Connect with us

E-farsas

Fake em Nóis: Copia, mas não faz igual!

Cinema / TV

Fake em Nóis: Copia, mas não faz igual!

Nesse episódio, Pirulla e Gilmar mostram que não existe nada original no mundo e que tudo que existe é uma cópia de outras coisas mais antigas!

Você sabia que tudo é cópia e que não existe nada original? Seja no mundo da música, do cinema, da TV, livros, quadrinhos… tudo é uma cópia de outra coisa mais antiga ou a combinação de outras ideias já realizadas.

A explicação para esse fenômeno pode estar no nosso cérebro e nesse Fake em Nóis tentamos explicar através de vários exemplos como isso funciona, além de mostrar como as fake news se aproveitaram disso para ganhar força.

Nesse episódio:

  • A banda Led Zeppelin copiou as músicas Bring it on Home e Taurus?
  • Rod Stewart copiou Jorge Ben Jor?
  • E Star Wars, de George Lucas, é mesmo uma obra original ou foi tudo uma série de homenagens a outros filmes?
  • Os filmes estrelados por Tom Cruise tem os roteiros todos iguais mesmo?

Para assistir a esse Fake em Nóis, basta clicar no player abaixo:

Ou, se preferir, ouça a versão em áudio do episódio:

Muito obrigado pela audiência e pelos comentários! O Fake em Nóis vai ao ar toda quarta-feira, sempre às 19h, no canal Splash do YouTube!

Links consultados

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!

Comentários

Mais Checagens em Cinema / TV

To Top