22.6 C
São Paulo
sábado, dezembro 4, 2021

Escultura antiga prova que o Batman foi inspirado no deus maia Camazotz?

- Publicidade -

É verdade que uma escultura antiga prova que o personagem dos quadrinhos Batman foi inspirado em um deus maia chamado Camazotz, adorado pelos maias há 2.500 anos?

A imagem de uma escultura em forma de vestimenta de um homem com cabeça de morcego começou a se espalhar nas redes sociais, na segunda quinzena de maio de 2019. De acordo com o texto que acompanha a foto, o deus maia chamado Camazotz – adorado há 2.500 anos – teria servido de inspiração para o personagem dos quadrinhos Batman.

A semelhança entre o Batman e a imagem espalhada nas redes sociais é grande, mas será que isso é verdade mesmo?

Deus maia teria servido de inspiração para o Batman dos quadrinhos? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

De fato, Camazotz é o nome de um deus-morcego que foi adorado pelos antigos maias. Seu nome significa “morcego da morte” na Língua quiché. De acordo com o site Ancient Pages, os maias o consideravam o Camazotz um deus aterrorizante que servia à Morte e governava o domínio do crepúsculo.

Estátua de um Camazotz! (foto: Reprodução/Google Images)

Procuramos por textos que comprovem que os criadores do personagem Batman (Bob Kane e Bill Finger, em 1939) tenham se inspirado na mitologia maia, mas não encontramos nada. Nessa matéria do site Mondo Vazio é mostrado que as inspirações para a criação do Batman vieram de pelo menos 5 herois (e nenhum deus maia está entre eles).

A máscara antiga do “Batman” encontrada

Apesar de um deus-morcego realmente fazer parte da mitologia maia, a imagem da escultura que se espalhou junto com o texto não é antiga. Trata-se do trabalho de um estúdio chamado Kimbal. Com sede em Iucatã (México), a empresa se define como um estúdio especializado na criação de projetos diferenciados, como móveis e ambientes de decoração.

A escultura do “Batman ancestral”, na verdade, foi criada pela Kimbal como parte de uma exposição ocorrida em setembro de 2014, em comemoração aos 75 anos da estreia do personagem Batman:

Foto: Divulgação

- Publicidade -

De acordo com uma publicação feita no Behance, a Warner Bros e Museu mexicano de design reuniram 30 artistas para participar da exposição “BATMAN através da criatividade MEXICAN“.

“O deus morcego da cultura Camazotz está associado com a noite e o submundo foi o ponto de partida para a peça executada, cores e formas de decoração são inspirados na cerâmica braceros encontrado no Templo da cruz foliated em as ruínas arqueológicas de Palenque, gerando uma peça que presta homenagem ao nosso passado pré-hispânico.”

Conclusão

A escultura de um homem-morcego, que supostamente é de uma civilização antiga, é – na verdade – uma obra de arte de 2014 criada por um estúdio mexicano para comemorar os 75 anos do personagem Batman dos quadrinhos!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

15 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui