11.9 C
São Paulo
quarta-feira, agosto 10, 2022

É verdade que o céu ficou verde em tempestade na Dakota do Sul? 

- Publicidade -

Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram um céu esverdeado durante uma tempestade e texto afirma que o fenômeno teria acontecido nos Estados Unidos! Será verdade?

As imagens começaram a se espalhar através das redes sociais na primeira semana de julho de 2022 e mostram a formação de uma grande tempestade, mas o que chamou mesmo a atenção foi o céu, que aparecia esverdeado nas filmagens!

Segundo os textos que acompanham os vídeos, o fenômeno teria acontecido no estado norte-americano da Dakota do Sul, mas será que isso é verdade mesmo?

O céu teria ficado verde em uma cidade nos Estados Unidos! Será verdade? (foto: Reprodução/Twitter)

Verdade ou mentira?

No dia 05 de julho de 2022, os céus da cidade de Sioux Falls, no estado americano da Dakota do Sul, foram palco de um fenômeno considerado raro: momentos antes de uma grande tempestade atingir o local, o céu ficou com um tom esverdeado!

De acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos, a tempestade chegou a ventos de 159 km/h, deixando cerca de 28 mil moradores locais sem energia elétrica.

Comportamento da luz explica o fenômeno

Em entrevista ao New York Times, o meteorologista do escritório do Serviço de Meteorologia em Sioux Falls Peter Rogers explicou que cores incomuns antes ou durante uma tempestade às vezes ocorrem dependendo de como a luz do sol interage e se espalha entre as diferentes partículas na atmosfera.

“Não é incomum durante uma tempestade que o céu fique roxo ou mesmo completamente escuro durante o dia.”, disse Rogers

O meteorologista completou ainda que:

“Céus verdes antes ou durante uma tempestade podem ser um indicador de granizo forte, de acordo com o Serviço de Meteorologia. Mas enquanto a cor do céu pode ser um indicador do mau tempo que está por vir, isso nem sempre é o caso”

Apesar do aviso colorido, não houve muitos relatos de granizo na região.

Explicação semelhante para o céu verde foi dada pelo colega de Peter, Cory Martin. Segundo o meteorologista, as partículas de água presentes nas nuvens bastante carregadas agem como um prisma quando são iluminadas pela luz amarelada do do pôr do sol. Geralmente, quando essas partículas refletem a luz azul e se misturam com os tons amarelos, acabam gerando o céu verde (quem ainda lembra das aulas de Arte, quando a gente criava a cor verde misturando azul com amarelo?).

- Publicidade -

Conclusão

Os vídeos que mostram o céu verde durante uma tempestade são reais e foram filmados no estado norte-americano da Dakota do Sul, no dia 05 de julho de 2022! O fenômeno raro ocorre devido à refração da luz do pôr do sol nas partículas de água presentes nas nuvens!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui