Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Um “OVNI” do tamanho de Júpiter foi visto sugando a energia do Sol?

Fora de Contexto

Um “OVNI” do tamanho de Júpiter foi visto sugando a energia do Sol?

Um “OVNI” do tamanho de Júpiter foi visto sugando a energia do Sol?

No dia 31 de maio de 2019, uma página chamada “Secretos UFO”, no Facebook, divulgou um vídeo bem peculiar (arquivo). Aparentando ser um conteúdo de terceiros, o vídeo apresentava o que seria um “OVNI”, do tamanho do planeta Júpiter, “sugando” a energia do Sol por cerca de três dias. Sim, exatamente isso que vocês leram.

Esse vídeo já foi assistido mais de 1 milhão de vezes e compartilhado por mais de 17 mil usuários. Resumindo? Ele se tornou demasiadamente popular.

Vídeo publicado pela página “Secretos UFO”.

Confira o vídeo abaixo:

O vídeo tem cerca de 13 minutos e boa parte do tempo é pura enrolação. Então, vamos resumir rapidamente o que foi alegado.

Inicialmente, o responsável pelo vídeo alegou que o tal fato foi omitido pelas grandes mídias do planeta. Em seguida, ele alegou que as imagens eram de um telescópio da NASA. Segundo ele, as imagens mostrariam um “OVNI” gigantesco, das proporções de Júpiter, que teria sido filmado se aproximando do Sol, emitindo cabos de sucção e se alimentando da energia solar, em 2012. O responsável pelo vídeo também alegou que vinha “estudando ufologia” há mais de 10 anos.

O responsável pelo vídeo também alegou que vinha “estudando ufologia” há mais de 10 anos.

No decorrer do vídeo ele alegou que o tal “OVNI” permaneceu sugando energia do Sol por mais de 80 horas. Ele também mostrou rapidamente como as pessoas podiam verificar as imagens, por elas mesmas, num site chamado “Helioviewer”. E, ao final, ele alegou que, se não fosse o “YouTube” (denotando ser um material anteriormente publicado por lá), ninguém saberia dessa história.

Entretanto, será que isso é realmente verdadeiro? Um “OVNI” gigantesco foi flagrado sugando energia do Sol? A mídia acobertou esse caso? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

A alegação é falsa! Embora as imagens sejam autênticas, elas foram tiradas do seu contexto original. Estamos diante de um fenômeno natural conhecido como proeminência solar, não de um “OVNI”. Algo que é bem comum de ser observado, diga-se de passagem. Tecnicamente, o tal “objeto” era simplesmente uma cavidade coronal associada a um filamento de plasma solar. Portanto, não se tratava de nenhuma nave espacial extraterrestre (ou fabricada pelo homem, visto que o termo “OVNI” é bem hipócrita). Além disso, esse caso não foi “acobertado pela mídia”, visto que divulgado e solucionado por sites acostumados a publicar notícias científicas naquela época.

Enfim! Para que vocês entendam isso da forma mais clara possível, vamos explicar ponto a ponto.

O Site “Helioviewer”

O site “Helioviewer” faz parte do Projeto Helioviewer, um projeto de código aberto para visualização de dados solares e heliosféricos. Esse projeto é financiado pela ESA (Agência Espacial Europeia) e pela NASA, a agência espacial norte-americana. Através do site do projeto é possível consultar imagens de diversos observatórios e sondas espaciais que monitoram o Sol.

Imagem do Sol em 28 de julho de 2019 as 05h56 (UTC -3:00). Ela foi obtida através do instrumento AIA (Atmospheric Imaging Assembly) da sonda espacial SDO (Observatório Dinâmico Solar).

Um Rápido Comparativo: Descartando a Possibilidade de um OVNI

As imagens mostradas no vídeo divulgado pela página “Secretos UFO”, de fato, constam no acervo do Helioviewer. Para acessá-las, basta configurar a data, por exemplo, para 10 de março de 2019, por volta de 05:25 UTC, e escolher a sonda espacial “SDO” como fonte das imagens. Isso não quer dizer, no entanto, que estamos diante de um “OVNI”. Ao contrário do que foi mencionado no vídeo, os demais observatórios (exceto o satélite PROBA-2 da ESA), incluindo o SoHo (Observatório Solar e Heliosférico), não apontaram para nada semelhante.

Aliás, vocês podem mudar o “filtro” (em “measurement”) da sonda SDO para “211” ou “335“, e notarão que não há OVNI algum naquele local. Por outro lado, o que havia de fato na região era um imenso buraco coronal denominado SpoCA 4134.

Confira abaixo a imagem do SDO e, em seguida, algumas imagens obtidas pelo SoHo, STEREO-A e Yokhoh (apenas para efeito de comparação):

Imagem obtida pelo SDO do tal “OVNI”.

Imagem obtida pelo SoHo, EIT, 171.

Imagem obtida pelo STEREO-A, Secchi, EUVI, 171.

Imagem obtida pelo SoHo, EIT, 304.

Um(a) usuário(a) comum não tem a obrigação de ter um conhecimento científico para entender exatamente o que estamos vendo. O problema é quando aqueles que deveriam informar passam a desinformar as pessoas.

O modus operandi é sempre o mesmo: utilizam imagens da NASA (pura hipocrisia, porque a NASA é constantemente objeto de descrença de tais pessoas), tentam alegar que a mídia encobriu tudo, que eles sabem a realidade por trás da história, e oferecem uma explicação qualquer, sem nenhum embasamento científico.

Explicando na Teoria: Os Artigos Publicados nos Sites “Live Science” e “Gizmodo”

O conceituado site “Live Science” chegou a publicar um artigo sobre esse assunto no dia 13 de março de 2012. De acordo com os cientistas da NASA, estávamos diante de um tipo de atividade solar pouco compreendido, mas muitas vezes observado, chamado de “proeminência solar” (conforme mencionado anteriormente).

Trecho do artigo publicado no site “Live Science”.

Segundo Joseph Gurman, então cientista de projeto do Laboratório de Física Solar do Centro Espacial Goddard, da NASA, aqueles filamentos que se estendem a partir da borda inferior esquerda do Sol são conhecidos como “proeminências”. Tais “proeminências” contêm plasma mais denso e menos quente do que a coroa ao redor delas. Vale lembrar nesse ponto, que a temperatura na coroa solar, a camada mais externa da atmosfera solar, atinge mais de 2 milhões de graus celsius.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Ainda não se sabe exatamente como essas proeminências se desenvolvem, mas elas podem se estender a milhares de quilômetros a partir da superfície do Sol, em direção ao espaço. Elas também podem durar dias, semanas ou meses! Eventualmente, essa proeminência resulta numa ejeção de massa coronal, que é aquela “explosão” ou “expulsão” que vemos no vídeo.

Tem Certeza? Não se Trata Mesmo de um “Objeto Esférico”?

Segundo C. Alex Young, então astrofísico do Centro de Voo Espacial Goddard, da NASA, quando você observa a proeminência a partir da borda do Sol, você tem a nítida impressão que se trata de um objeto esférico. Contudo, você está olhando para dentro de uma espécie de túnel, que fica situado no topo do filamento. Sim, é estranho, mas é uma mera questão de perspectiva.

Eis o que ele disse, em entrevista ao site “Gizmodo”, naquela mesma época:

As condições estavam certas – ângulo de visão, combinação de filtros de imagem, etc.. Então, parecia algo excepcional. Na verdade, não é, mas parece interessante. A única interessante, somada à combinação de fatores, é que ela está prestes a entrar em erupção…

Trecho do artigo publicado no site “Gizmodo”.

Por Qual Motivo a Proeminência é Escura?

Essa questão gira justamente em torno do SDO! De acordo com Joseph Gurman, toda a luz nas imagens (exibidas no vídeo que foi citado pelo “Live Science”) do SDO (Solar Dynamics Observatory) são da mesma cor – um comprimento de onda específico que é emitido por átomos de ferro que foram ionizados 13 vezes, conhecido como Fe XIV. O filamento escuro visto nas imagens (o tal “cabo de reabastecimento” citado no vídeo) é uma parte da proeminência que absorve a luz dessa cor, fazendo com que pareça escuro. Essa absorção é tipicamente vista em linhas apenas nas partes mais densas e finas da proeminência.

No caso do vídeo divulgado pela página “Secretos UFO” a situação é basicamente a mesma. Porém, nesse caso trata-se de um comprimento de onda específico que é emitido por átomos de ferro que foram ionizados 9 vezes, conhecido como Fe IX. Esse comprimento de onda mostra os chamados “loops” coronais e a coroa solar. Tais elementos são tipicamente exibidos na cor dourada.

Imagem mostrando os diferentes comprimentos de onda captados pelo SDO.

Na sequência da imagem vemos uma espécie de explosão ao redor da proeminência e, então, o canal de filamento é lançado imediatamente para o espaço. Ainda segundo Gurman, provavelmente ocorreu uma explosão do campo magnético do Sol, que é chamada de ejeção de massa coronal (EMC). Acredita-se que isso ocorra, quando o campo magnético da proeminência é rompido.

Caso ainda tenha dúvidas, confira um vídeo realizado pelo astrofísico C. Alex Young a respeito desse assunto (em inglês):

Acessando Eventos Semelhantes Ocorridos em 2016

Vamos utilizar um belo exemplo do que ocorreu em janeiro de 2016, visto que houve uma nova alegação nessa época. Siga o passo a passo abaixo:

1) Acesse o site “helioviewer.org“;
2) No campo “Date” selecione o dia 25 de janeiro de 2016 | 17:48:00 UTC;
3) No campo “Jump” selecione “1 hour“;
4) Em “Images” selecione “SDO” (Observatory), “AIA” (Instrument), “171” (Measurement);
5) Clique em “check all” em “Features and Events“.

Se você fizer tudo isso certinho, sua tela estará dessa forma:

Tela contendo os dados anteriormente informados.

Um Pequena Dose de Paciência

Agora, clique na seta apontando para a direita, ao lado de “1 hour“. Você irá notar que o horário avançará 1 hora, porque este é o intervalo de tempo que escolhemos. Continue clicando nessa seta, e ao mesmo tempo repare em algo que irá surgir aos poucos, no canto inferior direito do Sol, assim como no canto superior esquerdo.

Confira a sequência de imagens abaixo:

Proeminências emergindo da superfície do Sol.

Mais detalhes das proeminências emergindo da superfície do Sol.

Note como os eventos são semelhantes aos ocorridos em 2012.

Nas três imagens acima podemos ver a formação de diversos filamentos, as tais proeminências solares, assim como uma rápida “formação esférica”. Nesse caso não houve ejeção de massa coronal, assim como aconteceu em 2012.

Entretanto, alguns canais no YouTube, nacionais e internacionais, utilizaram essas imagens e alegaram que um enorme objeto esférico tinha sido registrado na superfície do Sol! Conforme podemos notar, nunca houve objeto algum. Isso denota, na melhor da hipóteses, falta de conhecimento científico por parte de canais.

Conclusão

A alegação é falsa! Embora as imagens sejam autênticas, elas foram tiradas do seu contexto original. Estamos diante de um fenômeno natural conhecido como proeminência solar, não de um “OVNI”. Algo que é bem comum de ser observado, diga-se de passagem. Tecnicamente, o tal “objeto” era simplesmente uma cavidade coronal associada a um filamento de plasma solar.

Portanto, não se tratava de nenhuma nave espacial extraterrestre (ou fabricada pelo homem, visto que o termo “OVNI” é bem hipócrita). Além disso, esse caso não foi “acobertado pela mídia”, visto que divulgado e solucionado por sites acostumados a publicar notícias científicas naquela época.

Continue lendo
20 Comentários

20 Comments

  1. Mulder

    28 de julho de 2019 em 10:49

    É muita vontade de acreditar. A verdade está na escola.

  2. Maria

    28 de julho de 2019 em 12:15

    @Marco Faustino , belíssimo matéria jornalística de Ciência e Astronomia! Assim como TODAS as matérias que você fez. Dá até para usar como base para auxiliar em trabalhos de teses, mestrado, doutorado, pesquisa escolar etc. Alguém aí na Record deveria enxergar o seu talento. Você poderia ser promovido até como Editor-Chefe e/ou Âncora da Record ou qualquer outra mídia tradicional corporativa. Espero que um dia eles percebam isso. Parabéns! 🙂

    • Marco Faustino

      29 de julho de 2019 em 6:38

      Agradeço mais uma vez pelas palavras, Maria! Sempre me dedico a ser relativamente didático em matérias que envolvam Astronomia, sem carregar muito o texto com termos técnicos (embora inevitáveis na maioria das vezes). Com relação a ser editor-chefe e âncora acredito que estou bem longe disso! De qualquer forma, o importante é sempre fazer um bom trabalho, não importando onde esteja! 😀

  3. Pedro Maciel

    28 de julho de 2019 em 14:58

    Concordo sobre o enorme talento e profissionalismo do autor da reportagem Marco Faustino.
    Foi a melhor coisa que aconteceu com o E-Farsas de um tempo para cá.
    Depois que Gilmar vestiu de vez e com força a camisa vermelha, eu deixei de visitar a página.
    Mas o Google acabou me trazendo aqui por uma das primeiras matérias do Faustino e eu fiquei sabendo da chegada dele aqui.
    É quem está salvando o E-Farsas.
    Acho que o que aconteceu comigo pode ter ocorrido o mesmo com outras pessoas.
    Ou seja, abandonou a página para depois voltar a ela, mas por outro motivo, outro articulista.

    • Maria

      28 de julho de 2019 em 17:48

      @Pedro Maciel , tanto Gilmar Lopes, fundador do E-Farsas, como Marco Faustino podem ter a ideologia, religião, crenças, opiniões etc QUE QUISEREM. Eles são LIVRES assim como você, eu ou qualquer outro brasileiro. O que eles não podem é confeccionar/conduzir a matéria principal abordada baseado em suas particulariedades e convincções pessoais e isso eu, como leitora antiga e ANÁRQUICA do E-Farsas, posso lhe garantir que eles não fizeram, pelo menos até agora, de modo que o E-Farsas ainda continua IMPARCIAL, APARTIDÁRIO, ÉTICO, TRANSPARENTE, INCORRUPTÍVEL etc na busca pela VERDADE dos fatos, doa a quem doer. 😉

    • Maria

      28 de julho de 2019 em 18:05

      @Pedro Maciel , NOTA: muito acham que o E-Farsas é de ‘Esquerda’ por desvendar Fake News e farsas da Direita, Extrema Direita e/ou aqueles que apoiam Bolsonaro. Entretanto, isso é porque a FREQUÊNCIA de Fake News soltada por esses partidos que mencionei é MUITO MAIOR se comparada com a Esquerda, cerca de 85% da Direita vs 15% da Esquerda, segundo a revista ISTOÉ nas campanhas presidenciais. Daí, dá a FALSA IMPRESSÃO de que o E-Farsas “defende” a Esquerda. Além do mais, não vejo NENHUM PROBLEMA caso Gilmar Lopes seja simpatizante, defensor, eleitor etc da Esquerda (ele tem esse direito) DESDE QUE, como disse antes, não interfira na apuração da VERDADE dos fatos das matérias dele. PLUS: o E-Farsas também já desmascarou Fake News criadas pela Esquerda. 😉

    • Marco Faustino

      29 de julho de 2019 em 6:57

      Olá Pedro! Agradeço pelo reconhecimento do meu trabalho, mas acredito que não tenho vocação para salvador! O Gilmar é o proprietário do site há 17 anos e com certeza continuaria o mantendo sem a minha presença. Ele habitualmente faz o debunk de informações de cunho político, mas devido a polarização falar de política vem se tornando cada vez mais complicado. É necessária muita cautela. Essa recente polêmica sobre o Terça-Livre e Gleen Greenwald é uma prova disso. Ao leitor, é claro, faculta-se acreditar ou não numa determinada versão, mas o trabalho de checagem sempre será alvo natural de questionamentos, ainda mais quando o objeto em questão carecer de provas robustas de ambos os lados, mas principalmente de quem faz a acusação.

  4. Delgado

    28 de julho de 2019 em 16:16

    Esse vídeo já faz tempo que circula. Já faz uns dois anos que eu vi pela 1ª vez.

  5. Maria

    28 de julho de 2019 em 20:16

    @Marco Faustino , você tem razão, muitos desses Ufólogos são HIPÓCRITAS em utilizar material da NASA e científico para tentar provar o seu ponto de vista e, ao mesmo tempo, desdenham da credibilidade desse mesmo material. Entretanto, eu sempre fiquei curiosa em saber qual é a MOTIVAÇÃO deles em gastar tantos recursos (tempo, dinheiro, pessoal etc) nessas crenças e descobri que é a mesma da Religião e até mesmo da Ciência (vide o projeto SETI), ou seja, a busca inerente, insistente e até desesperada pelo SENTIDO/EXPLICAÇÃO/PROPÓSITO DA VIDA, cada um a seu modo: De onde viemos? Para onde vamos? Qual o nosso propósito? Estamos sozinhos? Há um Criador? Há vida após a morte? É interessante! 🙂

    • Marco Faustino

      29 de julho de 2019 em 7:07

      Então, Maria, quanto a motivação também já pensei sobre isso. Na absoluta maioria dos casos a motivação é financeira. Nesse ponto, você pode me perguntar: “Marco, as pessoas dedicam seu tempo, investem dinheiro e montam equipes mesmo sabendo que tudo é mentira?” Sim, fazem isso. Evidentemente, também há aqueles que fazem isso por acreditar que algo esteja sendo escondido da população, porém você já viu essas pessoas fazendo campanhas para arrecadar dinheiro pra construir e manter um observatório próprio? Se tem algo alienígena sobre nossas cabeças e estão escondendo isso, porque não se equipar e provar isso cabalmente em foto e vídeo? Com pesquisa, com cruzamento de dados? No entanto, o que parece importar é vender lugar em palestra, curtidas no YouTube, vender caneca, camiseta, adesivo e livro com um monte de relatos (evidências anedóticas).

      Já ouviu aquele ditado que diz: “Pra ganhar dinheiro é preciso gastar dinheiro?”. Pois é.

      • Maria

        29 de julho de 2019 em 13:01

        @Marco Faustino, mais uma vez acho que você tem razão. É que estava tentando ver um lado “positivo” nisso. Talvez eles não queiram provar porque não é necessário. Há uma demanda grande, há muitas pessoas no mundo que acreditam e/ou que querem acreditar nisso sem muitos questionamentos (conforme Mulder disse aí no 1º post), talvez seja só por lazer (vide indústria cinematográfica de filmes de ficção). 😉

  6. ALEXANDRE DO NASCIMENTO MENDES

    29 de julho de 2019 em 0:30

    eu sai a verdade sobre esse video, eu sei. e vou contar

    Isso é a base Starkiller concentrando energia para disparar a super arma

    • Maria

      29 de julho de 2019 em 13:03

      @ALEXANDRE DO NASCIMENTO MENDES , Xiiiiiiu! Não espalha Spoiler aqui. 😉 KKKKKKKKK! 😀

  7. Fátima Bacellar

    29 de julho de 2019 em 11:39

    Muito bom. Acreditar é um direito. Tanto direito de alguém que chegam a acreditar em bandidos disfarçados de vivas almas mais honestas por aqui.

    • Isaac Dumont

      29 de julho de 2019 em 12:31

      Crenças são irrelevantes. Você pode acreditar que sabe voar ou que a gravidade não existe, e pular do alto de um prédio. Vai ver como sua crença não alterará em nada a realidade…

  8. valentino filpo

    29 de julho de 2019 em 20:34

    kkkkkk mas eles fazem de tudo p gente não saber a verdade
    isso é ridículo o q eles explicam ai
    esse vídeo foi divulgado a uns três anos mas ou meno e esta dizendo ai q é desse ano kkkk

    • Marco Faustino

      29 de julho de 2019 em 20:52

      Olá Valentino,

      Esse caso data de 2012, ou seja, há mais de 7 anos, visto que os primeiros rumores (e consequentemente os primeiros vídeos) surgiram naquela época. Desde então, rotineiramente, pessoas continuando gravando e divulgando vídeos com tais imagens e alegações fantasiosas. Uma vez que essa história ainda não havia sido desmistificada no E-Farsas, aproveitei a recente viralização para esclarecê-la 🙂

  9. AVG

    2 de agosto de 2019 em 7:36

    Explicações quanto ao que “sai” do Sol, ok…
    E quanto à explicações ao que “SE APROXIMA” dele??

    • Professor Vete

      2 de agosto de 2019 em 10:53

      A explicação é: Vá estudar, e pare de acreditar em vídeos do Youtube!

    • Marco Faustino

      2 de agosto de 2019 em 11:28

      Olá AVG, a explicação vai depender do caso que você está se referindo. Há inúmeras alegações fantasiosas e infundadas que circulam na internet. De antemão, nenhuma delas consiste num objeto secreto criado pelo homem ou uma nave extraterrestre.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Topo