Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Brasileiro executado na Indonésia ganha estátua no Rio de Janeiro!

Crimes

Brasileiro executado na Indonésia ganha estátua no Rio de Janeiro!

É verdade que um brasileiro, executado na Indonésia por tráfico de drogas, foi homenageado pelo Governo Brasileiro com uma estátua sua no Rio de Janeiro?

A notícia, que surgiu na web em janeiro de 2015, voltou a circular em maio do mesmo ano nas redes sociais e afirma que o Brasil inaugurou um busto em uma praça do Rio de Janeiro em homenagem ao traficante brasileiro que foi executado na Indonésia.

O texto, acompanhado de uma foto de um busto, também diz que a prefeitura da cidade do Rio de Janeiro está preparando uma grande festa de inauguração, com presenças ilustres.

Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?

Governo brasileiro inaugura estátua em homenagem ao traficante executadona Indonésia! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Governo brasileiro inaugura estátua em homenagem ao traficante executadona Indonésia! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

 

Verdadeiro o falso?

Como já mencionamos lá em cima, a notícia surgiu em janeiro de 2015, logo após a morte do traficante Marco Archer, que foi executado no dia 17 de janeiro pelas autoridades indonésias sob a acusação de tráfico de drogas. Ele estava preso naquele país desde 2003 após ter sido flagrado com 13 quilos escondidos dentro das ferragens de sua asa delta.

Apesar dos pedidos de clemência até da própria presidente Dilma, Archer foi fuzilado e seu corpo foi cremado e entregue à família, aqui no Brasil.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Imediatamente após a confirmação da morte do brasileiro, inúmeros blogs começaram a espalhar o boato afirmando que o Governo Brasileiro iria homenagea-lo. No entanto, tudo não passou de mais uma farsa da web…

Não há nenhum anúncio oficial de nenhum órgão do Governo a respeito dessa suposta inauguração. Nem mesmo no site da prefeitura carioca.

O busto do traficante

A imagem que está sendo espalhada junto com o boato não tem nada a ver com nenhum dos traficantes mortos na Indonésia. A foto do busto foi roubada do site Bustos e é, na verdade, do ex-governador do estado de São Paulo, Laudo Natel. O político foi homenageado com um busto feito pelo poder Executivo de São Manuel (SP), cidade natal do governador. O busto foi descerrado na Praça “Dr. Pereira de Resende”, e está localizado ao lado do também ex-governador do Estado de São Paulo, Dr. Adhemar de Barros.

Boato reciclado

Quem acompanha o E-farsas já sabe que uma das características de um boato é que ele sempre volta a circular de tempos em tempos. No caso da suposta estátua em homenagem ao traficante, o assunto voltou a aparecer nas redes sociais após a divulgação da notícia de que outro brasileiro também foi executado na Indonésia sob a acusação do mesmo crime.

No dia 28 de abril de 2015, Rodrigo Gularte também foi fuzilado após ficar preso desde 2004 por tráfico de drogas.

De acordo com o portal G1, Dilma Rousseff também entrou em contato com o Governo Indonésio para pedir clemência e nome do condenado com a alegação de que o brasileiro possuía problemas mentais, mas as tentativas foram em vão!

Conclusão

Não foi (e nem será) feito um busto em homenagem ao(s) traficante(s) executado(s) na Indonésia! Parem de compartilhar esse boato no Whatsapp e nas demais redes sociais!

Continue lendo
24 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo