Jovem morreu ao cair no sumidouro de uma represa?

2
29116

Recentemente, um vídeo publicado no Tik Tok vem dando o que falar! O motivo? Muitos usuários, tanto brasileiros quanto estrangeiros, passaram a acreditar que um jovem teria morrido após cair no sumidouro de uma represa.

A legenda não oferecia nenhuma informação adicional sobre o local da filmagem ou estado do jovem após a queda, mas nada disso impediu que o vídeo tivesse mais de 30 milhões de visualizações e 2,3 milhões de curtidas.

Confira abaixo a publicação, assim como o vídeo em questão:

https://www.tiktok.com/@itzizama/video/6889551021270469889

Rapidamente, esse vídeo ganhou uma versão ainda mais sombria. Isso porque um determinado perfil disseminou, através do Twitter, um comparativo mostrando o suposto sumidouro, onde o jovem teria caído:

Entretanto, será que o jovem realmente caiu num sumidouro? Ele morreu? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Falso! O jovem que aparece no vídeo não caiu em nenhum sumidouro! A filmagem foi realizada na Represa de Supua, na cidade de Dhenkanal, no Estado de Odisha, na Índia. Já o sumidouro mostrado no segundo vídeo fica localizado na Represa de Monticello, no Estado da Califórnia, nos Estados Unidos.

Confira abaixo alguns vídeos da Represa de Supua:

Assim como um vídeo mostrando o sumidouro da Represa de Monticello:

Um ponto interessante é que o perfil do Twitter que disseminou o comparativo limitou as interações com o tuíte, ou seja, utilizou um recurso da plataforma para evitar que outras pessoas mostrassem a farsa propagada por ele. Outro detalhe é que o perfil frequentemente utiliza, de forma não autorizada, o conteúdo de terceiros sem prover qualquer contexto.

Enfim!

E o Jovem que Aparece no Vídeo Morreu?

Muito provavelmente, não!

Naturalmente, muitos usuários saíram em busca de informações sobre a Represa de Supua. E, ao fazerem isso, milhares se depararam com um vídeo divulgado no início de setembro de 2020, no YouTube, onde mostrava um caso real de afogamento nessa mesma represa.

https://www.youtube.com/watch?v=IhKdXzNzYm4

Infelizmente, é esperado que incidentes dessa natureza ocorram nesses locais, visto que eles não foram projetados para atividades de lazer ou práticas esportivas.

De qualquer forma, esse vídeo levantou a especulação de que se trataria da mesma pessoa do outro vídeo que viralizou recentemente. Afinal de contas, é possível notar que ambas estão usando uma regata branca com uma bermuda, mas…

…não se Trata da Mesma Pessoa!

Em primeiro lugar, se estivéssemos diante da mesma pessoa, seria no mínimo estranho que seu corpo fosse removido a partir daquele ponto. Isso porque seria muito mais fácil removê-lo pela lateral da represa do que içá-lo por aquele local.

Em segundo lugar, o homem que se afogou apresenta características faciais/corporais diferentes e estava usando uma pulseira azul no pulso direito! Já o homem do vídeo que viralizou recentemente não usava nada nos pulsos.

Confira abaixo um comparativo:

Assim como o vídeo de onde extraímos o frame mostrando essa pulseira:

Em terceiro lugar, mas menos importante, é possível notar as duas gravações ocorreram em dias/ocasiões diferentes! Basta notar o fluxo de água que caía daquele trecho da represa.

Importante destacar também, que não encontramos nenhuma outra notícia dizendo que qualquer outra pessoa teria se afogado recentemente na represa. Se a pessoa tivesse realmente morrido, muito provavelmente haveria uma sequência mostrando tudo o que ocorreu após a queda.

Conclusão

Falso! O jovem que aparece no vídeo não caiu em nenhum sumidouro! A filmagem foi realizada na Represa de Supua, na cidade de Dhenkanal, no Estado de Odisha, na Índia. Já o sumidouro mostrado no segundo vídeo fica localizado na Represa de Monticello, no Estado da Califórnia, nos Estados Unidos.

Além disso, muitos associaram a queda do homem com um outro vídeo mostrando um caso real de afogamento na Represa de Supua, mas não se trata da mesma pessoa! Para completar, não encontramos nenhuma outra notícia dizendo que qualquer outra pessoa teria se afogado recentemente na referida represa.