Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Marina Silva deu risada em cima do caixão de Eduardo Campos?

Fotos

Marina Silva deu risada em cima do caixão de Eduardo Campos?

Imagem que se espalhou pelo Facebook mostra a ex-Senadora Marina Silva rindo debruçada sobre o caixão do ex-governador Eduardo Campos. Será verdade?

No dia 17 de agosto de 2014, a foto abaixo apareceu no Facebook e causou enorme polêmica entre os usuários daquela rede social. O assunto foi o fato da ex-Senadora Marina Silva aparecer rindo durante o velório do ex-candidato à Presidência da República Eduardo Campos.

Muita gente ficou indignada ao ver que Marina Silva, que era vice na campanha presidencial do falecido ex-governador de Pernambuco – morto no dia 13 de agosto em um acidente aéreo na cidade Santos (SP) – sorrindo sobre o caixão do ex-colega de partido, como se estivesse feliz com aquela morte.

A imagem com os dizeres: “Marina Silva dá risada em cima do caixão de Eduardo Campos!!!” teve milhares de curtidas, além de ser compartilhada inúmeras vezes no Facebook e no Twitter.

No calor da repercussão, alguns meios de comunicação publicaram notícias a respeito como, por exemplo, o jornal digital Brasil247, que  publicou a manchete “Cenas de um Velório: Lula chora, Marina sorri!“.

Será que isso é verdade ou farsa?

Será que essa imagem é real? (foto: Reprodução/Facebook)

Será que essa imagem é real? (foto: Reprodução/Facebook)

 

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Verdade ou farsa?

A imagem é real, mas o contexto de onde ela foi tirada não tem nada a ver com o que estão espalhando por aí!

A foto foi feita durante o velório do ex-governador Eduardo Campo, ocorrida no dia 17 de agosto de 2014, no Palácio das Princesas – sede do governo de Pernambuco. O autor é o fotógrafo Márcio Fernandes, a serviço do Estadão.

Saulo Souza, vereador de Poá (SP), é o homem alto e de óculos que aparece na foto ao lado de Marina Silva e explicou em seu perfil no Facebook o contexto da cena em que a fotografia foi tirada:

Num certo momento da madrugada, eu perguntei para Dona Renata, na presença de Marina, no que consistia a força admirável dos meninos e dela, principalmente, demonstrada diante de tamanho sofrimento e de tamanha dor.

Ela calmamente tocou o porta-retrato do Eduardo que estava sob o caixão e contou do quanto achava lindo o sorriso dele, do quanto ele inspirava a família a sorrir em todos os momentos da vida mesmo quando a dor fosse uma tortura.

Então, disse que estava orgulhosa dele porque conseguiu deixar uma mensagem para o Brasil e realizada porque ele deixou um legado inspirador. Por fim, ela relembrou, como bom nordestino, do quanto ele gostava de contar “causos” e alegrar a vida de todos por onde passava.

Então, sorrimos. Nós cinco.

No momento dos risos, o fotógrafo eternizou o momento e, depois de publicado na web, a imagem se espalhou rapidamente.

Abaixo, outra foto tirada do contexto dá a entender que o filho do falecido estava debochando da morte, no entanto ele estava prestando uma última homenagem ao pai:

Filho de Eduardo Campos prestando uma última homenagem ao pai (foto: Reprodução)

Filho de Eduardo Campos prestando uma última homenagem ao pai (foto: Reprodução)

Conclusão

A imagem é real, mas Marina Silva não desrespeitou a família de Eduardo Campos. Pelo contrário, estavam ali, relembrando bons momentos do homem quando ainda estava vivo. A foto foi tirada do contexto, dando margens para interpretações erradas!

Continue lendo
20 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo