16.7 C
São Paulo
terça-feira, abril 20, 2021

Paris iluminou a Torre Eiffel de verde e branco para o Chapecoense?

- Publicidade -

É verdade que a Torre Eiffel foi iluminada com as cores verde e branca em homenagem ao time de futebol Chapecoense morto em acidente aéreo?

Desde a comprovação do terrível acidente que vitimou mais de 70 passageiros de um voo, na Colômbia, a internet ficou inundada de notícias a respeito dos mortos – dentre eles, jogadores do clube brasileiro de futebol Chapecoense.

São tantas as notícias que fica muito difícil separar o que é verdade do que é farsa e uma delas é a que afirma que vários países ao redor do mundo se solidarizaram com a tragédia e teriam homenageado os atletas brasileiros morto iluminando seus principais monumentos com as cores da do time Chapecoense. Até a cidade de Paris teria mandado iluminar a Torre Eiffel no dia 29 de novembro de 2016 com luzes verdes e brancas em respeito às vítimas!

Vários sites e blogs publicaram a foto abaixo, mas será que essa história é real?

A Torre Eiffel teria sido iluminada com as cores da bandeira do Brasil em homenagem aos mortos da Chapecoense! Será verdade?
A Torre Eiffel teria sido iluminada com as cores da bandeira do Brasil em homenagem aos mortos da Chapecoense! Será verdade?

 

Verdade ou farsa?

Alguns monumentos foram iluminados com as cores da bandeira do Chapecoense, como o Cristo Redentor e outros, mas a Torre Eiffel, não!

As imagens que provam que uma das torres mais famosas do mundo não estava verde e branca no dia 29 de novembro de 2016 podem ser vistas no site da agência de notícias Reuters:   

A general view show the illuminated Eiffel Tower and the skyline of La Defense business district (Rear) at night in Paris, France, November 28, 2016. REUTERS/Charles Platiau
A general view show the illuminated Eiffel Tower and the skyline of La Defense business district (Rear) at night in Paris, France, November 29, 2016. REUTERS/Charles Platiau

Quanto à foto da Torre Eiffel verde e branca, ela não foi tirada no dia 29 de novembro, mas em julho de 2016, durante o Campeonato Europeu de Futebol, em homenagem ao País de Gales, que havia vencido a Bélgica naquela noite. As cores vermelha, verde e preta fazem parte da bandeira do País de Gales!

- Publicidade -

Podemos ver na imagem original abaixo que ela foi adulterada:

Boato recorrente

Essa não foi a primeira vez que essa desinformação circula pela web! Já mostramos aqui no E-farsas que, em novembro de 2015, vários sites publicaram uma notícia afirmando que a França teria mandado iluminar a Torre Eiffel de verde e amarelo em solidariedade às vítimas da inundação ocorrida na cidade de Mariana (MG). Na ocasião, provamos que essa história também era falsa!

Conclusão

Alguns monumentos foram iluminados com as cores do Chapecoense, mas a Torre Eiffel, não! A foto que circulou no final de novembro de 2016 é de julho do mesmo ano e nada tem a ver com o Brasil!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

4 COMENTÁRIOS

  1. Caramba que vacilo. Apareceu até no jornal ontem à noite sobre isso. É preocupante saber que notícias virais aparecem em todos os meios, e devemos estar sempre em busca dos fatos. Parabéns Gilmar, por sua dedicação ao site que além de super interessante e educativo, faz um trabalho social na internet.

  2. Mas então cade o VERMELHO na iluminação da torre?? A bandeira de Gales NÃO tem preto! E em tempo: Chape: a LEGÍTIMA alviverde! e SEM hipocrisia, de VERDADE.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui