21.8 C
São Paulo
sábado, dezembro 4, 2021

Foto da Lua atrás do Cristo Redentor só pode ser tirada uma vez por ano!

- Publicidade -

Incrível fotografia mostra o Cristo Redentor na frente da Lua. Fenômeno pode ser fotografado apenas uma vez por ano! Verdadeiro ou falso?

Essa foto surgiu na web há um bom tempo e mostra a Lua passando por trás da estátua do Cristo Redentor, um dos cartões postais do Rio de Janeiro.

De acordo com o texto que acompanha a imagem, a foto teria sido tirada às 6h da manhã deste fim de semana. O autor do texto também afirma que isso só ocorre uma vez por ano e o fotógrafo teve que ligar para o serviço de meteorologia para saber o horário exato de fazer a foto.

Cristo Redentor com a Lua ao fundo! Será real ou montagem?
Cristo Redentor com a Lua ao fundo! Será real ou montagem?

 

Será que essa história é verdadeira ou falsa?

A foto é real, mas a história é falsa!

A grande dificuldade se achar um autor de uma fotografia na web se dá pelo fato de que muitas pessoas usam as imagens sem dar os devidos créditos. Muitas fotos são usadas na web sem que os autores recebam por elas. Pior: a grande maioria sequer coloca o nome do fotógrafo nas imagens.

Em 2009, na entrevista que fizemos com o fotógrafo Alex Villegas na Justtv, ele nos contou que a maioria dos sites de jornais e revistas respeitam os créditos, mas alguns acham que postar o nome do fotógrafo junto às fotos achando que estão fazendo um favor ao profissional. Já pensou numa coisa dessas?

Apesar das dificuldades de se achar o autor de alguma foto na web, conseguimos descobrir graças ao site da Folha de São Paulo, o nome do fotógrafo.

- Publicidade -

A fotografia do Cristo Redentor na frente da Lua foi feita pelo fotógrafo Antonio Lacerda. Em seu site estão expostas essa e várias outras fotos do artista, que é profissional desde 1990. Já trabalhou no Jornal O Dia e no Jornal do Brasil. Atualmente, Antonio trabalha na Agência Internacional de Notícias EFE.

Fotógrafo Antonio Lacerda - reprodução de seu site oficial!
Fotógrafo Antonio Lacerda – reprodução de seu site oficial!

Que a imagem é real, não há dúvidas!

Quem confirma isso é o próprio fotógrafo. Entramos em contato via e-mail com Antonio Lacerda e ele mesmo confirmou a autenticidade e a autoria da fotografia.

Segundo o próprio Antonio, ele já perseguia esse clique há 2 anos antes de conseguir a pose exata e a foto foi enviada para concorrer ao premio Embratel de fotografia.

Essa é a parte real da história.

O falso disso tudo é o trecho que diz que autor da imagem teve que ligar para o instituto de Meteorologia para saber o momento certo em que a Lua iria passar por trás do Cristo Redentor. A escolha do dia para tentar fazer a foto foi decisão do próprio fotógrafo. Antonio Lacerda  explica que apontou sua camêra para o ponto onde queria a foto às 3 horas da madrugada e só foi conseguir a foto perfeita às 6 da manhã.

“A foto não é montagem” – explica Lacerda. “NÃO há nenhuma manipulaçao, coisa que jamais fiz ou farei na minha vida profissional. O fato da lua estar grande deve-se ao uso da teleobjetiva de longo alcance há uma distancia grande que causa esse efeito.“, escreve.

E ainda, o texto diz que a foto foi feita às 6h da manhã do ultimo final de semana. Como sempre falamos aqui no E-farsas.com, textos como esse não são datados, então mesmo depois de vários meses circulando por aí, quem recebe o e-mail sempre vai achar que o fato ocorreu na ultima semana. Sempre tem-se a impressão de que o texto é “fresquinho”!

Outra inverdade do texto: isso não acontece apenas uma vez por ano. De acordo com Antonio Lacerda, só é possível esse mesmo clique em 2 meses do ano (e nas noites de lua cheia, é claro!).

Temos que reconhecer que essa imagem é muito bacana e que é preciso muita dedicação e talento para tentar reproduzir o feito de Lacerda.

Outros fotógrafos também fizeram ótimas imagens da estátua do Cristo Redentor, como podemos ver abaixo:

Cristo Redentor na frente da Lua de Antonio Gauderio
Cristo Redentor na frente da Lua – Antonio Gauderio

No dia 17 de julho de 2011, o jornal O Globo publicou uma foto da repórter Marcia Foletto do Cristo Redentor. A ilusão gerada na fotografia deu a impressão de que a estátua estava segurando a Lua nos ombros.

Cristo e a Lua - Marcia Foletto para o jornal O Globo!
Cristo Redentor com Lua nos ombros – créditos: Marcia Foletto – O Globo!

Conclusão:

Imagem real! História falsa!

 Sites pesquisados:

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

14 COMENTÁRIOS

  1. Ficou muito show a foto, realmente…como gosto de fotografia, é só ver o tamanho da objetiva do cara que dá pra ter idéia de que a foto é real…mas a historinha que vem com ela…rss
    Valeu Gilmar

  2. Quem é do Rio sabe que tanto a lua quanto o sol nascem de frente para o Cristo. Fala sério. Se o Fotografo diz que essa foto foi tirada as seis da manhã, ela jamais poderia estar atrás do Cristo. Totalmente FAke. Segundo: a proporção da lua com o Cristo é irreal. Se ele fosse dar um zoom na lua o cristo também teria que crescer….totalmente fake.

    • Pq era de manhã não quer dizer que a lua stava nascendo. Se o Cristo é de frente para o nascente, a lua estava se pondo, o sol nascendo, e por estarem opostos, a lua é cheia! O efeito do zoom é pq qdo vc está mto distante de dois objetos, a distância faz com que a diferença de tamanho entre eles seja diminuída (por isso a lua “cobre o sol” nos eclipses, apesar de ser infinitamente menor que ele).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui