17.8 C
São Paulo
sábado, julho 24, 2021

A foto de uma idosa participando de uma manifestação é de maio de 2019?

- Publicidade -

Será que a foto de uma senhora idosa caminhando em meio a manifestantes foi tirada durante manifestações ocorridas no dia 26 de maio de 2019?

No dia 26 de maio de 2019, a foto de uma simpática senhorinha caminhando no asfalto, com a ajuda de um andador, ao lado de várias pessoas vestidas de verde e amarelo se tornou uma das mais compartilhadas nas redes sociais.

Um dos motivos de muitas pessoas tomarem conhecimento dessa cena foi uma postagem feita pelo presidente Jair Bolsonaro em seu perfil do Twitter, chamando a atenção dos governantes pela responsabilidade sobre os mais velhos. Apenas nessa publicação, a imagem foi retuitada mais de 12 mil vezes, além de receber mais de 69 mil curtidas!

Mesmo não deixando claro de quando e onde essa foto foi tirada, publicação idêntica foi feita no perfil oficial de Jair Bolsonaro no Instagram, alcançando mais de 730 mil curtidas em menos de 24 horas!!!

Após a fotografia viralizar nas redes sociais, muitos leitores começaram a questionar qual seria a origem dessa imagem. Será que essa foto foi tirada durante as manifestações do dia 26 de maio de 2019?

Texto publicado pelo presidente da República em seu perfil do Twitter: “- Presidente, Ministros, Senadores, Deputados, Governadores, Prefeitos, Vereadores, Juízes: VEJAM A NOSSA RESPONSABILIDADE.” (foto: Reprodução/Twitter)

Qual a origem dessa foto?

Uma busca reversa com essa imagem no Tineye e, logo de cara, podemos perceber que a foto circula pela web desde, pelo menos, 2017:

Reprodução/Twitter

Uma busca no Facebook revela que a imagem foi tirada de um vídeo publicado em março de 2015, por João Pedro Figueira, onde podemos ver um grupo de pessoas saudando a simpática velhinha – chamada de Nina:

https://www.facebook.com/joaopedro2006/videos/10205870464137130/

- Publicidade -

O vídeo acima foi gravado no dia 15 de março de 2015, durante uma passeata contra a então presidente Dilma Rousseff.

Conforme apurou o perfil @Jairmearrependi, no Twitter, a Maria Nina Rattes, a senhora que aparece no vídeo, faleceu em novembro de 2018:

Em entrevista  ao jornal O Dia, o neto de Nina Rattes, o advogado Leonardo Rattes Bevilacqua Pinaud Madruga, disse que a família recebeu a postagem feita pelo presidente como uma homenagem à sua avó:

“Se tratou de uma homenagem do presidente à minha avó, Maria Nina Rattes. Nós, membros da família, nos sentimos envaidecidos pela homenagem do presidente e que foi uma foto tirada com autorização da família, porque nós temos uma certa proximidade com o presidente. Meu pai, professor José Eduardo Madruga foi professor do senador Flávio Bolsonaro. Então, nós ficamos muito orgulhosos e contentes”

Conclusão

A imagem de uma senhora idosa, caminhando em meio a manifestantes no asfalto, foi tirada em 2015 durante protestos contra a então presidente Dilma Rousseff! A idosa da foto faleceu em novembro de 2018.

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

20 COMENTÁRIOS

  1. meio tendenciosa essa verificação, em momento algum da postagem se diz qual a data, ou seja, ninguem pode mais postar uma foto que não seja atual ? de no maximo uma semana atras ? …

    • Não sei se você leu, mas no artigo eu disse que mesmo o presidente não afirmando quando e onde a foto foi tirada, muita gente ficou curiosa pra saber se isso é recente ou não.
      Agora, falando como leitor, posso dar a minha opinião pessoal: É nítido que o presidente dá a entender na postagem que a foto é recente, pois foi publicada justamente no dia das manifestações.

    • Não tem nada de tendencioso. A foto foi postada sim como se fosse da última manifestação. É isso que dá querer aparecer mais do que deve e postar qualquer coisa que recebe sem averiguar.

      • Foi autorizada,
        Isso é o que dizem. Se você acredita em tudo que dizem, sem que apresentem provas, azar o teu.
        e o Presidente não disse que era,
        Mas também não disse que não era.
        não devem ter lido todo o post
        E você não sabe interpretar textos.
        Deus abençoe o Presidente Jair Bolsonaro,2022
        Além de bot, é burro. #EUAVISEI

    • nao tem nada de tendencioso, a foto foi tirada a 3 anos atras… tá clara a intençaõ de parecer que a foto é dessa manifestação. Mais uma mentira de um presidente que se elegeu em cima delas.

    • Caro Jorge, a única coisa tendenciosa nisso tudo foi a atitude de colocar a foto dessa senhora participando de uma manifestação de 2015 em uma matéria que trata das manifestações de 2019. Isso sim, foi por DEMAIS tendencioso, e a intensão de quem fez isso foi de causar comoção popular, ou seja, manipular o emocional dos leitores da matéria passando para os mesmos a ideia de que o então eleito presidente da república, Jair Bolsonaro ainda continua com forte apoio popular, tão forte que até uma pobre senhorinha, mesmo com toda a dificuldade em circunstância da elevada idade, fez todo um esforço para mostrar o seu apoio ao presidente, mascarando-se assim o fato de que a avaliação popular positiva em relação ao presidente já está tão baixa que até um pequeno sopro já é mais do que suficiente para derrubá-lo. AQUI NINGUÉM É BOBO, meu jovem!

      • Mas houve… 🙂
        É mesmo? Gentileza apresentar a documentação que comprove que houve milhões de pessoas nas manifestações do dia 26, porque ao contrário de você, não acredito em evidências anedóticas. No aguardo.

        • Claro que não tenho “documentação”, nao sou investigador, mas basta ver Fotos e materias em varios jornais, ou estarão todos mentindo tbm? e por sinal uma manifestação muito mais digna, em defesa da educação e não em apoio a alguem que odeia a cultura e a educação, que não quer que jovens pensem, apenas aprendam um oficio para continuar servindo patrões a qualquer preço, vide reforma trabalhista… “prefiro não ter direitos e ter um emprego” é o que estão colocando na cabeça do povo como justificativa e um povo que não pensa, acha que isso é vantagem. Isso não é mérito só desse governo, infelizmente. Enfim, estamos andando pra trás…
          Agora, estranho seu nome: ELENAOMEREPRESENTA, vc é simpatizante ou não do presidente? isso é só uma curiosidade.

          • Claro que não tenho “documentação”, nao sou investigador, mas basta ver Fotos e materias em varios jornais, ou estarão todos mentindo tbm?
            Mas nas fotos e vídeos e matérias, tem a contagem de pessoas? Que comprovem que foram milhões?
            e por sinal uma manifestação muito mais digna, em defesa da educação e não em apoio a alguem que odeia a cultura e a educação, que não quer que jovens pensem, apenas aprendam um oficio para continuar servindo patrões a qualquer preço, vide reforma trabalhista… “prefiro não ter direitos e ter um emprego” é o que estão colocando na cabeça do povo como justificativa e um povo que não pensa, acha que isso é vantagem. Isso não é mérito só desse governo, infelizmente.
            Sim, mas você está se referindo às manifestações do dia 26 ou do dia 15? Parece que há uma confusão aqui…
            Enfim, estamos andando pra trás…
            Concordo.
            Agora, estranho seu nome: ELENAOMEREPRESENTA, vc é simpatizante ou não do presidente? isso é só uma curiosidade.
            Quero que o presidente arda no mármore do inferno. Isso responde sua pergunta?

  2. ops! acho que houve um engano aqui…. confundi as datas, achei que esatvam falando da manifestacão dos estudande. Me desculpem!
    Mas o que disse acima continua válido.
    abs!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui