Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Uma árvore cresceu misteriosamente dentro de um carro na França?

Fora de Contexto

Uma árvore cresceu misteriosamente dentro de um carro na França?

Uma árvore cresceu misteriosamente dentro de um carro na França?

Na manhã de hoje (21), um usuário de nosso grupo no Facebook nos questionou a respeito de um vídeo que ele teria recebido no WhatsApp. O vídeo possui quase dois minutos, e mostra uma aglomeração de pessoas registrando algo muito inusitado: uma árvore que teria misteriosamente atravessado um carro estacionado na rua!

Curiosamente, esse vídeo também se espalhou para outras regiões do mundo! Para vocês terem uma ideia, alguns sites e fóruns de discussão nigerianos (1 | 2) alegaram que, embora não soubessem a local da filmagem, o vídeo não teria sido feito em nenhum país africano.

Confira o vídeo, abaixo:

 

Segundo o site Odinceblog, eis a mensagem que teria circulado nas redes sociais nigerianas juntamente com o vídeo:

As pessoas pensam que é apenas na África que isso poderia acontecer. A Bíblia disse que no fim do tempos coisas estranhas, que ninguém é capaz de entender, aconteceriam e isso é uma delas

Enfim, posteriormente, nós descobrimos que o vídeo foi gravado em Nantes, na França!

Entretanto, será que uma árvore realmente cresceu de forma misteriosa e atravessou um carro estacionado na rua? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Fora de Contexto! Segundo o site da rádio “France Bleu”, um carro de cor branca e atravessado por árvore apareceu na manhã de 18 de novembro de 2019 (uma segunda-feira) em Mendès-France, no bairro de Bellevue, em Nantes, na França. Evidentemente, o carro atraiu a atenção de muitos curiosos, mas tudo não passou de instalação de arte apelidada de “Mémé Rodéo”, de uma companhia teatral de rua chamada “Royal De Luxe”.

Portanto, nada de crescimento anômalo, fim dos tempos ou qualquer outra teoria conspiratória!

Diga-se de passagem, a própria companhia de teatro “Royal De Luxe” divulgou ser a responsável pela instalação de arte através de sua conta no Facebook e de seu site na internet.

Essa Não Foi a Primeira Invervenção Artística da Companhia Teatral em Bellevue

Ainda segundo o site da rádio “France Bleu”, essa foi a quarta intervenção artística da companhia “Royal De Luxe” em Bellevue. Um poste de luz entortado e um carro suspenso em um prédio também já causaram muita surpresa entre os moradores locais.

Todas essas intervenções fazem parte de um projeto artístico, que continuará sendo realizado por vários anos em Bellevue. O objetivo seria ajudar a revitalizar o bairro, que é bem popular, e criar vínculos entre os moradores. Interessante, não é mesmo?

Uma Péssima Notícia Para o Mundo das Artes

Cerca de dois dias depois, a instalação de arte foi depredada por vândalos. Segundo a polícia, dois homens se aproximaram do carro na madrugada do dia 20 de novembro, por volta da meia-noite e, embora houve um guarda vigiando o local, um deles quebrou a janela do carro, e em seguida atirou um objeto incendiário em seu interior. Ainda de acordo com a polícia, o segundo indivíduo impediu a saída do guarda do veículo onde ele estava. Informações divulgadas por veículos de imprensa franceses também apontaram que um outro veículo próximo também teria sido atingido pela chamas.

Um vídeo divulgado por uma conta no Twitter chamada “Alertes Infos” mostrou o momento que o veículo foi incendiado:

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

 

Segundo o “Alertes Infos“, a ação teria sido cometida por traficantes de drogas, que não teriam gostado do aumento da circulação de pessoas em Bellevue, porque isso estaria atrapalhando o tráfico de drogas na localidade. No entanto, o caso ainda está sendo investigado pela polícia francesa. Ninguém foi preso até o momento, mas a polícia estaria a procuraria de pelo menos três suspeitos de envolvimento nesse incêndio criminoso.

Confira abaixo algumas fotos mostrando o estado que ficou a instalação de arte:

Foto divulgada pelo jornalista Christian Meas em sua conta no Twitter.

Outra foto divulgada pelo jornalista Christian Meas em sua conta no Twitter.

Mais uma foto divulgada pelo jornalista Christian Meas em sua conta no Twitter.

Quarta e última foto divulgada pelo jornalista Christian Meas em sua conta no Twitter.

Confiram também um vídeo divulgado pelo canal de TV “France 3 Pays de la Loire“, em sua conta no YouTube:

Como a Instalação de Arte Foi Realizada?

Não encontramos nenhuma declaração de representantes da companhia teatral para esclarecer como a instalação de arte foi criada. Contudo, algumas hipóteses foram levantadas.

Por exemplo, uma das hipóteses mais prováveis é que a parte inferior e superior do carro teriam sido previamente cortadas, lateralmente, com um tamanho suficiente para o tronco de uma árvore passar. Posteriormente, tais emendas teriam sido ocultadas. Houve até quem cogitasse que a árvore teria sido colocada juntamente com o carro naquele local, como se ambos fossem uma “peça única”.

De Qualquer Forma…

Muito dificilmente tal cenário aconteceria de forma natural. Assim como mencionado por um usuário chamado José Carlos, em nosso grupo no Facebook, o carro estava bem conservado, com os vidros limpos, e a pintura não apresentava sinais de desgaste. Em condições normais, a árvore acabaria mudando a direção do crescimento e não teria força suficiente para romper o teto do carro. Isso seria possível se os buracos já existissem, é claro. No entanto, considerando a idade da árvore, os moradores locais já teriam notado tal peculiaridade.

Conclusão

Fora de Contexto! Tudo não passou de instalação de arte apelidada de “Mémé Rodéo”, de uma companhia teatral de rua chamada “Royal De Luxe”, que foi instalada no dia 18 de novembro de 2019, no bairro de Bellevue, na cidade de Nantes, na França. Infelizmente, a instalação foi incendiada por vândalos na madrugada de 20 de novembro. A polícia ainda está a procura dos suspeitos dessa ação criminosa, que chegou a ser atribuída (ainda não confirmado) a traficantes locais.

Embora queimada, a instalação de arte deve permanecer naquele mesmo local até o dia 24 de novembro deste ano.

Continue lendo
18 Comentários

18 Comments

  1. Cristiano

    21 de novembro de 2019 em 16:44

    Depois que o veículo foi incendiado ficaramm visíveis dois cortes, antes encobertos pela tinta. Um no teto e outro abaixo da porta.

    • Pedro Lucio Ribeiro

      22 de novembro de 2019 em 7:29

      Óóóóó!…

  2. Jacques

    21 de novembro de 2019 em 21:42

    Muito bom. Obrigado.

    • Marco Faustino

      22 de novembro de 2019 em 10:51

      Imagina, Jacques! Nós é que agradecemos por nos acompanhar e confiar em nosso trabalho! 😀

  3. Flávio

    21 de novembro de 2019 em 22:56

    Parabéns pela rapidez e esclarecimentos. Acompanho há muito tempo esse site maravilhoso, que está recebendo muito bem as “denúncias” dos usuários do Facebook.

  4. Alexandre Mendes

    22 de novembro de 2019 em 1:10

    MAs os crentes que sempre que se apoderarem das situações para blasfemar

  5. Ricardo Roehe

    22 de novembro de 2019 em 7:49

    Não é obra de arte… Tanto, que a árvore está no seu lugar de origem, ao contrário do veículo que não está.
    Segundo o dono do veículo, na vaga, ao lado dessa árvore,… Ele saiu, demorou um pouco com o que estava fazendo, e quando voltou, o carro dele se encontrava nessa situação. Não sabia o que teria acontecido nesse tempo em que ficou longe do veículo.
    No YouTube tem vários relatos, filmagens, de veículos que somem, e outros que aparecem do nada! Assim como tem pessoas que aparecem ou some sem nenhuma explicação.
    Estranho!
    Sim…
    Novidade!
    Não!

    • Troy

      22 de novembro de 2019 em 9:46

      O cara não entendeu nada, ou não se prestou a ler o texto.

      • Gilmar Lopes

        22 de novembro de 2019 em 9:55

        Acho que ele queria fazer uma propaganda do blog de ufologia dele!

        • LUIS EDUARDO GONCALVES COSTA

          25 de novembro de 2019 em 3:03

          Pesado! kkk

    • Sansão Tomé

      22 de novembro de 2019 em 9:56

      Relatos, relatos, relatos. Não é à toa que acreditam em mamadeiras de piroca e qualquer outra asneira que recebem pelo Whatsapp. A humanidade está perdida, mesmo.

    • Estevam

      22 de novembro de 2019 em 10:11

      “Segundo o dono do veículo…” Ele te contou? Onde achou essa informação? Qual o nome do dono do veículo? Quem publicou essa notícia? Você pelo menos leu o artigo?

      A galera acredita em cada coisa…

    • Marco Faustino

      22 de novembro de 2019 em 10:49

      Olá Ricardo! É sério mesmo que você veio aqui nos comentários somente para passar vergonha? Não tem relato algum do dono do veículo, visto que tudo não passou de uma instalação de arte da companhia “Royal De Luxe”. Recomendo sair do YouTube por alguns meses antes que te afete ainda mais psicologicamente 🙂

  6. juju

    22 de novembro de 2019 em 19:27

    Todos querem levar os créditos…

  7. ricardo silva

    22 de novembro de 2019 em 23:09

    como sempre um ciêntista fodastico graduado em harvard explicou o caso. e a midia desmentiu o caso explicito do inesplicavel hehe

  8. miguel

    25 de novembro de 2019 em 11:35

    Uma pergunta essa companhia e teatro tem site na internet pois não achei.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo