Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Menino de 3 anos reconhece seu assassino na vida passada!

Falso

Menino de 3 anos reconhece seu assassino na vida passada!

Será verdadeira a história de uma criança drusa que, aos 3 anos de idade, relembrou de sua vida passada, identificando seu próprio assassino?

A notícia foi bastante compartilhada na segunda semana de 2015, depois de ter sido publicada na versão brasileira do site de língua inglesa The Epoch Times. Segundo o texto, um menino de 3 anos de idade teria afirmado que havia sido assassinado com um machado em sua vida anterior e teria mostrado onde o assassino enterrou o corpo!

O fato teria ocorrido na região do Golan Heights, perto da fronteira da Síria e Israel e, tanto o esqueleto quanto o assassino e a arma do crime foram localizados pela criança, que parece ter se lembrado de sua vida anterior.

Seria essa uma prova definitiva da reencarnação? Será que essa história é verdadeira?

Menino de 3 anos diz se lembrar do assassino da sua vida anterior! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Menino de 3 anos diz se lembrar do assassino da sua vida anterior! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

 

Verdadeira ou falsa?

A notícia foi publicada pelo Epoch Times no dia 06 de janeiro de 2015, mas ela é apenas uma versão traduzida e requentada de outra publicação do mesmo site (em inglês) de maio de 2014.

Não sabemos a razão do site ter revivido essa notícia, mas o fato dela não ser datada já levanta sérias dúvidas quanto à sua veracidade. Além disso, o artigo foi publicado na seção “Além da Ciência“, onde são feitas postagens de reportagens sem (quase) nenhuma confirmação. Fica a cargo do leitor acreditar ou não, conforme fica claro no trecho “Elas são reais? Você decide.” escrito no início do artigo.

Em maio, o Epoch citou como única referência do ocorrido o livro “Children Who Have Lived Before: Reincarnation Today” (em inglês, As crianças que viveram Antes: Reencarnação Hoje), do alemão Trutz Hardoterapeuta esotérico descrito no Wikipédia como “um anti-semita de extrema-direita que acredita que os judeus foram assassinados no Holocausto porque eram pecadores em uma vida passada”.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

livro_trudz_hardo

“Children Who Have Lived Before: Reincarnation Today”, de 2012.

O livro foi publicado em 2012 e narra mais de 30 casos de “provas” de reencarnação compilados pelo esotérico. É bom frisar que a maioria dos casos foram retirados de outros livros de diversos autores (essa postagem do Skeptic Report refuta vários “testemunhos” de um dos livros usados na compilação de Trutz Hardo) e coletados de testemunhos de alguém que conheceu alguém que ouviu falar. Ou seja, Trutz soube das histórias por terceiros, na base do “um amigo de um amigo me disse”, ou as leu em outros livros. Ele mesmo nunca esteve em contato direto com os personagens de seu livro!

Os comentários a respeito do livro na Amazon são, em sua maioria, críticas ao conteúdo do livro por ele ser apenas uma compilação de outras histórias já publicadas.

Em certo trecho de seu livro, Trutz ainda afirma, com toda certeza, que todos que haviam chegado até aquele ponto na leitura certamente já deveram acreditar em reencarnação! Em outras palavras, o esotérico força o leitor a acreditar em algo em que ele defende, mesmo tendo apenas ouvido falar…

Origem duvidosa da história

A história do menino que supostamente reconheceu seu assassino teria sido testemunhada pelo Dr. Eli Lasch, médico que faleceu em 2009! Dessa forma, fica bem difícil verificar a autenticidade do acontecimento que teria sido contado para Trutz Hardo há mais de 10 anos

Além disso, o menino (que não tem nome) seria da etnia drusa (o garotinho de pele clara que aparece na matéria é meramente ilustrativo), um povo cuja a cultura da existência da reencarnação é aceita como um fato. Essa crença pode ter fortalecido ainda mais o boato!

Conclusão

Cada um acredita no que quer, mas não há nenhuma prova científica de que a reencarnação exista de fato. A história publicada no Epoch Times é uma tradução de um artigo de 2014 sobre um livro de 2012 que narra um fato contado por um médico que morreu em 2009 e não pode ser comprovado!

Continue lendo
93 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo