Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Mattel lança Barbie transexual! Será verdade?

Demoníaco

Mattel lança Barbie transexual! Será verdade?

História que circula pelas redes sociais afirma que a fabricante da boneca mais famosa do mundo irá lançar uma versão transexual da Barbie! Será que isso é real?

A notícia, acompanhada de imagens, voltou a circular no final de julho de 2013 no Facebook e alerta aos leitores que a Mattel – fabricante da boneca Barbie – estaria lançando uma versão transexual da boneca, com os órgãos sexuais à mostra. O objetivo do lançamento, de acordo com o texto, seria o de promover a liberdade sexual entre as crianças do mundo todo.

O artigo se espalhou pela rede social e algumas postagens ultrapassaram as dezenas de milhares de compartilhamentos, além de inúmeros de comentários. Alguns apoiando e outros condenando a ideia da empresa.

Será que isso é verdadeiro ou falso?

 

Imagem que circula pelas redes sociais afirma que a Mattel estaria lançando boneca transexual! Será? (foto: Reprodução/Facebook)

Imagem que circula pelas redes sociais afirma que a Mattel estaria lançando boneca transexual! Será? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdadeiro ou falso?

A notícia é falsa!

As fotos que acompanham essa história são, na verdade, parte de uma exposição de arte que ocorreu em maio de 2010, na Universidade de Alicante – Espanha. A exposição “Invisíveis: Naturezas Transgressoras” foi promovida pela associação dos direitos GLSBT Decide-T e a versão das bonecas foram feitas pelos fotógrafos e artistas plásticos colombianos Andrea Cano e Manuel Antonio Velandia.

Bonecas em exposição na Espanha! (foto: Divulgação)

Bonecas em exposição na Espanha! (foto: Divulgação)

 

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Conforme apurado pela agência de notícias Liberdad Digital Sociedad, a ideia dos organizadores da exposição teve o apoio da Mattel (fabricante da Barbie), que autorizou as modificações em algumas de suas bonecas para fins artísticos.

Segundo um dos criadores da exposição, Manuel Antonio Velandia, “as bonecas ficaram expostas com o objetivo de sensibilizar a sociedade universal e despertar o respeito à diversidade sexual e, sobretudo chamar a atenção da existência dos transexuais na sociedade”.

A seguir, uma reportagem da Agência EFE de notícias sobre a exposição:

[iframe: width=”590″ height=”443″ src=”//www.youtube.com/embed/8_-48ouN1vw” frameborder=”0″ allowfullscreen]

 

Atualização: 09/01/2014

O Pastor que administra a fanpage que publicou esse boato pela primeira vez entrou em contato com o E-farsas para explicar que, assim que descobriu que a notícia era falsa, retirou a publicação do ar imediatamente!  Parabéns a todos os envolvidos!

Conclusão

As bonecas não serão lançadas pela Mattel. Tudo não passou de uma exposição artística que ficou em cartaz em 2010.

 

Continue lendo
12 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo