21.2 C
São Paulo
quarta-feira, abril 21, 2021

Discurso de Joe Biden sobre “crianças pulando no colo” é verdadeiro ou falso?

- Publicidade -

Em março deste ano, um curto vídeo legendado por uma página no Facebook viralizou nas redes sociais (arquivo). Ele passou a ser disseminado por muitas pessoas como “mais uma prova” de que Joe Biden, projetado pela mídia norte-americana como o presidente eleito dos Estados Unidos, seja pedófilo.

Confira abaixo a publicação:

Publicação que viralizou no Facebook.

No vídeo, Joe Biden aparece fazendo estranhas associações entre “pernas peludas”, “baratas”, e finaliza dizendo que “amava crianças pulando em seu colo”. Isso é claro, foi motivo de piada para muitas pessoas, que interpretaram a cena como uma gafe. Outras pessoas, no entanto, interpretaram seu discurso como repugnante e impróprio.

Entretanto, será que o discurso de Joe Biden é verdadeiro ou é falso? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Verdadeiro! Esse trecho de vídeo pertence a um discurso muito maior feito por Joe Biden, em junho de 2017, quando a cidade de Wilmington, no Estado Delaware, renomeou uma piscina pública em homenagem ao então ex-vice-presidente e candidato à presidência em 2020. Biden trabalhou como salva-vidas quando jovem naquele mesmo local, que era chamado de “Prices Run Park Pool.

Na ocasião ele disse que estava honrado em ver o lugar rebatizado de “Joseph R. Biden Jr. Aquatic Center”.

Eis o que a emissora norte-americana “NBC News” noticiou naquela época:

Na adolescência, no verão de 1962, o ex-vice-presidente Joe Biden trabalhou como salva-vidas no que era conhecido como a piscina de Prices Run em Wilmington, Delaware. Na segunda-feira, as instalações aquáticas do Brown-Burton Winchester Park foram renomeadas para Joseph R. Biden Sr. Aquatic Center em sua homenagem.

‘Eu era um garoto do subúrbio’, disse Biden, que na época morava em Mayfield, Delaware, ao público durante o discurso de inauguração. ‘Eu queria me envolver mais. E percebi que morava num bairro onde se ligava a televisão e viam e ouviam o Dr. [Martin Luther] King e outros. Contudo, eu não conhecia nenhum negro. Não, eu realmente não queria. E vocês também não conheciam nenhum branco. Essa é a verdade. Então, eu quis trabalhar aqui.

Na ocasião Biden disse que estava honrado em ver o local rebatizado de “Joseph R. Biden Jr. Aquatic Center”.

O Discurso Completo de Joe Biden

Conforme mencionamos anteriormente, o trecho que viralizou é apenas uma pequena parte de um discurso bem maior, que foi originalmente transmitido pelo canal WITN (o trecho polêmico pode ser conferido a partir de 30:46):

- Publicidade -

Joe Biden Cometeu uma Gafe? Foi Ato Falho? Sinal de Senilidade ou Problema Cognitivo?

Eis o trecho traduzido:

A propósito, eu sentava à beira [da piscina] e costumava fazer calor. Eu tenho pernas peludas que ficam loiras no sol. As crianças costumavam entrar na piscina e passar a mão na minha perna para que os pelos ficassem lisos. Só para verem os pelos enrolando novamente. E vejam só. Eu aprendi sobre baratas, aprendi sobre crianças pulando no meu colo. Amo crianças pulando no meu colo

Eis o que o canal WBDB, emissora afiliada da FOX, disse sobre o discurso de Biden em dezembro de 2019, quando o clipe viralizou nas mãos Tim Murtaugh, diretor de Comunicações da campanha de Donald Trump:

Embora não houvesse nada de nefasto na história, os oponentes de Biden estão se valendo dela como mais um momento estranho e bizarro de um discurso de Biden, que foi proferido em junho de 2017. A versão completa revela que a história tinha pouco a ver com o que Biden vinha falando ao longo do discurso, e como ele teceu elogios a Herman Holloway, o primeiro senador estadual negro na história de Delaware, que foi eleito em 1964. Biden se dirigiu ao filho de Holloway, Herman Jr., que estava presente.

Evidentemente, cada um terá sua interpretação dessa história. Alguns acreditam que tudo não tenha passado de uma gafe. Outros acreditam que tenha se tratado de um ato falho — um desejo oculto e nefasto de Biden por crianças. Há quem acredite que o episódio aponte para uma eventual senilidade. Isso porque o discurso é apenas um de diversos outros um tanto quanto desconexos do democrata ao longo dos anos.

Cabe ressaltar, no entanto, que até o presente momento, Joe Biden não responde a nenhum processo de assédio/agressão sexual, estupro ou abuso sexual de menores de idade. Não há sequer uma única acusação factível de pedofilia que recaia sobre ele.

Biden x CornPop

Um outro trecho desse discurso também já foi alvo de muita discussão nas redes sociais. Nele, Biden alega ter enfrentado quatro membros de uma gangue. Uma vez que Biden é um tanto quanto franzino, muitos duvidaram da veracidade do seu relato.

Segundo Biden, um homem conhecido pelo apelido de “CornPop” era um “cara mau” que comandava um “bando de cara maus”. Num belo dia, “CornPop” se recusou a usar uma touca, desrespeitando as regras da piscina. Então, Biden decidiu estabelecer a ordem. Exigiu que “CornPop” saísse da piscina, o chamando de “Esther” (em referência a nadadora Esther Williams). O homem saiu, mas não gostou nada do pedido, e disse que esperaria por Biden do lado de fora. Segundo Biden, “CornPop” cumpriu a promessa e estava esperando por ele com mais três homens armados com navalhas. Então, em vez de chamar a polícia, Biden resolveu encará-los armado com uma corrente.

Então, Biden disse que o expulsaria novamente caso desrespeitasse as regras da piscina, mas pediu desculpas por chamar o homem de Esther. Em seguida, “CornPop” concordou, guardou a navalha e foi embora. Biden disse que só depois disso que seu coração voltou a bater novamente, e que não tinha certeza se o pedido de desculpas iria funcionar.

A história sobre “CornPop” foi motivo de piada entre muitos usuários nas redes sociais.

A imprensa foi atrás dessa história e, talvez, Biden estivesse falando a verdade. Um ex-presidente estadual da Associação Nacional para o Progresso das Pessoas de Cor (NAACP), Richard “Mouse” Smith, contou essa mesma história, na presença de Biden. Além disso, Daniel Dale, um repórter da CNN, encontrou um obituário de um homem de Wilmington chamado William L “CornPop” Morris, que morreu em 2016 aos 73 anos.

De qualquer forma, a história é meramente anedótica. É difícil saber o que realmente aconteceu na ocasião.

Conclusão

Verdadeiro! Esse trecho de vídeo pertence a um discurso muito maior feito por Joe Biden, em junho de 2017, quando a cidade de Wilmington, no Estado Delaware, renomeou uma piscina pública em homenagem ao então ex-vice-presidente e candidato à presidência em 2020. Biden trabalhou como salva-vidas quando jovem naquele mesmo local, que era chamado de “Prices Run Park Pool”

Cabe ressaltar, no entanto, que até o presente momento, Joe Biden não responde a nenhum processo de assédio/agressão sexual, estupro ou abuso sexual de menores de idade. Não há sequer uma única acusação factível de pedofilia que recaia sobre ele.

- Publicidade -
Marco Faustinohttp://www.e-farsas.com/author/marco
Jornalista e colaborador do site de verificação de fatos E-farsas entre janeiro de 2019 e dezembro de 2020. Entre junho de 2015 e abril de 2018, trabalhei como redator do blog AssombradO.com.br, além de roteirista do canal AssombradO, no YouTube, onde desmistificava todos os tipos de engodos pseudocientíficos e casos supostamente sobrenaturais.

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui