O Santander perdeu mais de 100 mil clientes após exposição Queermuseu?

Share Button

É verdade que mais de 100 mil clientes encerraram as suas contas no banco Santander após o patrocínio da exposição Santander-Queermuseu?

A notícia apareceu nas redes sociais no dia 11 de setembro de 2017, no meio de tantos protestos contra a exposição Santander-Queermuseu – Cartografias da Diferença na Arte Brasileira, realizada com o patrocínio do banco. De acordo com o texto bastante compartilhado, milhares de clientes teriam se sentido mal com a exposição, cancelando rapidamente as suas contas no banco Santander!

As informações davam conta de mais de 100 mil clientes que teriam encerrado suas contas nas agências do grupo em protesto contra a exposição (que foi acusada de pedofila, zoofilia e outras “lias”).

Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?

Banco Santander teria perdido mais de 100 mil cientes após exposição sobre LGBT! Será verdade?

Verdade ou farsa?

No dia 11 de setembro de 2017, sites como o Vi Por Aí e Postei por Aqui começaram a espalhar a notícia sem fontes, afirmando que o Santander teria perdido mais de 20 mil clientes em apenas 2 dias. Mesmo sem explicar de onde saíram os dados, essa postagem foi publicada em diversos outros sites igualmente duvidosos, como o Orgulho Hétero, por exemplo:

O site Folha Online (que apenas copiou descaradamente o layout e o nome do site do jornal A Folha de São Paulo) publicou uma “reportagem” semelhante ao do Vi Por Aí (aliás, não dá pra saber quem copiou de quem). No texto, os autores misturam o fato da página do Santander Cultural estar com milhares de avaliações baixas com uma possível fuga dos clientes da empresa bancária:

Página simula o layout do site da Folha de São Paulo para enganar internautas!

Dias depois, outros sites já começaram a divulgar que o banco já havia perdido mais de 100 mil correntistas! (veja a imagem que usamos para ilustrar esse artigo)

Vendo que tinha ficado feio, o blog Vi Por Aí deletou a sua publicação a respeito da alegada perda de clientes do Santander e criou uma nova página, cuja a manchete foi alterada para:

“Banco Santander tem mais de 20 mil avaliações negativas, após exposição com imagens de sexo”

Envie suas dúvidas e sugestões de pauta através do nosso WhatsApp pelo número (11) 96075-5663!

De fato, a página oficial do Santander Cultural no Facebook recebeu mais de 30 mil avaliações de apenas 1 estrela no Facebook, mas isso não necessariamente se reflete na quantidade de clientes do banco Santander:

Reprodução/Facebook

Entramos em contato por telefone e por e-mail com o banco Santander e as respostas que recebemos foram iguais: O banco não perdeu clientes como está sendo espalhado por aí!

Mas você pode imaginar que, mesmo que essa informação da perda de clientes fosse real, o banco não iria admitir, não é? E se o banco nega a informação, de onde é que esses sites tiraram esses dados?

De acordo com dados oficiais do Banco Central, o banco Santander possuía uma carteira de 37.065.391 clientes em dezembro de 2016:

Já, em março de 2017, o banco passou para 37.357.992 clientes! Ou seja, um aumento de mais de 290 mil correntistas:

No segundo trimestre, o Santander passou para 38.098.966, aumentando em 740 mil no número de clientes:

Como os boletins são emitidos pelo Banco Central somente a cada trimestre, o próximo relatório só irá sair em outubro de 2017. O que significa que não há dados públicos referentes a diminuição (ou ao aumento) de clientes nos bancos brasileiros! Quem espalhou esse tipo de informação está mentindo!

Conclusão

Não foi divulgado em nenhum canal oficial os números reais da perda ou do ganho de clientes do banco Santander! Os próximos relatórios com os números reais de correntistas dessa instituição serão divulgados em outubro de 2017. Até lá, todos os dados que forem divulgados em sites não oficiais são falsos!

Share Button
Dinheiro, Falso
, , , , , , , , , ,
  • Mas é verdade essa história. Eu era o script em COBOL que registrou os cancelamentos.

  • Cristina

    Então na estatística de outubro, certamente, terá menos a minha conta. Fechei imediatamente, não gosto da ideia de ter meu dinheiro cuidado por uma instituição que não tem noção de respeito.

    • Satã There

      Nossa, eles estão chorando rios de sangue por perder uma crentelha retardada como cliente.

    • Mas e a noção de lavar uma pilha de louça suja?

    • Alan Souza

      Nossa, eles devem estar chorando rios de sangue por causa da sua saída!

  • Jjjghj

    Conclusão sua reportagem não chegou a lugar algum …. Te falar viu !

    • Gilmar Lopes

      Qual era a conclusão que você esperava?

  • Luciana

    Boa tarde,independente de qualquer acontecimento externo, publico etc…
    O Santander é o melhor Banco que conheço e estou MT satisfeita!

    • Eu gosto mais do Itaú.

      Já o Bradesco eu quero que queime no inferno.

  • Barbara

    Legal, não sabia que o BC divulgava isso. Se for possível você podia atualizar o artigo quando saísse o resultado de outubro.

  • Luci

    Todos os bancos sao do demonio, nao só santander, todos que cobram taxas abusivas,
    no Itau eu deixei negativar 2,00 na conta, na outra semana me cobraram 50,00 a taxa por ser ficado negativo, pq eles pagaram uma conta, sem ter saldo. Ou seja, a gente só se fode com banco. melhor mesmo é cooperativa !