10.4 C
São Paulo
quinta-feira, agosto 11, 2022

Sarney disse que Bolsonaro não assumirá e que irá sofrer o mesmo que Tancredo Neves?

- Publicidade -

É verdade que o ex-presidente José Sarney se reuniu com Temer e Dilma Rousseff para tramarem algo que “impeça” Jair Bolsonaro de assumir a Presidência como ocorreu com Tancredo Neves?

O texto começou a circular através de grupos do WhatsApp na semana do segundo turno das eleições de 2018, voltando com força no dia seguinte à vitória de Jair Bolsonaro e, de acordo com o texto, o político José Sarney teria se encontrado com Michel Temer e com Dilma Rousseff para bolar um plano que impeça o presidente eleito de assumir o cargo em janeiro de 2019.

O texto, que pede para que a denúncia seja repassada antes que a TV Globo mande o WhatsApp removê-la do WhatsApp, ainda revela que Sarney teria dito que “Bolsonaro venceria as eleições, mas nem chegaria a assumir”, tal qual ocorreu com Tancredo Neves (político mineiro que morreu antes de se empossado, em 1985).

Será que isso é verdade?

Trecho do alerta que se espalhou através de grupos do WhatsApp:”SARNEY ESTÁ FURIOSO E JÁ SE REUNIU COM TEMER, DILMA, E A GLOBO E FIZERAM UMA AMEAÇA CONTRA BOLSONARO,DIZENDO Q ELE GANHARÁ MAS NÃO ASSUMIRÁ GOVERNO, SERÁ IGUAL O QUE FIZERAM COM O PRESIDENTE TANCREDO NEVES.
Pessoa isso é muito sério! AGORA Como eles viram que já perderam nas urnas fraudadas, agora partiram para ameaça de morte! A reportagem divulgada hoje, SARNEY AMEAÇA BOLSONARO dizendo que “Vence mas não assumirá o cargo”” (foto: Reprodução/WhatsApp)

Verdade ou mentira?

Mesmo tendo se passado mais de 30 anos da morte do político Tancredo Neves – após 38 dias de internação e de passar por 07 cirurgias – muita gente ainda acredita na teoria conspiratória de que ele teria sido assassinado (uma teoria com várias ramificações que contaremos aqui no E-farsas um dia).

Voltando ao caso de 2018, a versão que recebemos vem com um link de um site que já conhecemos muito bem aqui no E-farsas por criar e disseminar notícias falsas: O GShow Play.

Para quem ainda não ligou o nome ao boateiro, esse é o mesmo site que inventou a fake news afirmando que o cantor que chamou Jesus de “travesti” teria sofrido um acidente gravíssimo como um “castigo divino” e aquela outra que dizia que uma adolescente virgem teria engravidado após tomar uma vacina, dentre várias outras que já desmentimos aqui!

O GShow Play cita o site de uma revista digital da revista Crusoé como fonte, que é restrita por assinantes, mas foi escrita pelo jornalista Igor Gadelha, que afirmou que o ex-presidente teria feito essa ‘previsão” a respeito da não-posse de Bolsonaro. Segundo o jornalista, Sarney teria dito que “Bolsonaro não ficaria 6 meses no cargo”, mas não fala nada sobre Tancredo Neves ou sobre assassinato…

A assessoria de imprensa do ex-presidente José Sarney disse em nota que:

“Jamais emitiu qualquer opinião neste sentido, e não conhece o jornalista citado.”

- Publicidade -

Não há em nenhuma publicação (exceto no site Gshow Play e demais que copiaram o mesmo texto) algo relacionando um encontro entre José Sarney, Dilma Rousseff e Michel Temer nos últimos meses e, em nota, o Palácio do Planalto disse que o texto é “um absurdo”.

Dilma Rousseff passou os últimos meses em campanha para um cargo de senadora e não há em sua agenda nada marcado sobre visitas à Michel Temer e José Sarney.

Conclusão

Não há nenhuma prova de que José Sarney tenha ameaçado impedir a posse de Jair Bolsonaro na Presidência! A nota anônima e alarmista que se espalhou pelo WhatsApp é falsa!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

22 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia !

    É de muita irresponsabilidade lançar uma ” reportagem ” citando um ex presidente, um candidato eleito a presidente da República como se fosse um enquete, sem nenhum embasamento, sem nenhuma prova, particularmente meu voto, se Deus quiser vai ser também para punir irresponsabilidades como essa, o qual leva a população a instabilidade.

  2. Sarnei te vai provar oque está falando, sobre Tancredo Neves como tu sabe oque aconteceu com ele.
    Bolsonaro vai limpar toda essa sugeira feita nesses últimos 30 anos….

    • Sarnei te vai provar oque está falando, sobre Tancredo Neves como tu sabe oque aconteceu com ele.
      E você, sabe?
      Bolsonaro vai limpar toda essa sugeira feita nesses últimos 30 anos…
      Vai limpar com a mão cheia de merda. Isso não é limpar, é espalhar mais…

        • Verdade! Bolsonaro vai esmagar os vermelhos (tu incluso) com as mãos e limpá-la depois num gramado qualquer. Bem observado!
          Já você vai lamber as botas dele, né, Maria-fuzil?

    • ”Bolsonaro vai limpar toda essa sugeira feita nesses últimos 30 anos…”
      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      Ejhntao ele vai se limpar tb kkkkkkkkkkkkkk

  3. Esse site Gshow play e esse jornalista Igor Gadelha deveriam ter punições severas como tirar esse site do ar por espalhar fake news e o jornalista ter o seu registro cassado.

  4. Esse site Gshow play e esse jornalista Igor Gadelha deveriam ter punições severas como tirar esse site do ar por espalhar fake news e o jornalista ter o seu registro cassado.

    • O Whatsapp não tem culpa. Quem vai destruir o Brasil são os idiotas travestidos de patriotas que acreditam nas fake news transmitidas pelo Whatsapp, um reflexo da estupidez e analfabetismo funcional que assola nossa população.

      O pior? Eles ainda têm orgulho disso.

      • Verdade verdadeira Elena que não me representa! Só uma correçãozinha, se me permites. Mas, se não permitir também, problema – Quem iria, no caso, destruir o Brasil seriam os mesmos, vocês, que quase transformaram isso aqui numa Venezuela e/ou, num pé de maconha gigante. Daqui pra frente, acostume-se, terás que andar na linha, senão…

  5. Eita khagasso, ELENAOTEREPRESENTA peidão! Melhor voltar pra escola e parar de usar drogas. Quem sabe assim você cresce e vira homem. Pois babando o ovo do petê, você só vai regredir, até sumir e não sobrar pó de estrume para escrever coisas execráveis por aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui