13.2 C
São Paulo
sexta-feira, setembro 24, 2021

Nicolás Maduro ganhou da ONU um prêmio pela redução da fome na Venezuela?

- Publicidade -

É verdade que a Organização das Nações Unidas deu ao ditador Nicolás Maduro um prêmio em reconhecimento ao trabalho dele para o fim da fome na Venezuela?

A colagem de imagens ganhou força nos compartilhamentos nas redes sociais na última semana de fevereiro de 2019 e mostra Nicolás Maduro recebendo o que parece ser uma enorme condecoração das mãos de um homem de terno. De acordo com o texto que acompanha as imagens, Maduro teria recebido um prêmio da ONU em reconhecimento pelo seu trabalho pela diminuição da desnutrição na Venezuela!

Será que essa história é verdadeira ou falsa?

Nicolás Maduro recebeu um prêmio da ONU por acabar com a fome na Venezuela? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

A foto é real, mas o fato aconteceu em 2013!

Em junho de 2013,  a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) reconheceu a Venezuela como um dos 18 países que haviam alcançado um “progresso excepcional” para a redução da prevalência da desnutrição.

Para chegar a esse resultado, a FAO acompanhou o progresso de 1990 a 1992 e de 2010 a 2012, e determinou que 20 países teriam que reduzir a proporção de pessoas famintas pela metade, como um dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) das Nações Unidas.

Entre os 18 países que alcançaram os objetivos estavam – além da Venezuela – Cuba, Guiana, Kuwait, Nicarágua e Peru.

Na ocasião, vários grupos questionaram a decisão da FAO em premiar Maduro, mas a organização não só manteve o reconhecimento, como tornou a condecorar o governo venezuelano em 2014 e, depois, novamente em 2015.

Em dezembro de 2017, um dos relatores de direitos humanos das Nações Unidas elogiou o governo venezuelano pela introdução de uma série de medidas em linha com as recomendações feitas por ele em sua recente missão ao país.

“Eu pessoalmente pedi a libertação de diversos detidos e fico contente em saber que muitos deles estão na lista de beneficiados pela decisão do governo. Isso se constitui um sinal de movimento rumo à reconciliação nacional e demonstra que o diálogo traz frutos”, disse o relator de volta à ONU.

A Fome na Venezuela em 2019

- Publicidade -

Em fevereiro de 2019, inúmeras reportagens mostram que o povo as áreas mais carentes e populares da Venezuela passa fome e outras necessidades. A crise econômica no país deixou o povo na miséria e a fome, segundo reportagem do El País, virou um catalisador da violência em cidades como Caracas, onde mais de 40 pessoas morrem por dia (por fome ou pela violência)!

Conclusão

Nicolás Maduro já ganhou diversos prêmios da FAO (uma das agências da ONU criada para diminuir a fome no mundo) por colocar em prática recomendações da agência para a redução da fome na Venezuela! Com a crise econômica naquele país, em 2019, o povo de lá está literalmente morrendo de fome e esse programa do governo parece nunca ter existido ou, se existiu, há muito tempo não está mais sendo colocado em prática!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

19 COMENTÁRIOS

  1. Os EUA são os maiores improtadores de petróleo d Venezuela mas estão retendo mais de US$ 30 bi que devem em pagamento da importação.
    Provocaram a crise do petróleo h´alguns anos para arrasar países produtores.
    Quem consegue sobreviver sem renda?

  2. Os EUA são os maiores improtadores de petróleo d Venezuela mas estão retendo mais de US$ 30 bi que devem em pagamento da importação.
    Provocaram a crise do petróleo h´alguns anos para arrasar países produtores.
    Quem consegue sobreviver sem renda?

  3. A crise da Venezuela entrou em fase aguda há 4 anos e não em 2019. E esse “reconhecimento” imoral foi dado por José Graziano, Presidente da FAO, um italo-brasileiro nascido nos EUA que é amicissimo do PT e flerta com a esquerda que tende ao crime que se instalou na América Latina.

  4. CLEDSON,

    “EUA importa 6% do petróleo que necessita da Venezuela”

    Isso é coisa pra caramba! Se os EUA não estão pagando é possível chegar a uma dívida de bilhões sim!

  5. CLEDSON,

    “EUA importa 6% do petróleo que necessita da Venezuela”

    Isso é coisa pra caramba! Se os EUA não estão pagando é possível chegar a uma dívida de bilhões sim!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui