Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Funcionário de uma padaria em Cruzeiro/SP morreu por COVID-19 e contaminou outros colegas?

Fora de Contexto

Funcionário de uma padaria em Cruzeiro/SP morreu por COVID-19 e contaminou outros colegas?

Funcionário de uma padaria em Cruzeiro/SP morreu por COVID-19 e contaminou outros colegas?

A atual pandemia de COVID-19 vem alimentando uma onda de alarmismo entre a população! Muitos acabam querendo saber, avidamente, os nomes/endereços das pessoas por trás dos casos confirmados em suas respectivas cidades. E, todo esse alarmismo, acaba gerando situações extremamente delicadas.

Um exemplo disso ocorreu na manhã de hoje na cidade de Cruzeiro/SP. Isso porque anda circulando uma história em grupos de WhatsApp na cidade, de que um funcionário chamado “Tonhão”, um suposto funcionário da Padaria e Lanchonete Caravela uma das mais antigas e frequentadas padarias da cidade teria morrido em decorrência da COVID-19. Além disso, outros funcionários também teriam testado positivo!

Entretanto, será que essa história é realmente verdadeira? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

A foto que vem circulando em grupos de WhatsApp na cidade de Cruzeiro pertence a um morador da cidade de São Paulo! Esse morador seria/teria sido funcionário de uma padaria homônima localizada na Vila Císper, no distrito de Ermelino Matarazzo, Zona Leste da capital!

Numa rápida busca em publicação recentes, no Facebook, encontramos inúmeros moradores locais (1,2,3), entre eles amigos próximos de “Tonhão”, lamentando sua morte em decorrência da COVID-19! Contudo, não encontramos nenhuma evidência, exceto anedótica, sobre a causa do óbito.

Numa rápida busca em publicação recentes, no Facebook, encontramos diversos moradores locais lamentando a morte desse cidadão por COVID-19.

Tentamos Contato com a Padaria da Vila Císper, Zona Leste de São Paulo

Tentamos um contato telefônico com a padaria localizada na Vila Císper, Zona Leste de São Paulo, na manhã e tarde de hoje (11), mas não tivemos sucesso. Infelizmente, a ligação caiu numa caixa postal nas quatro tentativas que fizemos em horários diferentes.

Entramos em Contato com a Padaria e Lanchonete Caravela na Cidade de Cruzeiro/SP

Através de sua página no Facebook, a Padaria e Lanchonete Caravela de Cruzeiro divulgou que não possui nenhum funcionário chamado/apelidado de “Tonhão” e que não havia nenhum caso suspeito ou confirmado de COVID-19 em seu quadro de funcionários.

Publicação da página da Padaria e Lanchonete Caravela de Cruzeiro/SP.

Portanto, a Padaria e Lanchonete Caravela de Cruzeiro/SP não tem a nada a ver com a história!

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

A Origem da História

Toda essa confusão aconteceu a partir de uma captura de tela divulgada através de um perfil no Facebook na noite de ontem (10). A captura de tela, no entanto, apresentava fortes indícios de ter sido manipulada digitalmente, visto que a informação sobre os “seis funcionários com COVID-19” não soava pertencer a conversa original.

Por outro lado, num áudio que foi enviado para nós, originado do número de telefone que aparece na captura de tela, foi mencionado que esse RUMOR estaria circulando entre os moradores da Vila Císper.

Entramos em Contato com o Responsável Pelo Áudio

O responsável pelo áudio o qual tivemos acesso disse que “Tonhão” teria realmente morrido, e que ele era funcionário da padaria homônima da Vila Císper. Ele também afirmou categoricamente, que não publicou absolutamente nada nas redes sociais!

Felizmente, durante nosso contato ele conseguiu localizar o responsável por realizar a montagem (a frase em negrito não pertencia a conversa original)! Ele foi até a residência dessa pessoa e pediu para que a publicação do Facebook fosse apagada! Assim sendo, a propagação do RUMOR foi parcialmente contido (antes tarde do que nunca)!

Ao menos até o presente momento, não temos como confirmar existência de um ou mais funcionários com COVID-19 nessa padaria localizada na Vila Císper. Trata-se atualmente de um RUMOR. Portanto, tenham muita cautela e evitem repassar/compartilhar essa informação sem que haja uma confirmação das partes envolvidas nessa história.

Ao menos até o presente momento, não temos como confirmar existência de um ou mais funcionários com COVID-19 nessa padaria localizada na Vila Císper. Trata-se atualmente de um RUMOR.

Conclusão

Uma vez que múltiplos elementos foram analisados neste artigo, vamos dividir a nossa conclusão!

  • A foto atribuída a um funcionário da Padaria e Lanchonete Caravela de Cruzeiro/SP, na verdade era de um morador da cidade de São Paulo! Esse morador seria/teria sido funcionário de uma padaria homônima localizada na Vila Císper, no distrito de Ermelino Matarazzo, Zona Leste da capital. Assim sendo, classificamos esse ponto como “Fora de Contexto”‘;
  • Desde ontem (10) circula a informação que esse cidadão teria morrido por COVID-19! Há fortes indícios apontando que o cidadão tenha morrido, mas não conseguimos confirmar a causa do óbito. Portanto, por uma questão de cautela, classificamos temporariamente esse ponto como “Indeterminado”;
  • A suposta existência de mais seis funcionários com COVID-19 nessa padaria da Vila Císper é um outro ponto nebuloso nessa história! Não encontramos nenhuma evidência, exceto anedótica, que aponte para isso. Logo, mais uma vez, por questão de cautela, classificamos temporariamente esse ponto como “Indeterminado”.

Caso tenhamos mais informações sobre esse caso manteremos vocês informados através de atualizações neste mesmo artigo.

Continue lendo
4 Comentários

4 Comments

  1. Maria

    12 de junho de 2020 em 2:46

    Algum dos envolvidos agiu de MÁ-FÉ, heim!? 😐 Depois a Polícia e/ou Oficial de Justiça vai fazer uma visitinha aos sujeitos e ficam surpresos com um belo PROCESSO JUDICIAL nas costas. Bom, essa é uma das funções mais nobres das Agências de Fact-Checking: podem salvar VIDAS e/ou REPUTAÇÕES de pessoas, empresas, instituições etc, além de é claro, se possível e conveniente, IDENTIFICAR O(S) (IR)RESPONSÁVEIS por determinada Fake News e/ou similares. 😉

  2. Zé jacaré

    12 de junho de 2020 em 15:58

    A coxinha da Caravela é muito boa, vale o risco.

    • Gilmar Lopes

      12 de junho de 2020 em 16:13

      Será que o Marco Faustino conhece?

      • Marco Faustino

        12 de junho de 2020 em 16:48

        Embora esteja de dieta e, portanto, evitando frituras desde outubro do ano passado, prefiro a do Duque Massas!

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo