Escultura antiga prova que o Batman foi inspirado no deus maia Camazotz?

15
35423
Deus maia teria servido de inspiração para o Batman dos quadrinhos? (foto: Reprodução/Facebook)

É verdade que uma escultura antiga prova que o personagem dos quadrinhos Batman foi inspirado em um deus maia chamado Camazotz, adorado pelos maias há 2.500 anos?

A imagem de uma escultura em forma de vestimenta de um homem com cabeça de morcego começou a se espalhar nas redes sociais, na segunda quinzena de maio de 2019. De acordo com o texto que acompanha a foto, o deus maia chamado Camazotz – adorado há 2.500 anos – teria servido de inspiração para o personagem dos quadrinhos Batman.

A semelhança entre o Batman e a imagem espalhada nas redes sociais é grande, mas será que isso é verdade mesmo?

Deus maia teria servido de inspiração para o Batman dos quadrinhos? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

De fato, Camazotz é o nome de um deus-morcego que foi adorado pelos antigos maias. Seu nome significa “morcego da morte” na Língua quiché. De acordo com o site Ancient Pages, os maias o consideravam o Camazotz um deus aterrorizante que servia à Morte e governava o domínio do crepúsculo.

Estátua de um Camazotz! (foto: Reprodução/Google Images)

Procuramos por textos que comprovem que os criadores do personagem Batman (Bob Kane e Bill Finger, em 1939) tenham se inspirado na mitologia maia, mas não encontramos nada. Nessa matéria do site Mondo Vazio é mostrado que as inspirações para a criação do Batman vieram de pelo menos 5 herois (e nenhum deus maia está entre eles).

A máscara antiga do “Batman” encontrada

Apesar de um deus-morcego realmente fazer parte da mitologia maia, a imagem da escultura que se espalhou junto com o texto não é antiga. Trata-se do trabalho de um estúdio chamado Kimbal. Com sede em Iucatã (México), a empresa se define como um estúdio especializado na criação de projetos diferenciados, como móveis e ambientes de decoração.

A escultura do “Batman ancestral”, na verdade, foi criada pela Kimbal como parte de uma exposição ocorrida em setembro de 2014, em comemoração aos 75 anos da estreia do personagem Batman:

Foto: Divulgação

De acordo com uma publicação feita no Behance, a Warner Bros e Museu mexicano de design reuniram 30 artistas para participar da exposição “BATMAN através da criatividade MEXICAN“.

“O deus morcego da cultura Camazotz está associado com a noite e o submundo foi o ponto de partida para a peça executada, cores e formas de decoração são inspirados na cerâmica braceros encontrado no Templo da cruz foliated em as ruínas arqueológicas de Palenque, gerando uma peça que presta homenagem ao nosso passado pré-hispânico.”

Conclusão

A escultura de um homem-morcego, que supostamente é de uma civilização antiga, é – na verdade – uma obra de arte de 2014 criada por um estúdio mexicano para comemorar os 75 anos do personagem Batman dos quadrinhos!

15 COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here