today-is-a-good-day
29.3 C
São Paulo
terça-feira, abril 23, 2024

Os Simpsons previram a vitória de Joe Biden nas Eleições de 2020?

- Publicidade -

Recentemente, mais uma suposta previsão do desenho animado “Os Simpsons” viralizou nas redes sociais, mais especificamente no Facebook!

Numa publicação que já obteve mais de 2,6 mil compartilhamentos em menos de 10 horas (arquivo), foi apresentado um comparativo entre um mapa político, que teria aparecido em algum episódio do desenho, e o cenário da votação deste ano.

Confira abaixo a publicação:

Publicação que vem viralizando no Facebook.

Entretanto, será que estamos realmente diante de uma previsão do desenho “Os Simpsons”? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Falso! Em primeiro lugar, os mapas que aparecem no comparativo estão longe de serem idênticos. No mapa referente ao desenho animado é possível ver, por exemplo, que o Estado do Arizona e a Geórgia estão em vermelho, ou seja, simbolizando uma vitória do Partido Republicano. Contudo, no mapa apresentado como se fosse o cenário final da eleição, ambos estão em azul, ou seja, simbolizando uma vitória do Partido Democrata.

Em segundo lugar, embora haja projeções que Joe Biden, do Partido Democrata, tenha vencido nos Estados do Arizona e da Geórgia, ainda não houve a homologação do resultado. Assim sendo, não há um mapa bem definido entre estados em azul ou vermelho, por assim dizer.

Reparem como está a situação no exato momento que escrevemos esse texto (07/11 às 19h):

Mapa atual da disputa presidencial norte-americana segundo a Associated Press.

O Mapa do Desenho Fazia Referência a uma Outra Disputa Presidencial

O mapa que aparece no comparativo pertence a um curta animado intitulado “Mr. Burns Endorses Romney”, que foi lançado em 1° de novembro de 2012, poucos dias antes da eleição presidencial daquele ano, nos Estados Unidos, entre Barack Obama (D) e Mitt Romney (R). No curta, repleto de sátiras e com menos de 2 minutos, o personagem Sr. Burns “apoia” Romney, do Partido Republicano.

- Publicidade -

É interessante destacar que esse não se trata de um episódio em específico, mas de um curta preparatório para a 24ª temporada da série, que foi publicado no canal “Animation Domination”, no YouTube, que por sua vez pertence a emissora norte-americana FOX.

Confira abaixo o episódio:

Portanto, ainda que o mapa fosse igual, não se trataria de nenhuma previsão para as eleições deste ano.

Um Comparativo que Circula Há Tempos na Internet

Essa não é a primeira vez que esse comparativo circula na internet! Frames desse curta já foram utilizados para alegar, que o desenho teria previsto o resultado das eleições presidenciais norte-americanas de 2016, quando Donald Trump foi eleito presidente.

Muitos estados norte-americanos possuem longas tradições de serem majoritariamente democratas ou republicanos, assim como acontece com a Califórnia e o Texas, por exemplo. Assim sendo, fica relativamente fácil confundir as pessoas e levá-las a acreditar que o desenho tenha previsto o resultado de alguma eleição.

O Desenho Conseguiu Prever o Mapa Eleitoral de 2012?

Sendo bem curto e objetivo, não!

Confira abaixo um comparativo entre o mapa que aparece no curta e mapa final das eleições de 2012:

O curta falhou em qualquer eventual previsão sobre o resultado das eleições de 2012.

Conclusão

Falso! Embora ainda não haja um mapa consolidado das eleições nos Estados Unidos, os cenários apresentados no comparativo não são idênticos. Há uma diferença grotesca entre os mapas, mais especificamente nas cores de cada estado. Além disso, o mapa referente ao desenho animado “Os Simpsons” estava relacionado a disputa presidencial de 2012 entre os candidatos Barack Obama e Mitt Romney! Nada de prever as eleições de 2020!

Ah, e caso vocês se perguntem, o desenho tampouco conseguiu prever o resultado final das eleições daquele ano!

- Publicidade -
Marco Faustinohttp://www.e-farsas.com/author/marco
Jornalista e colaborador do site de verificação de fatos E-farsas entre janeiro de 2019 e dezembro de 2020. Entre junho de 2015 e abril de 2018, trabalhei como redator do blog AssombradO.com.br, além de roteirista do canal AssombradO, no YouTube, onde desmistificava todos os tipos de engodos pseudocientíficos e casos supostamente sobrenaturais.

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui