18.4 C
São Paulo
quinta-feira, dezembro 1, 2022

Ex-farsas! Quando a mentira deixa de ser uma farsa! Parte 1

- Publicidade -

Muitas vezes, aquela história falsa que circula pela web acaba deixando de ser uma farsa e o que era mentira, acaba virando verdade. A morte do humorista Bussunda 4 anos antes de sua morte real, passando pela pegadinha do navegador que não precisa de teclados ou mouse ou o casal que não se beijou em Vancouver, listamos três dessas pesquisas nesse primeiro capítulo no E-farsas.

 

ex-farsas - As farsas que não mais farsas!

 

Morte do humorista Bussunda – 2003

Em 2003, Wagner Martins – criador do blog Cocadaboa – inventou o boato da morte do humorista do Casseta e Planeta. Famoso por criar alguns dos maiores hoaxes que se espalharam pela internet nos anos de 2002 a 2004, Wagner Martins deixou bem claro que se tratava de uma paródia de outro boato mais antigo (que dizia que o jornalista Roberto Marinho já estava morto havia anos, mas a Rede Globo estaria acobertando o ocorrido!).

Na época, até o Casseta Bussunda brincou com a falsa notícia da própria morte.

[iframe: width=”590″ height=”430″ src=”http://www.youtube.com/embed/4hwoxCgcWLI” frameborder=”0″ allowfullscreen]

Por que não é mais farsa?

Infelizmente, No dia 17 de junho de 2006 (3 anos depois do boato), Cláudio Besserman Vianna – o Bussunda – faleceu vitima de um ataque do coração. A única coincidência foi essa: quem inventou esse boato “apostou” no ataque cardíaco e, infelizmente, acertou. O resto da história não foi nem um pouco parecida com o boato.

Em 2010, tivemos a oportunidade de entrevistar o Cocadaboa lá na JustTV e falamos um pouco de como é a profissão de boateiro.

 

Navegador controlado por gestos – 2009

- Publicidade -

No dia 1° de abril de 2009, o pessoal do Opera Software fez um vídeo mostrando uma nova tecnologia que permitiria ao usuário navegar na web apenas por gestos faciais! O vídeo era falso, uma brincadeira do dia da mentira, mas muita gente acreditou que seria possível usar o navegador Opera somente através de caretas!

[iframe: width=”590″ height=”330″ src=”http://www.youtube.com/embed/kkNxbyp6thM” frameborder=”0″ allowfullscreen]

Por que não é mais farsa?

Apesar do browser Opera até hoje ainda não ter a tecnologia incorporada ao seu produto, já existem vários softwares que permitem o uso de computadores sem o uso de periféricos como mouse e teclado. Os programas HeadMouse e o eViacam – ambos gratuitos – são dois exemplos de iniciativas nessas áreas. Essa tecnologia permite que o usuário comande seu computador através de movimentos da cabeça, olhos e boca. Essa matéria no TecMundo explica como isso funciona.

 

Rapaz beija uma moça durante manifestação em Vancouver

Mostramos aqui no E-farsas uma das fotos mais famosas de 2011. Um casal parece estar se beijando, deitados no chão, no meio da rua num confronto entre policiais e torcedores.

Casal beijando em Vancouver
Casal parece estar se beijando durante confronto em Vancouver

O fato ocorreu no dia 15 de junho de 2011, os torcedores do time de hóquei Canucks de Vancouver, no Canadá, saíram às ruas para protestar contra o fracasso da seleção nas quadras. No meio da confusão, um casal chamou a atenção. Os dois estavam se beijando no meio da rua! Apuramos que tudo não passou de uma ilusão. Do ângulo em que o fotógrafo estava, parecia que tava rolando um beijão daqueles, mas outras fotos tiradas de outros locais mostravam que o rapaz estava apenas protegendo a garota. Em entrevistas, o casal dizia que eram apenas bons amigos!

Por que não é mais farsa!

De fato, o casal não estava mesmo se beijando no dia do confronto em Vancouver. E é verdade que, na época, os dois eram “apenas bons amigos”. No entanto, em entrevista recente, eles explicaram que o rapaz até chegou a dar uma bitoca na moça apenas para acalmá-la, mas a fama fez com que a dupla se aproximasse e hoje em dia eles acabaram virando namorados.

 

E você, tem conhecimento de alguma ex-farsa? Manda pra gente nos comentários.

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

8 COMENTÁRIOS

  1. Olá!Gostaria de saber se procede a informação sobra embalagem de plástico em extintores de incendio, que seriam geradoras de multa. Forte abraço

  2. Tem também o caso do iCade, uma espécie de máquina de fliperama em miniatura, onde você poderia encaixar o Ipad e emular uma máquina de fliperama para os jogos do tipo arcade. O curioso é que essa brincadeira de 1° de abril feita pelo ThinkGeek acabou deixando de ser brincadeira e o dispositivo realmente foi inventado e chegou ao mercado. Eu mesma comprei um.

    Mais informações aqui
    http://9to5mac.com/2011/01/08/icade-ipad-box-born-as-an-april-fools-day-joke-comes-to-life/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui