today-is-a-good-day
19.2 C
São Paulo
domingo, maio 19, 2024

A Mattel lançou a Barbie Baphomet para comemorar o sucesso do filme?

- Publicidade -

É verdade que a empresa Mattel lançou uma versão satânica da sua boneca Barbie para celebrar o sucesso de bilheteria do filme?

A foto do novo produto, uma boneca Barbie na versão Baphomet, começou a se espalhar nas redes sociais na primeira semana de agosto de 2023, poucas semanas após a estreia do filme Barbie, estrelado por Margot Robbie e Ryan Gosling.

Segundo o texto que a acompanha, a campanha seria uma comemoração pelo sucesso de bilheteria alcançado pelo filme que leva o nome da boneca da empresa Mattel!

Será que isso é verdade ou mentira?

A Mattel lançou a Barbie Baphomet? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

A foto é real, mas a boneca mostrada na foto não faz parte do catálogo da Mattel. Ela foi criada pelos artistas argentinos Marianela Perelli e Emiliano Paolini para uma exposição chamada ‘Barbie: ThePlasticReligion’, realizada em 2014.

Ao todo, foram redesenhadas 33 peças em cima da boneca original, como a versão Virgem de Guadalupe e a deusa indiana Kali. O namorado da Barbie, o Ken, iria ser retratado como Jesus crucificado, Buda e outros.

Na ocasião, grupos religiosos protestaram e conseguiram proibir a mostra, causando efeito contrário, pois a proibição acabou por gerar mais curiosidade por parte do público. É o chamado Efeito Streisand – fenômeno já explicado em vídeo aqui no E-farsas!

No ano seguinte, a exposição dos argentinos ganhou uma turnê mundial!

Conclusão

- Publicidade -

A Barbie Baphomet não existe para a venda! Ela foi criada por uma dupla de artistas argentinos e fez parte de uma exposição realizada em 2014! 

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui