today-is-a-good-day
21.1 C
São Paulo
quinta-feira, março 28, 2024

A Bruxa do 71 foi uma guerrilheira contra a ditadura na Espanha?

- Publicidade -

É verdade que a atriz Angelines Fernández, que interpretou a Bruxa do 71 no seriado Chaves, foi uma guerrilheira e lutou contra a ditadura na Espanha na sua juventude?

A afirmação bombástica surgiu em sites e blogs na primeira quinzena de novembro de 2018 e rapidamente se espalhou através das redes sociais. De acordo com o texto acompanhado de fotos da atriz quando era jovem, Angelines Fernández teria nascido na Espanha, onde teria lutado nas guerrilhas antifranquistas antes de emigrar para o México, em 1947.

Uma das fontes dessa revelação teria sido um jornal venezuelano chamado El Nacional.

Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?

A atriz que interpretou a Bruxa do 71 no seriado Chaves foi guerrilheira no passado? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

Angelines Fernández nasceu em julho de 1922, na capital espanhola Madri e – de acordo com reportagens – chegou a trabalhar com guerrilheiros durante a Guerra Civil Espanhola. Não encontramos maiores detalhes sobre o teor do trabalho que a jovem Angelines fez em favor dos guerrilheiros, mas é certo que a perseguição política que sofreu anos depois foi o principal motivo dela ter mudado para outro país.

Chegando no México, María de los Ángeles Fernández Abad mudou seu nome para Angelines Férnandez e, depois de participar de muitos filmes, peças de teatro e programas de TV, ficou mundialmente conhecida no papel de Dona Clotilde – A Bruxa do 71 – no seriado Chaves.

A Angelines jovem

Apesar dessa história ser verdadeira, a linda moça que aparece ilustrando a notícia como sendo a jovem Angelines é, na verdade, outra atriz. A também espanhola Sara Montiel.

Montiel, também nasceu em Madri, seis anos depois da sua conterrânea, e fez sucesso tanto no seu país natal como fora dele, participando de filmes até em Hollywood.

Essa não foi a primeira vez que a Angelines Férnandez foi confundida com Sara Montiel na web. Em agosto de 2015, vários sites de língua espanhola se atrapalharam com os belos rostos das jovens e colocaram as duas, juntamente com outra bela atriz – a também espanhola María Félix na mesma colagem de fotos como se fossem a mesma mulher. Daí, a confusão!

- Publicidade -

Compare abaixo – na ordem – Sara Montiel, María Félix e Angelines Férnandez:

Sara Montiel, María Félix e Angelines Férnandez (foto: Reprodução/Google Images)

Conclusão

Reportagens espanholas confirmam que Angelines Férnandez trabalhou para guerrilheiros durante a Guerra Civil Espanhola, mas as fotos usadas na notícia são de outras atrizes conterrâneas da eterna Bruxa do 71!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

8 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui