Será que Flávio Bolsonaro gravou um vídeo criticando o governo do próprio pai?

5
4377

Será que o vídeo que mostra o senador Flávio Bolsonaro criticando a gestão do governo federal é real? Ele criticou mesmo a gestão do próprio pai?

O vídeo de menos de 1 minuto de duração surgiu nas redes sociais na segunda quinzena de setembro de 2021 e mostra o senador Flávio Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro, criticando a má gestão do governo federal. De acordo com o texto que acompanha as imagens, o senador estaria se queixando da má gestão do atual presidente da República – que por acaso é seu próprio pai!

Será que esse vídeo é real?

Transcrição do vídeo: “Um governo que tá aí, com a sua incompetência, chegando a índices alarmantes de desemprego! Todos nós sentimos na pele como tá caro ir no mercado comprar uma carne, um arroz, um feijão. Como a gente compra menos no mercado. Todos nós estamos sentindo como falta dinheiro pra tudo, menos pra roubalheira deles. Os hospitais públicos por exemplo, tá faltando tudo. É justo manter no governo pessoas que estão fazendo com que a senhora com que o senhor chegue no hospital e não tem a vacina pra dar pro seu filho…”

Verdade ou mentira?  

O vídeo é real e foi gravado pelo senador Flávio Bolsonaro, só que a gravação foi feita em abril de 2016, quando ele ainda ocupava o cargo de deputado estadual pelo Rio de Janeiro e o governo criticado na ocasião era o de Dilma Rousseff e não de seu pai, que ainda era deputado federal em seu 7º mandato.

Na época, o então deputado falava sobre o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff que seria votado na Câmara dos Deputados. No vídeo original, publicado no dia 26 de abril de 2016 no canal do YouTube do usuário Marcio Motta e repostado na página oficial do Flávio Bolsonaro no Facebook, podemos ver que o vídeo que circulou em setembro de 2021 é apenas um recorte de uma gravação maior – de pouco mais de 4 minutos de duração – e que o político fala claramente do PT. 

O trecho que se espalhou fora de contexto em setembro de 2021 começa no minuto 1:39 do vídeo abaixo: 

Conclusão

O vídeo que mostra Flávio Bolsonaro criticando o governo é real, mas foi recortado de um vídeo maior, de 2016, onde ele falava do impeachment da então presidente Dilma Rousseff!