Foto mostra o Louro José sendo guardado pela última vez?

1
8871

A morte de Tom Veiga, intérprete de Louro José, movimentou as redes sociais e gerou uma grande onda de comoção por todo o país. E, um dia após o seu enterro, diversos sites de notícias, a exemplo do “Portal do Holanda“, “IstoÉ“, “O Fuxico“, “Contigo“, “TV Foco“, “Gazeta Web“, TNH1“, entre outros, divulgaram uma foto com a alegação que o boneco do Louro José havia sido guardado (ou encaixotado) pela última vez nesta quinta-feira (5).

Eis o que a “IstoÉ” mencionou em seu site:

Felipeh Campos, colunista do programa ‘A Tarde É Sua’, da RedeTV!, recebeu a imagem com exclusividade do momento em que a emissora guardou o Louro em uma caixa

Numa rápida busca, constatamos que o colunista publicou essa foto, na tarde de hoje, em seu perfil no Instagram (arquivo):

Publicação de Felipeh Campos no Instagram.

A publicação do colunista recebeu mais de 60 mil curtidas e, em pouquíssimo tempo, se espalhou para outras plataformas, a exemplo do Twitter (arquivo):

Tuíte que viralizou ao alegar que a foto mostrava a última vez que o boneco do Louro José estava sendo guardado.

Entretanto, será que a foto é verdadeira? A foto mostra o boneco do Louro José sendo guardado pela última vez?

Verdadeiro ou Falso?

Fora de Contexto! Embora a foto seja verdadeira, ela não é recente! A foto foi tirada em 2019!

Essa foto foi publicada pelo perfil de uma fábrica chamada “Nova Case Embalagens”, no Instagram, no dia 1° de novembro de 2020, com a seguinte legenda (arquivo):

Esta foto é de 2019. Naquele ano, tivemos a honra de ter feito o case que protegia o Louro José e que acompanhava Tom Veiga em seu trabalho. É nossa pequena homenagem ao artista. Nossos sentimentos à família. #lourojose #tomveiga #novacase

Publicação da empresa Nova Case Embalagens.

Portanto, essa foto não mostra a última vez que o boneco do Louro José foi guardado! Se você acreditou nisso, bem, você foi enganado!

Conclusão

Fora de Contexto! Embora a foto seja verdadeira, ela não é recente! Segundo o fabricante do case que protegia o Louro José, e que acompanhava Tom Veiga em seu trabalho, a foto foi tirada no ano de 2019! Ela foi publicada no Instagram da empresa, no dia 1° de novembro de 2020, mas em nenhum momento foi mencionado, que se tratava da última vez que o boneco estava sendo guardado. Foi destacado apenas que se tratava de uma homenagem.

A narrativa da “última vez que o boneco estava sendo guardado” foi inicialmente propagada por Felipeh Campos, colunista do programa ‘A Tarde É Sua’, da RedeTV!, em sua conta no Instagram, na tarde desta quinta-feira (5). Em seguida, por falta de checagem, uma parte da imprensa brasileira amplificou a falsa narrativa.

1 COMMENT

  1. Checagem minuciosa antes de dar uma notícia é condição primordial a todo jornalista, exceto àqueles que veem na notícia apenas uma meia verdade e que poderia, com um toque, ser descartada evitando, assim, esse tipo de compartilhamento. O que se vê é uma espécie de corrida maluca onde o pombo nem mesmo está presente e, então, cria-se um outro pombo, de outra cor.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here