17.2 C
São Paulo
domingo, agosto 1, 2021

Jornal Nacional sensacionalista vazou na web?

- Publicidade -

Será verdade que vazou na internet uma versão sensacionalista do Jornal Nacional da Rede Globo, mostrando cenas fortes e nudez?

O vídeo apareceu na web no começo da segunda semana março de 2016, e mostra os apresentadores Willian Bonner e Carlos Nascimento anunciando as notícias de uma edição do Jornal Nacional. Até aí, tudo bem, não fosse a maneira como as manchetes estavam sendo apresentadas!

A dupla de apresentadores descrevia as notícias como se o Jornal Nacional fosse uma versão sensacionalista da atração, com muitas cenas de mortes, nudez além de muitas palavras de baixo calão!

Em uma das chamadas, Willian Bonner se chama uma chacina de “sopa de presunto“, além de mostrar um casal fazendo sexo ao ar livre.

O vídeo se espalhou rapidamente através das redes sociais e foi um dos assuntos mais comentados na web no dia 8 de março de 2016, mas a dúvida que muitos ficaram é: Será que isso é verdade ou farsa?

Como o vídeo contém muitas cenas fortes, optamos por não mostra-lo aqui, mas você pode encontrar essas cenas facilmente em uma busca no Google!

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

 Verdade ou farsa?

O vídeo é real, mas as imagens nunca foram ao ar!

A Rede Globo confirmou a autenticidade do vídeo, mas explicou que as cenas foram produzidas em 1988 para um evento interno, quando a Central Globo de Jornalismo se apresentou às demais áreas da emissora.

A ideia era a de mostrar internamente como poderia ser o Jornal Nacional se ele não seguisse os princípios jornalísticos da emissora.

- Publicidade -

Uma busca no YouTube e podemos encontrar o programa completo e a simulação do telejornal popularesco pode ser visto aos 60 minutos do vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=7LIy8v8QTkA

 

Conclusão

O vídeo que mostra uma versão sensacionalista do Jornal Nacional é de 1988 e faz parte de um documentário produzido para um evento interno da Rede Globo! Apesar do vídeo ter feito sucesso na web em março de 2016, podemos encontrar versões completas do documentário em publicações antigas no YouTube!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

5 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui