Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

7 boatos sobre o câncer que circulam pela web!

Correntes

7 boatos sobre o câncer que circulam pela web!

Boatos sobre doenças se espalham pela web aos montes, mas o câncer parece ser o preferido dos boateiros online. Confira alguns dos maiores hoaxes envolvendo o câncer!

Como já mostramos inúmeras vezes aqui no E-farsas, uma das características de um boato digital é que o assunto tratado atraia o maior numero de leitores possível. E falar sobre sobre uma suposta cura para o câncer (ou de algum produto que possa causar a doença) é certeza de sucesso!

Ao longo desses anos, reunimos diversas pesquisas a respeito de algumas dessas histórias sobre a doença e explicamos, a seguir, porque são falsas:

vitrine-boatos_cancer

 

1 – Engolir sêmen ajuda a prevenir o câncer?

Negativo! Não há nenhum estudo que comprove a eficácia desse tipo de “dieta” na prevenção do câncer. Esse boato surgiu em 2003, de uma brincadeira de um aluno da Universidade da Carolina do Norte (EUA) e circula até hoje.

Conforme explicamos aqui no E-farsas, o jovem estudante criou uma página semelhante à da rede de notícias CNN e inseriu lá a “notícia” da falsa descoberta científica:

Matéria publicada no site da CNN comprova os benefícios da ingestão de sêmen! Verdadeiro ou falso? (foto: Reprodução/Facebook)

Matéria publicada no site da CNN comprova os benefícios da ingestão de sêmen! Verdadeiro ou falso? (foto: Reprodução/Facebook)

 

2 – Suco de limão + bicarbonato de sódio curam o câncer?

Outra notícia falsa e o perigo é que muita gente acaba deixando de lado o tratamento convencional para se tratar com esses remédios caseiros que não funcionam. Nesse caso, uma notícia que apareceu em 2010, dizia que a cura para o câncer (qualquer tipo) consistia apenas na ingestão de um copo de limão misturado com bicarbonato de sódio.

Limao com Bicarbonato de Sódio cura o câncer?

Limao com Bicarbonato de Sódio cura o câncer?

Claro que tudo não passou de mais uma mentira infundada!

Mostramos, na ocasião, que deixar de lado o tratamento convencional por causa de farsas da web pode custar muitas vidas, como por exemplo, um estudo feito pela US National Library of Medicine em 2006 com 33 pacientes diagnosticados com câncer de mama revelou que:

  • Dos 11 pacientes que se recusaram a cirurgia, 10 apresentaram progressão da doença
  • Dos 3 pacientes que se recusaram a amostragem adequada nodal, 1 teve recorrência nodal.
  • Dos 10 pacientes que se recusaram procedimentos de controle local, 2 desenvolveram recidivas locais e 2 morreram de doença metastática. Ao recusarem a quimioterapia, 9 pacientes aumentaram a sua taxa de mortalidade estimada de 10 anos de 17% para 25%.

Outro estudo mais recente – realizado em 2011 -, mostrou que de um total de 61 pacientes que optaram por tratamentos alternativos, houve progressão da doença em 52 pessoas e 12 morreram.

 

3 – O “miojo” contém uma cera que causa câncer?

Outra balela que se espalhou pelas redes sociais 2014, mas existe desde 2003! O texto (que não é assinado) alerta para o perigo de se consumir macarrão instantâneo por causa de uma cera que envolve o alimento. Explicamos aqui no E-farsas que o miojo não possui cera em sua composição, mas que é bom evitar o consumo em excesso do produto, por causa da altos índices de sódio presentes no tempero desse tipo de macarrão, que pode causar aumento na pressão arterial. Nada a ver com câncer!

miojo-grande

Cera presente no Miojo supostamente causa câncer! Mais uma das farsas da web! (foto: Reprodução)

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

 

4 – Sabonete Dove causa câncer?

Falso! Uma imagem que apareceu em abril de 2014 no Facebook mostra uma pessoa com a cabeça cheia de feridas e um texto afirmando que a doença teria sido causada pelo uso do sabonete Dove:

Sabonete Dove causa câncer! Será verdade? (foto: reprodução/Facebook)

Sabonete Dove causa câncer! Será verdade? (foto: reprodução/Facebook)

Descobrimos, na ocasião, que a notícia era falsa e que a imagem era, na verdade, de uma pessoa com uma outra doença chamada Impetigo – um tipo de alergia de cura simples e rápida!

 

5 – Chá de graviola cura o câncer!

Igualmente ao boato do limão com bicarbonato curar o câncer, o artigo que exalta as qualidades da folha de graviola no combate ao câncer é apenas isso mesmo: Um boato!

Conforme pesquisamos, o texto, que circula pela web desde 2001, cita nomes de cientistas e pesquisadores que não existem, além de falar de testes e experiências que nunca ocorreram. Tudo isso para tentar fazer o leitor acreditar que um simples chazinho irá curar uma doença tão grave como essa.

Chá da folha da graviola não cura o câncer! (foto: Reprodução)

Chá da folha da graviola não cura o câncer! (foto: Reprodução)

 

6 – Desodorantes antitranspirantes causam câncer de mama?

Conforme já falamos aqui no E-farsas, esse mito apareceu aqui no Brasil em julho de 2003, mas já existe em outras línguas – como o inglês – desde 1999. O texto alarmista tenta fazer o leitor acreditar que uma das principais causas do aumento do câncer de mama seria o uso de desodorantes antitranspirantes e, para isso, cita um monte de nomes de cientistas que não existem. Como todo bom boato que se preze, não apresenta nenhuma prova daquilo que está tentando mostrar!

 

7 – O Facebook vai ajudar essa criança com câncer?

No longínquo ano de 2002, publicamos o primeiro artigo sobre um hoax no E-farsas. Era sobre uma criança que estaria com câncer e para cada e-mail repassado ela iria ganhar alguns centavos para seu tratamento. O que era espalhado via e-mail acabou migrando para as redes sociais, chegando (alguns anos depois) no Facebbok!

Mesmo depois de mais de uma década, ainda continuamos nos deparando com mensagens afirmando que o Facebook vai ajudar uma criancinha com câncer para cada compartilhada ou curtida que você der em sua foto. No entanto, nunca é demais avisar que o Facebook não está ajudando ninguém! Não adianta compartilhar imagens de criancinhas doentes pensando que está ajudando.

Menina com câncer!

Raquel Arlington – a Menina com câncer era só uma foto roubada de um site de mensagens bonitinhas!

Leia também: Os 5 boatos mais comuns que circulam pelo Facebook!

Conclusão

Procure analisar bem aquela notícia que você leu nas redes sociais antes de sair compartilhando qualquer informação por aí. Em se tratando de saúde, o cuidado deve ser redobrado, pois a vida de alguém pode ser colocada em perigo por causa de um boato bobo!

Continue lendo
16 Comentários

16 Comments

  1. Pierrot

    6 de novembro de 2014 em 7:13

    Puts a do anti transpirante ainda me deixa preocupado.

  2. elton

    6 de novembro de 2014 em 18:36

    Gilmar, é verdade o boato que circula no Facebook de um suposto terrorista “anti Dilma” que tem ameaçado os nordestinos com bomba química/biológica por terem votado, pelo menos a maior parte deles, na presidenta? O assunto passou até nos jornais e até a Polícia Federal se mobilizou.

  3. Brasileiro

    6 de novembro de 2014 em 19:40

    Temos que atentar para um detalhe, não existem estudos sobre o chá de graviola e bicarbonato com limão,para dizer se é verdade ou mentira, mesmo que existisse alguma melhora a poderosa empresa farmacêutica iria fazer de tudo para desacreditar, como fizeram com a terapia do Dr. Max Gerson.

    • Gilmar Lopes

      7 de novembro de 2014 em 9:15

      Pode ficar tranquilo que se algum dia descobrirem que o chá de graviola cura o câncer mesmo, a “máfia farmacêutica” irá lançar um remédio com o composto ativo da fruta, algo como “chazinholato de gravioleu”! Ao contrário do muitos acreditam, a indústria farmacêutica iria ganham muito mais com a cura do câncer do que ganha atualmente apenas com o tratamento do doente.

      • Giuliano Melo

        17 de maio de 2017 em 21:23

        Essa é uma opinião equivocada. Ganha-se mais com doença do que com cura. Por isso os remédios são apenas para sintomas e não para a cura! Uma coisa que a industria não vai fazer é vender algo que seus consumidores não precisam comprar novamente, como uma lampada que não queima.

        • Gilmar Lopes

          18 de maio de 2017 em 8:28

          O que me diz dos antibióticos?

        • Eu™

          18 de maio de 2017 em 8:43

          Ganha-se mais com doença do que com cura

          Prove. Duvido.

          • Gilmar Lopes

            18 de maio de 2017 em 17:19

            Não sei de onde tiram esses dados! Se isso fosse verdade, não existiriam os antibióticos!

    • Hugo.

      5 de janeiro de 2019 em 13:23

      É difícil convencer quem quer ser enganado.

  4. Lucho

    8 de novembro de 2014 em 8:47

    Que Darwin atue.

  5. Viegas

    17 de outubro de 2016 em 15:18

    Conclui-se que lâmpadas fluorescentes causam câncer mesmo sem se quebrar kkky

  6. Viegas

    17 de outubro de 2016 em 15:20

    Conclui-se que lâmpadas fluorescentes causam câncer kkkk

  7. makallister reis

    6 de dezembro de 2016 em 19:48

    Se engolir sêmen curasse o câncer as mulheres estariam campadas, pois uma porrada de homens iriam se auto-medicar.

  8. Vanessa

    7 de março de 2017 em 15:36

    O vídeo de carne com tumor circulando atualmente é verdadeiro?
    Pra mim parece montagem…

  9. Luiz

    25 de outubro de 2018 em 12:26

    gostaria que o e-farças falasse sobre o crajiru, planta que dizem estar curando câncer por aí..

  10. Hugo.

    5 de janeiro de 2019 em 13:25

    É difícil convencer quem quer ser enganado.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Topo