7 notícias falsas que circularam sobre a Operação Lava Jato!

Share Button

Relembre conosco 7 fake news que circularam pela web a respeito da Operação Lava Jato, que resultou em mais de 190 prisões!

Como está muito bem explicado na Wikipedia, a Operação Lava Jato é um conjunto de investigações em andamento pela Polícia Federal do Brasil, que já cumpriu mais de mil mandados de busca e apreensão, de prisão temporária, de prisão preventiva e de condução coercitiva, visando apurar um esquema de lavagem de dinheiro que movimentou bilhões de reais em propina.

Iniciando-se em março de 2014, a Lava Jato passou por 41 fases operacionais, autorizadas pelo juiz Sérgio Moro, considerada pela Polícia Federal como a maior investigação de corrupção da história do Brasil!

É claro que essa operação gerou assunto na internet e era de se imaginar que muitos boatos e notícias desencontradas a respeito iriam se espalhar através das redes sociais ao longo desses 3 anos. O E-farsas, como o veículo de fact check mais antigo em funcionamento no Brasil, não deixou passar as notícias falsas mais disseminadas em branco e descobriu a verdade sobre várias delas! Relembre conosco algumas delas:   

1 – Tiririca foi citado na Operação Lava Jato?

Essa notícia falsa surgiu na web em março de 2016 e afirmava que o senador Delcídio do Amaral teria entregado o deputado federal Francisco Everardo, o Tiririca, em sua delação premiada.

A verdade é que Delcídio delatou mais de 70 nomes em seu depoimento, mas o Tiririca não estava nessa lista!

Mais detalhes aqui: http://www.e-farsas.com/tiririca-foi-citado-na-operacao-lava-jato.html

Tiririca teria sido citado na operação Lava Jato! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

2 – Sergio Moro é funcionário fantasma da UFPR?

Essa apareceu nas redes sociais também em março de 2016 e afirmava que o juiz que está comandando a Operação Lava Jato estaria recebendo salário da UFPR sem nunca ter ido lá para dar aulas!

Na época, apuramos que o nome Sérgio Fernando Moro consta na lista de docentes da instituição. Moro é professor de Direito Penal e Processual Penal.

Saiba mais sobre esse boato, aqui: http://www.e-farsas.com/sergio-moro-e-professor-fantasma-da-ufpr.html

Juiz Sérgio Moro estaria recebendo salário de professor sem precisar da aulas! Será? (foto: Reprodução/Facebook)

3 – Sérgio Moro, antes da fama, condenava os réus com sentenças criativas?

Surgida maio de 2017, essa fake news afirmava que o juiz Sérgio Moro tinha um histórico de sentenciar de forma criativa as pessoas condenadas por ele.

Uma mulher, por exemplo, que teria sido foi pega abandonando 5 gatos durante noite de inverno rigoroso teria recebido a sentença de passar uma noite inteira sem água e sem alimentos.,

A verdade é que as sentenças atribuídas ao juiz Sergio Moro são do doutor Michael Cicconetti, um juiz do Tribunal Municipal em Painesville, em Ohio (EUA)!

Saiba mais sobre isso clicando aqui: http://www.e-farsas.com/sergio-moro-antes-da-fama-condenava-os-reus-com-sentencas-criativas.html

 

4 – “Não temos provas, mas temos convicção de que Lula é culpado!”

Envie suas dúvidas e sugestões de pauta através do nosso WhatsApp pelo número (11) 96075-5663!

A frase teria sido dita pelo procurador da Operação Lava-Jato Deltan Dallagnol ao apresentar denúncia contra o ex-presidente Lula, mas só que ele não disse isso!

Na verdade, um blog juntou duas frases separadas e ditas em trechos diferentes da apresentação dos procuradores Deltan Dallagnol e Henrique Pozzobon, tirando-as do contexto.

Entenda como se espalhou essa mentira aqui: http://www.e-farsas.com/procurador-da-lava-jato-disse-nao-temos-provas-mas-temos-conviccao.html

5 – Apresentadores do Jornal Nacional comemoram a prisão do Lula?

Essa imagem apareceu nas redes sociais em 2016 e mostra a dupla de apresentadores do Jornal Nacional, da Rede Globo de Televisão, fazendo o sinal de “grades” com as mãos! Os textos que acompanham a fotografia diziam que que ambos estariam fazendo referência à ação da Polícia Federal e comemorando uma possível prisão de alguns dos principais políticos acusados na operação Lava Jato, dentre eles, os ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff.

Acontece que a foto é real, mas ela foi tirada um ano antes e não tem nada a ver com a Operação Lava Jato.

Na época, o jornalismo da Rede Globo estava passando a dar maior importância para as redes sociais. O gesto feito pelos apresentadores com as mãos podem ser interpretados de várias formas, mas a intenção era a de simbolizar as hashtags usadas nas redes sociais para demarcar algum assunto (as hashtags são precedidas pelo símbolo “#”).

Saiba mais sobre esse boato aqui: http://www.e-farsas.com/apresentadores-do-jornal-nacional-comemoram-prisao-do-lula.html

Willian Bonner e Renata Vasconcellos comemoram a possível prisão de Lula e de Dilma! Será verdade? (foto: Reprodução/Twitter)

6 – Aécio Neves aparece em foto negociando com Sergio Moro?

A fotografia circula em diversas páginas do Facebook desde dezembro de 2015 e mostra o senador Aécio Neves negociando com o juiz que comanda as investigações da operação Lava Jato.

Só que a foto é falsa! A fotografia original é de outubro de 2012 e foi tirada por Edson Dias, para a FolhaPress, quando o Eduardo Campos e Aécio Neves visitaram a cidade mineira de Uberaba em apoio ao deputado estadual Antônio Lerin, que estava concorrendo à prefeitura naquele ano.

Veja como foi feita essa montagem aqui: http://www.e-farsas.com/foto-mostra-aecio-neves-negociando-com-sergio-moro-sera.html

Aécio Neves é flagrado negociando com o juiz Sérgio Moro! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

7 – Lula foi preso em segredo pela Polícia Federal?

Dentre vários boatos sobre uma possível prisão do ex-presidente Lula, essa se destacou em setembro de 2015. De acordo com o texto, um veículo de comunicação teria deixado vazar a informação de que o ex-presidente Lula teria sido preso em sua casa em São Bernardo do Campo-SP, em segredo!

Os policiais, segundo a fake news, estariam cumprindo um mandato expedido como resultado das investigações da 19ª fase da Operação Lava Jato.

Lula não teria resistido à prisão e pediu apenas para não ser algemado para preservar a sua imagem.

A verdade é que a notícia foi uma invenção de um blog humorístico que foi copiada por diversos outros sites e blogs!

Nesse link mostramos onde descobrimos a foto original e como foi feita essa montagem: http://www.e-farsas.com/lula-e-preso-em-segredo-pela-policia-federal.html

Share Button
Política, Retrospectiva
, , , , , , , , , , , , ,

Comente pelo Facebook

3 comentários

  1. Pingback: 7 notícias falsas que circularam sobre a Operação Lava Jato!  – Veja Isso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digite esse numeros *