Foto mostra trem sobrecarregado de passageiros na Índia!

4
28570
Mais um dia normal no transporte público na Índia! Será verdade? (foto: Reprodução)

Será que a foto intitulada “Apenas um dia na Índia” mostrando um trem na Índia lotado de passageiros é verdadeira ou falsa?

A foto circula pela web desde 2009, mas sempre volta a aparecer nas redes sociais. Nela podemos ver um trem superlotado, com passageiros ocupando todos os espaços do veículo. Tem pessoas até em cima, no teto do trem!

O texto que acompanha a imagem afirma que a foto teria sido tirada num dia normal no sistema de transporte público na Índia.

Será que isso é verdade?

Mais um dia normal no transporte público na Índia! Será verdade? (foto: Reprodução)
Mais um dia normal no transporte público na Índia! Será verdade? (foto: Reprodução)

 

Verdade ou farsa?

A foto é real, mas a história é falsa!

Essa fotografia foi tirada pelo fotógrafo Khalid Tanver, a serviço da agência de notícias Associated Press, em 2008. Só que a cena não representa um dia normal na Índia.

Na verdade, o trem foi fotografado em Multan, no Paquistão!

No dia 2 de novembro de 2008, Khalid presenciou a volta em massa dos devotos muçulmanos sunitas retornando para suas casas depois de participarem de uma congregação religiosa anual. Centenas de milhares de pessoas participam do evento, que em 2008, durou 3 dias!

Abaixo, outra foto do mesmo evento:

Trem lotado no Paquistão! (foto: MOHAMMAD MALIK/AFP/Getty Images)
Trem lotado no Paquistão! (foto: MOHAMMAD MALIK/AFP/Getty Images) 

Conclusão

O transporte público na Índia é muito deficiente, mas a foto – apesar de ser real – foi tirada em 2008 no final de um evento religioso em Multan, no Paquistão!

Fonte: L.A. Times

4 COMMENTS

  1. Olha, a foto pode até ser real, mas não venham me dizer que foi tirada com o trem em movimento pois percebi alguns detalhes que não foram mencionados: o excesso de gente impediria que algumas pessoas se segurassem adequadamente, podendo cair e… “blosh”; nenhum trem de passageiros foi projetado para transportar passageiros “do lado de fora”, portanto não contam com nenhuma estrutura para que isso seja permitido; e o último, mas mais importante: seja elétrico ou a diesel este trem, as pessoas que estão “acomodadas” na frente dele impediriam a plena visão da via férrea pelo maquinista, e acredito que lá ainda não haja trens com a tecnologia “driverless” (sem condutor), como na linha 4 do Metrô de São Paulo. Tenho dito!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here