17 C
São Paulo
segunda-feira, setembro 27, 2021

Os boateiros e suas grandes trolladas na mídia – parte 4

- Publicidade -

Na quarta parte dessa seleção, vamos falar um pouco sobre a nova geração de boateiros digitais no Brasil e mostrar algumas das peças pregadas por eles.

Você acompanha essa série de artigos sobre os criadores de boatos digitais e suas trolladas contra a mídia, já sabe que são inúmeros os boatos virtuais que circulam pela internet e, como mostramos aqui, aqui e aqui, ainda ficamos espantados com a enorme quantidade de profissionais que publicam esses hoaxes em sites de notícias sérios sem nem ao menos darem uma pesquisadinha!

Alguns humoristas acabaram pegando o jeito e criam suas notícias fantasiosas, muitas vezes somente para “tirar um barato”, e acabam enganando portais e jornais. Vamos conhecer alguns deles?

trolladas na mídia - parte 4

 

Fabio Flores

Fabio Flores (divulgação)

Fabio Flores  é Professor, Radialista, Humorista e, de acordo com a sua bio no Twitter, “um ser humano em construção”.

Flores usa de muita imaginação para inventar notícias falsas muito engraçadas que se espalham pela web de forma incontrolável e enganam muita gente. Volta e meia pesquisamos alguma notícia bizarra que surge na rede e acabamos descobrindo que tudo saiu da cabeça desse capixaba como, por exemplo:

A história foi criada por Fabio em abril de 2011 para ser usado na coluna “Jornalismo Mentira”, do blog Tramado Por Mulheres. O que o humorista não esperava é que seu hoax faria tanto sucesso! Diversos sites publicaram a brincadeira como se fosse verdade e o assunto foi parar até no programa Altas Horas – da Rede Globo de Televisão:

[iframe: width=”590″ height=”443″ src=”http://www.youtube.com/embed/JqJUt6L050w” frameborder=”0″ allowfullscreen]

- Publicidade -

Além dessa “notícia”, Fabio criou também algumas perolas (já pesquisadas aqui no E-farsas), como essas:

 

G17

O Portal G17 é um site de humor que possui um layout parecido com grandes portais de notícias como o G1 e o R7. Muitas vezes, algumas das notícias engraçadas inventadas pelo G17 caem de paraquedas em sites sérios, que publicam as histórias como se fossem reais. Alguns exemplos:

Nova Cutucada no Facebook
Nova funcionalidade do Facebook: Você poderá escolher onde quer cutucar! Brincadeira do G17

Em entrevista ao E-farsas, o editor do G17 – Rafael Gustavo – conta que nunca teve a intenção de enganar o leitor (de fato, há um lembrete no rodapé do site avisando que tudo ali é falso), mas é comum um visitante do site, que ainda não conhece o portal, acessar o post rapidamente, ler apenas o titulo e acreditar na notícia. “Isso acontece muito porque o internauta não verifica o restante do site, nem ler a notícia por completo para verificar que se trata de uma piada, uma sátira. Mas o que me surpreende são os Portais de Notícias que reproduzem conteúdo da web sem verificarem a fonte e a veracidade da informação”, explica Rafael.

 

Leia a primeira parte desse artigo aqui:

Leia a segunda parte desse artigo aqui:

Leia a terceira parte desse artigo aqui:

 

Essa foi a quarta parte da nossa seleção dos boateiros e suas trolladas na mídia. E você, conhece alguma historia que tenha enganado a mídia online? Manda pra nós no contato@e-farsas.com

 

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui