Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Dilma Rousseff confirmou um ataque hacker ao ministro Sérgio Moro?

Falso

Dilma Rousseff confirmou um ataque hacker ao ministro Sérgio Moro?

Dilma Rousseff confirmou um ataque hacker ao ministro Sérgio Moro?

A ex-presidente Dilma Rousseff sempre foi famosa por colecionar pérolas e gafes, mas não somente no exercício do mandato. Assim como diversos outros presidentes, ela também se mostrou um pouco confusa em determinadas ocasiões. Uma dessas ocasiões ocorreu alguns dias atrás, mais precisamente na última quinta-feira, dia 11 de julho de 2019.

Durante o período da tarde, ela visitou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na Superintendência Nacional da Polícia Federal em Curitiba, onde ele está preso desde abril de 2018. Após a visita, Dilma respondeu perguntas de jornalistas e comentou a publicação de conversas atribuídas ao então juiz Sérgio Moro e a integrantes da Lava Jato. Ela estava na companhia de Pilar del Río, escritora e viúva do escritor José Saramago.

Dilma e Pilar del Río visitaram o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva.

A Viralização de um Pequeno Trecho

Pouco tempo depois, um pequeno trecho de seu comentário viralizou nas redes sociais. Juntamente com a viralização houve a alegação de que Dilma havia confirmado um ataque hacker ao ministro Sérgio Moro. Confira o que Dilma disse nesse trecho:

“(…) que fala o seguinte. Primeiro, se há vazamento foi um hacker. Foi um hacker. Mas se há vazamento e foi um hacker, o vazamento não tem tanta importância. Se há vazamento, foi um hacker… e o vazamento não tem tanta importância… o que é que se faz? Se trata como? Se considera o quê? Ah, num tem… num podemos levar em conta. Ah, mas se tivermos, se for um vazamento… e tem importância, o que é que acontece? Ah, foi em nome do combate à corrupção. Então, esse raciocínio, ele é uma bomba atômica em cima do sistema de Justiça desse país. Quem concordar com ele está condenando o estado democrático (…)”

Confira o vídeo abaixo:

Entretanto, será que isso é realmente verdade? Dilma realmente confirmou um ataque hacker ao ministro Sérgio Moro? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Falso! Dilma não confirmou que o ministro Sérgio Moro foi vítima de um ataque hacker. O trecho que foi amplamente divulgado dá essa impressão ao espectador, porém antes disso ela avisou que iria tentar reproduzir o raciocínio de um historiador chamado Fernando Horta. Ela ainda disse que não tinha certeza se conseguiria reproduzi-lo. Portanto, Dilma não confirmou absolutamente nada nesse sentido. Aliás, nem o historiador, que Dilma tentou parafrasear, confirmou isso.

Confira novamente esse trecho, porém mais ampliado, a partir da repetição da transmissão ao vivo realizada pelo canal do Partido dos Trabalhadores (PT), no YouTube:

Na verdade, o maior problema é que ex-presidente não conseguiu reproduzir com clareza o raciocínio de Fernando Horta.

Eis o que foi realmente publicado pelo historiador no dia 20 de junho de 2019, em sua conta no Twitter:

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Tuíte publicado por Fernando Horta.

Conforme vocês podem perceber, Fernando Horta também não confirmou um ataque hacker ao ministro Sérgio Moro. Além disso, assim que o historiador se deparou com a fala de Dilma Rousseff, ele comentou sobre isso em sua página no Facebook. Fernando, inclusive, mostrou o seu próprio tuíte como referência:

Publicação de Fernando Horta, no Facebook.

Fernando Horta é um professor formado em História pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) com mestrado em História das Relações Internacionais pela UnB (Universidade de Brasília). Fernando também possui doutorado em História das Relações Internacionais na UnB. Ele tentou se candaditar a deputado federal pelo PT, no Distrito Federal, nas eleições de 2018, mas não foi eleito. Ele recebeu apenas 435 votos.

Houve ou Não um Ataque Hacker?

Até o presente momento, o jornalista Gleen Greenwald não disse que as mensagens, que vêm sendo atribuídas ao ministro Sérgio Moro e ao procurador da República Deltan Dallagnol, são frutos de um ataque hacker. Ele disse apenas que se tratava de uma “fonte anônima”. O que temos até o momento são inquéritos abertos pela Polícia Federal (PF) para apurar a suposta invasão de telefones celulares de membros da força-tarefa da operação e suas conversas com o então juiz Sérgio Moro, atual ministro da Justiça. A invasão investigada pela PF seria a fonte do vazamento de mensagens privadas entre os membros do Ministério Público Federal (MPF) e Moro.

Segundo o delegado da PF, Luciano Flores, que assumiu o comando da superintendência da corporação no Paraná, em fevereiro deste ano, com a missão de dar continuidade à Lava Jato, as investigações ainda estão em andamento.

Desde a divulgação das supostas conversas, o ministro Sérgio Moro alega não reconhecer a autenticidade das mensagens, as quais ele diz terem sido colhidas por meio de invasão criminosa de hackers, e que podem ter sido adulteradas e editadas. Enfim! Obviamente, cada um terá sua opinião acerca do tema, mas é importante que tudo seja devidamente investigado pelas autoridades competentes.

Conclusão

Dilma não confirmou que o ministro Sérgio Moro foi vítima de um ataque hacker. O trecho que foi amplamente divulgado dá essa impressão ao espectador, porém antes disso ela avisou que iria tentar reproduzir o raciocínio de um historiador chamado Fernando Horta. Ela ainda disse que não tinha certeza se conseguiria reproduzi-lo. Portanto, Dilma não confirmou absolutamente nada nesse sentido.

Aliás, ao verificarmos o texto original, nem o historiador, que Dilma tentou parafrasear, confirmou isso.

Continue lendo

Jornalista, redator, e pesquisador de comunicação social com foco no combate a disseminação de notícias falsas. Colaborador do site de verificação de fatos E-farsas.com desde janeiro de 2019. Entre junho de 2015 e abril de 2018, trabalhei como redator do blog AssombradO.com.br, além de roteirista do canal AssombradO, no YouTube, onde desmistificava todos os tipos de engodos pseudocientíficos, além de casos supostamente sobrenaturais.

19 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo