A Holanda criou vídeo satirizando as Olimpíadas no Rio de Janeiro?

5
3896

Será que os holandeses criaram um desenho animado mostrando os perigos pra quem irá visitar o Rio de Janeiro durante as Olimpíadas no Brasil em 2016?

O clipe musical cantado em inglês apareceu em maio de 2016 nas redes sociais, sendo bastante compartilhado através do WhatsApp. Nele podemos ver uma série de personagens infantis e bastante simpáticos, morrendo de diversas formas enquanto passeam pelo Rio de Janeiro.

A letra da música alerta para os perigos de se visitar s Cidade Maravilhosa e os personagens vão morrendo, atingidos por balas perdidas, facadas e outras mazelas que seriam (segundo o vídeo) tipicas dos brasileiros.

O texto que acompanha a animação afirma que a sátira já estaria sendo compartilhada nos Estados Unidos, Rússia, Japão e em toda a Eurpoa.

Será que a Holanda criou mesmo essa animação para satirizar o Brasil?

Assista ao vídeo abaixo e veja o que descobrimos:

Mensagem espalhado pelo WhatsApp afirma que essa animação teria sido feita pela Holanda para satirizar o Rio de Janeiro!
Mensagem espalhado pelo WhatsApp afirma que essa animação teria sido feita pela Holanda para satirizar o Rio de Janeiro!

Verdade ou farsa?

O clipe animado “Dumb Ways to Die in Rio” já teve mais 3 milhões de visualizações! Só que ele não foi feito na Holanda e tampouco tem a ver com as Olimpíadas!

Na verdade, essa divertida animação foi produzida por brasileiros, em 2013, e é uma sátira ao Brasil em cima de um outro clipe, de 2012.

O vídeo original chamado “Dumb ways to die” (ou “Maneiras idiotas de morrer”) era um alerta de segurança feito para o metrô de Melbourne, na Austrália. O monstrinhos engraçadinhos mostravam como se morria das maneiras mais idiotas, como atravessar os trilhos do metrô sem permissão.

Só na semana em que foi lançada no YouTube, a animação teve mais de 17,5 milhões de visualizações (hoje, já foram mais de 129 milhões de views!) e tanto sucesso fez a ideia virar até um joguinho para smartphone!


Em 2013, a agência brasileira Silence criou a sua versão abrasileirada de Dumb Ways to Die na cidade do Rio de Janeiro.

Em entrevista ao site da revista Veja, o pessoal da Silence disse que a letra foi criada de forma colaborativa por um grupo de publicitários e a produção musical foi uma parceria com a cantora Luiza Souto, que é a interprete da música da animação.

Conclusão

A animação que se espalhou no WhatsApp como se fosse uma produção holandesa feita para satirizar as Olimpíadas no Rio de Janeiro em 2016 é, na verdade, uma brincadeira feita por uma agência de publicidade brasileira, em 2013!

*Sugestão de Airton Lieuthier!    

5 COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here