Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Manifestantes invadiram a Casa Branca, nos Estados Unidos! Será verdade?

Crimes

Manifestantes invadiram a Casa Branca, nos Estados Unidos! Será verdade?

Manifestantes invadiram a Casa Branca, nos Estados Unidos! Será verdade?

Ontem (30), um perfil apócrifo brasileiro, que utiliza a foto da Lady Gaga, no Twitter, propagou um vídeo um tanto quanto impactante (arquivo). Havia apenas uma frase para descrevê-lo em seu tuíte:

INVADIRAM A CASA BRANCA!!!!!!!!!!!

Confira o tuíte, abaixo, que já obteve mais de 4 mil curtidas e cerca de 28 mil retuítes em pouco mais de 24 horas:

Tuíte do perfil “camituita”.

Assim como vídeo propagado pela usuária:

 

Curiosamente, esse é basicamente o mesmo tuíte/narrativa perpetrada por um outro perfil, igualmente apócrifo, porém em língua inglesa, chamado @TexasBozo (arquivo):

Tuíte do perfil “Texasbozo”.

Ambos, no entanto, divulgaram o vídeo que partiu de um outro perfil chamado @QueenGNC, mais uma vez apócrifo (arquivo). Dessa vez, no entanto, não havia qualquer menção de invasão à Casa Branca a residência oficial e principal local de trabalho do Presidente dos Estados Unidos, cargo atualmente ocupado por Donald Trump — sendo que o vídeo foi postado no dia 29 de maio, ou seja, um dia antes!

Tuíte do perfil “QueenGNC”.

Eis o que o(a) usuário(a) mencionou (daqui a pouco vamos explicar o motivo disso ter sido escrito):

Eu rotacionei isso para você

Embora o vídeo publicado usuário(a) @QueenGNC tenha obtido apenas 174 retuítes, ele acabou sendo impulsionado por tantos outros, fazendo com que obtivesse cerca de 5 milhões de visualizações em aproximadamente 48 horas!

Entretanto, será que esse vídeo mostra realmente uma invasão à Casa Branca? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Fora de Contexto! Embora o vídeo seja verdadeiro, ele não mostra manifestantes invadindo à Casa Branca. Na verdade, o vídeo mostra manifestantes depredando o Capitólio do Estado de Ohio sede do governo estadual após horas de protestos durante a noite da última quinta-feira, 28 de maio de 2020. Nada a ver com a Casa Branca, em Washington, D.C.

É muito importante ressaltar que existem mais capitólios (em outros estados norte-americanos), assim como o do Arizona, de Michigan, do Colorado, entre outros. Um capitólio é basicamente uma construção onde funciona o Poder Legislativo de um Estado. O termo, cuja raiz etimológica pode ser encontrada na palavra latina “capitolium”, também é usado, em alguns casos, com referência ao edifício do Poder Executivo. O Capitólio dos Estados Unidos, por exemplo, está localizado em Washington D.C. e permite o funcionamento das duas câmaras que compõem o Congresso Nacional.

Há evidências apontando que o nome “White House” (“Casa Branca”) é intrínseco do Capitólio dos Estados Unidos desde 1811. Esse nome, no entanto, foi formalizado, por assim dizer, na administração do presidente Theodore Roosevelt, que mandou gravar o termo “White House-Washington” em objetos de escritório em 1901. Logo, há mais de 200 anos é sabido que “Casa Branca”, quando associado aos Estados Unidos, tem relação com a sede do governo norte-americano.

Ninguém Sabia que o Vídeo se Referia ao Capitólio do Ohio?

Caracterizar o dolo não é algo tão simples, mas nesse caso não foi por falta de aviso.

Lembra que comentamos ainda pouco sobre a descrição do(a) usuário(a) @QueenGNC? Ele(a) disse que havia rotacionado, ou seja, virado o vídeo para alguém. Esse alguém era um usuário chamado Daniel Wolfe, que havia postado esse mesmo vídeo, mas na vertical!

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Bastava qualquer pessoa acessar o tuíte original do(a) @QueenGNC para ver o tuíte do Daniel, que por sua vez dizia claramente que a ação havia acontecido em Ohio!

Tuíte do usuário “Daniel Wolfe”

Portanto, disseminar um vídeo, sabidamente relacionado ao Capitólio de Ohio, como se fosse a “Casa Branca” é propagar uma informação falsa ou enganosa, que pode ter consequências muito graves. Tais narrativas acabam inflamando os ânimos e podem favorecer com que certas atitudes criminosas sejam cometidas pela população gerando mortes.

Se Ainda Restam Dúvidas…

Se por alguma estranha razão ainda lhe resta alguma dúvida, basta ver abaixo como são as fachadas norte e sul da Casa Branca:

Fotos da fachada norte (acima) e sul (abaixo) da Casa Branca.

A Tentativa de Escapar como “Meme”

Minutos depois de “perceber o engano”, que ajudou a propagar, a usuária brasileira acrescentou um tuíte dizendo:

“estão falando q n eh a casa branca mas n deixa de ser uma casa branca bjs e abraços”

Não satisfeita e sabendo, ao menos nessa altura dos acontecimentos, que estava ajudando a propagar uma desinformação dessa magnitude, ela publicou um vídeo, supostamente de sua autoria, para xingar seus seguidores. Eis a descrição:

GENTE ISSO N EH A CASA BRANCA MAS EH UMA CASA BRANCA Q FOI INVADIDA!!!!!!!!! TÁ TUDO EXPLICADO, EH SO ABRIR E LER, ISSO EH PIADA, BRINCADEIRA, MEME🗣🗣🗣MAS N DEIXA DE SER UM PROTESTO LEGAL

Não satisfeita e sabendo, ao menos nessa altura dos acontecimentos, que estava ajudando a propagar uma desinformação dessa magnitude, ela publicou um vídeo, supostamente de sua autoria, para xingar seus seguidores. Sua indicação de que o vídeo não era da Casa Branca obteve um número irrisório de compartilhamentos em relação ao dano causado pela divulgação do vídeo (cerca de 28 mil retuítes).

Não, isso não é piada ou meme. Isso se chama desinformação. Para piorar isso acontece em meio a uma séria onda de violência que se espalhou nos Estados Unidos, em razão da morte profundamente pertubadora de George Floyd, um homem negro, de 46 anos, que estava desarmado e sob custódia quando foi morto por um policial branco.

O protesto em Ohio era, a princípio, sobre a morte de George Floyd, mas terminou daquela forma que vemos no vídeo, que a usuária alega ser “brincandeira”, “meme”.

Dobrando a Aposta

E não foi apenas isso, visto que ela também colocou o tuíte do vídeo como principal em seu perfil, deixando-o em destaque (tal situação permanecia dessa forma até a publicação deste artigo).

A usuária também colocou o tuíte do vídeo como principal de seu perfil, deixando-o em destaque (tal situação permanecia dessa forma até a publicação deste artigo)

Enfim, completamente desastroso.

Conclusão

Fora de Contexto! Embora o vídeo seja verdadeiro, ele não mostra manifestantes invadindo à Casa Branca residência oficial e principal local de trabalho do Presidente dos Estados Unidos, em Washington, D.C. Na verdade, o vídeo mostra manifestantes depredando o Capitólio Do Estado De Ohio sede do governo estadual de Ohio após horas de protestos no noite de 28 de maio de 2020.

Há evidências apontando que o nome “White House“ou “Casa Branca” é intrínseco do Capitólio dos Estados Unidos desde 1811. Esse nome, no entanto, foi formalizado, por assim dizer, na administração do presidente Theodore Roosevelt, que mandou gravar o termo “White House-Washington” nos objetos de escritório em 1901. Logo, há mais de 200 anos é sabido que “Casa Branca”, quando associado aos Estados Unidos, tem relação com a sede do governo norte-americano.

Continue lendo

Jornalista, redator, e pesquisador de comunicação social com foco no combate a disseminação de notícias falsas. Colaborador do site de verificação de fatos E-farsas.com desde janeiro de 2019. Entre junho de 2015 e abril de 2018, trabalhei como redator do blog AssombradO.com.br, além de roteirista do canal AssombradO, no YouTube, onde desmistificava todos os tipos de engodos pseudocientíficos, além de casos supostamente sobrenaturais.

3 Comentários

3 Comments

  1. Pingback: Manifestantes invadiram a Casa Branca, nos Estados Unidos! Será verdade? - Notícias Mundo a Fora

  2. Maria

    31 de maio de 2020 em 13:18

    Não é cultura ou costume de muitos brasileiros e da maioria dos ocidentais admitirem os erros/farsas (intencionais ou não) e pedirem desculpas ou reparar de modo voluntário. Muitas vezes, desculpas também NÃO ADIANTAM como, por exemplo, aquela Fake News (Fabiane Maria de Jesus -SP Guarujá 03/05/2018) que resultou em morte. Preferem tentar minimizar, xingar, retrucar, por a culpa nos leitores, silenciar-se na esperança de esquecimento ou então deletar (Erro 404). 😐

    https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2018/09/veja-o-passo-a-passo-da-noticia-falsa-que-acabou-em-tragedia-em-guaruja.shtml

  3. Maria

    31 de maio de 2020 em 13:19

    Acredito que esta Fake News em específico da internauta em questão não vai dar em “complicações maiores”. No máximo, ela sofrerá HUMILHAÇÕES, será chamada de “BURRA/IGNORANTE/MENTIROSA” por parte dos demais usuários e isso será eternizado na Internet. ENTRETANTO, não custa repetir aqui no e-Farsas: criar, postar, compartilhar, disseminar etc FAKE NEWS pode resultar em PROCESSOS JUDICIAIS; ser condenado a pagar MULTAS e PESADAS INDENIZAÇÕES (valores até R$ 40.000,00) e/ou, dependendo, até ser PRESO (6 meses ~ 9 anos de detenção), fora despesas com advogados, taxas, sucumbências, fianças, translados, documentações, tempo, dores de cabeça etc. PORTANTO, sempre vale aquela MÁXIMA DA INTERNET que todo internauta, especialmente o leigo ou ignorante (no bom sentido), deve/deveria saber desde o início: “PENSE ANTES DE POSTAR e, na dúvida, NÃO POSTE/COMPARTILHE!”. 😉

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo