

Vendedora consegue evitar o sequestro de uma criança! Será verdade? (foto: Reprodução/WhatsApp)

Apesar do vídeo viralizar em março de 2022, ele surgiu um mês antes, no Facebook. A primeira postagem foi feita no perfil da produtora de conteúdo equatoriana Renata Chonlong, no dia 17 de fevereiro de 2022. O vídeo não está mais disponível, mas podemos ver um arquivamento da página feita pelo site Archive.is.

Publicação do vídeo, segundo Renata Chonlong, tinha como objetivo alertar aos pais sobre o sequestro de crianças. (reprodução/Facebook)

No YouTube, outro vídeo foi publicado na mesma ocasião e com o enredo semelhante, mas o caso teria ocorrido em outro local. No entanto, podemos ver que se trata do mesmo lugar, porém com a câmera filmando do lado oposto:

- Publicidade -

Perceba também que o vídeo não parece ter sido gravado no Brasil, mas tudo indica que as cenas foram gravadas no Equador:

No dia 22 de fevereiro de 2022, Chonlong explicou em uma live que as filmagens mostradas em seus vídeos são todas encenadas e que cria conteúdos como esse “para conscientizar” sobre os diferentes perigos que uma criança pode enfrentar.

No mês seguinte, a criadora de conteúdo estreou uma nova página no Facebook onde publica vários vídeos com situações parecidas com a do vídeo que viralizou aqui no Brasil.

Conclusão

É verdade que os responsáveis por suas crianças devem tomar cuidado com sequestros e roubos, mas o vídeo que mostra uma tentativa frustrada de sequestro de uma menina é falso! Ele foi encenado no Equador e postado em uma página no Facebook com o intuito de conscientizar os pais sobre os perigos que as crianças podem enfrentar!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui