Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Prefeito instalou uma câmera para gravar fantasmas e flagrou traição da esposa?

Falso

Prefeito instalou uma câmera para gravar fantasmas e flagrou traição da esposa?

Prefeito instalou uma câmera para gravar fantasmas e flagrou traição da esposa?

Sempre existiram histórias bem absurdas circulando na internet. No entanto, algumas acabam chamando mais atenção do que outras, principalmente quando se trata de política! Nesse sentido, diversos sites de notícias (a exemplo do “Alerta Rondônia“, “Gazeta MT“, “Tribuna PB” “De Olho News” e “Portal Manaus 24h“) disseram que um homem chamado Reinado Juncá, alegadamente prefeito de uma cidade chamada Judas, no Estado de Pernambuco, teria instalado uma câmera de segurança em sua casa em virtude de eventuais espíritos ou fantasmas.

Após dois meses de filmagens, ele teria decidido ver os vídeos registrados pela câmera (?), quando, de repente, se deparou com sua esposa, de 28 anos, o traindo! Aliás, um dos amantes da esposa, inclusive, teria apenas 16 anos, ou seja, um menor de idade.

Artigo publicado pelo site “Gazeta MT”.

Artigo publicado pelo site “Tribuna PB”, cujo slogan é “Notícia com Credibilidade”.

Entretanto, será que essa história é verdadeira? Descubra a verdade agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Falso! Em primeiro lugar, não existe uma cidade chamada Judas, no Estado de Pernambuco! Em segundo lugar, a foto do suposto prefeito traído, na verdade, é da detenção de um homem, em outubro de 2017, suspeito de matar um servidor da Prefeitura de Lagoa Grande/PB. Aliás, é importante destacar, que um dos administradores de nosso grupo, no Facebook, chamado Marcelo, foi um dos primeiros a indicar o mapa da mentira.

Pouco tempo depois, ele também se tornou suspeito de matar uma menininha de apenas sete anos de idade, chamada Beatriz, no dia 10 de dezembro de 2015. Beatriz foi assassinada com 42 facadas dentro de um dos mais tradicionais colégios particulares de Petrolina, no interior do Estado de Pernambuco. Até hoje o crime permanece sem solução.

A foto do suposto prefeito traído, na verdade, é da detenção de um homem, em outubro de 2017, suspeito de matar um servidor da Prefeitura de Lagoa Grande/PB (à esquerda). Pouco tempo depois, ele também se tornou suspeito de matar uma menininha de apenas sete anos de idade, chamada Beatriz, no dia 10 de dezembro de 2015 (à direita).

Foto do momento que o homem foi detido.

Na época, em depoimento a polícia, o homem identificado como Jailson José João de Sá negou tanto a participação no assassinato de Beatriz quanto no outro assassinato, e acabou sendo solto por falta de provas. Posteriormente, a Polícia Civil o descartou como responsável pela morte da menina! O motivo? No dia do assassinato da menina, ele estava preso na Cadeia Pública de Santa Maria da Boa Vista, em virtude de um outro crime.

Ironicamente, após Jailson ter sido detido em outubro 2017, ele acabou sendo detido novamente, em menos de 24h, por posse e consumo de drogas em Izacolândia, um distrito de Petrolina.

Desde o Começo Essa História Inspirava Cautela

Em comum, todos os sites de notícias que citamos utilizaram como fonte um site chamado “Folha Brasil News“, que é bem conhecido aqui no E-Farsas (1 | 2), e de outras agências de checagem (1 | 2) por disseminar notícias falsas. Portanto, era necessária uma boa dose de cautela ao disseminar qualquer conteúdo desse site, ainda mais sem nenhuma aparente verificação prévia.

No entanto, existe um ponto ainda mais grave em toda essa situação! O site “Folha News Brasil” não se encontra no ar há algum tempo! Na realidade, a notícia foi começou a ser disseminada em janeiro de 2019! Na época, um site chamado “Portal CM7” divulgou uma história ainda mais absurda ao dizer que a esposa do prefeito imaginário o tinha traído com 27 homens! Aliás, o prefeito imaginário se chamava apenas Reinado e seria de Santana de Parnaíba/PE. Novamente, o problema é que não existe tal cidade no Estado de Pernambuco, visto que ela pertence ao Estado de São Paulo!

Artigo publicado pelo site “Sertão Informado”.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Artigo publicado pelo site “Portal CM7”.

Resumindo? Muitos sites de notícias estão atualmente requentando uma notícia falsa! Um péssimo exemplo em termos de jornalismo.

Certo! Essa História é Falsa, Mas Possui Precedentes?

Em maio de 2013, um jornalista chamado David Killick, publicou uma notícia bem peculiar no site do jornal australiano “The Mercury”. Segundo ele, um homem teria instalado uma câmera para registrar atividades paranormais em sua cozinha, mas acabou registrando evidências de que sua parceira estava envolvida num relacionamento de cunho sexual com seu filho de 16 anos! A mulher, de 28 anos, que não podia ser identificada por razões legais – se declarou culpada de cinco acusações de ter relações sexuais com esse jovem.

Uma promotora de Justiça chamada Jackie Hartnett disse em outubro do ano anterior, que a mulher foi ao quarto de seu enteado para discutir lições de direção. Embora ambos tivessem um relacionamento turbulento, cócegas teriam levado ao beijo e, posteriormente, ao ato sexual.

Cópia salva do artigo publicado pelo site do jornal australiano “The Mercury”.

No dia seguinte, o homem instalou uma câmera de vídeo numa tentativa de capturar evidências de atividade paranormal na casa, mas esqueceu de desligá-la. Quando ele voltou do trabalho, revisou as filmagens, e viu seu filho e a mulher se beijando e abraçando. Ele questionou a mulher, que minimizou o incidente, mas seu filho confessou que eles fizeram sexo três vezes nos dias anteriores. O homem chamou a polícia e a mulher admitiu, durante depoimento, ter feito sexo com o garoto duas vezes, além de ter conhecimento que ele tinha dezesseis anos.

A mulher disse ter se enganado sobre a idade de consentimento (idade em que uma pessoa é considerada legalmente competente para consentir em atos sexuais). Ela acreditava que a idade mínima era de 16 anos, mas no Estado da Tasmânia, era de 17 anos. Diga-se de passagem, apenas nos estados da Tasmânia e Austrália do Sul, que é 17 anos — no restante do país é de 16 anos.

Diversos Veículos Republicaram Essa História Naquela Época

Diversos veículos internacionais de comunicação (a exemplo do “New York Post” e “The Telegraph“) e brasileiros (a exemplo do “UOL“) republicaram essa notícia. No entanto, posteriormente a notícia acabou sendo apagada do site do jornal “The Mercury”.

No entanto, posteriormente a notícia acabou sendo apagada do site do jornal “The Mercury”.

Justamente por isso, entramos em contato com David Killick responsável pelo texto para confirmar a autenticidade dessa história um tanto quanto estranha. Caso ele nos responda, publicaremos uma atualização neste artigo, combinado?

Portanto, ao menos por enquanto, não podemos atestar a veracidade dessa história australiana.

Conclusão

Falso! Em primeiro lugar, não existe uma cidade chamada Judas, no Estado de Pernambuco! Em segundo lugar, a foto do suposto prefeito traído, na verdade, é da detenção de um homem, em outubro de 2017, suspeito de matar um servidor da Prefeitura de Lagoa Grande/PB. Posteriormente, ele foi solto por falta de provas.

A notícia partiu originalmente de um site chamado “Folha Brasil News”, que é bem conhecido aqui no E-Farsas, e de outras agências de checagem, por disseminar notícias falsas. Atualmente, o site está fora do ar, mas a notícia foi inventada por ele em janeiro de 2019! Desde então, ela vem sendo requentada de forma indiscriminada por diversos sites de notícias.

Continue lendo

Colaborador do E-farsas desde janeiro de 2019. Entre junho de 2015 e abril de 2018, trabalhei como redator do blog AssombradO.com.br, além de roteirista do canal AssombradO, no YouTube, onde desmistificava todos os tipos de engodos pseudocientíficos, além de casos supostamente sobrenaturais. Na dúvida, não compartilhe. Reflita, faça uma busca reversa por imagens e pesquise por outras fontes.

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo