Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Fotos de crianças negras admiradas por brancos e vice-versa!

Human Fascination - negros e brancos

Fotos

Fotos de crianças negras admiradas por brancos e vice-versa!

Fotos mostram crianças negras sendo admiradas por “brancos” e uma criança de pele clara sendo admirada por crianças negras. Serão reais essas imagens?

No final de julho de 2012, a imagem abaixo voltou a circular pelo Facebook. Nela podemos ver 2 imagens: na primeira, várias pessoas fotografando e admirando algumas crianças negras. Na segunda foto, exatamente o inverso.

A imagem que gerou bastante curiosidade no Facebook é essa:

Human Fascination - negros e brancos

Fascinação Humana - negros e brancos! (reprodução)

 

Verdadeiro ou farsa?

As fotos são reais!

A primeira foto é de autoria do fotógrafo holandês Ed van der Elsken. Ela foi tirada em 1973 na África do Sul durante um protesto organizado pela população negra, que exigia o fim da discriminação racial.

Aparentemente, os turistas americanos não estavam muito preocupados com a questão e preferiram tirar fotos das duas crianças negras que apareceram por ali.

Foto tirada em 1973 por Ed van der Elsken durante um protesto na África do Sul!

Foto tirada em 1973 por Ed van der Elsken durante um protesto na África do Sul!

 

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Já, sobre a segunda fotografia, não conseguimos muita informação a respeito. Nossas pesquisas nos levaram ao fotógrafo Abir Abdullah de Bangladesh. Abir trabalhou como fotógrafo freelance de 1994 a 1995. Trabalhou como fotógrafo pessoal da Drik Picture Library de 1996 a 2005. Como não encontramos nenhuma prova de que a segunda imagem seja mesmo de autoria de Abdullah, essa parte da pesquisa ainda fica em aberto.

Fascinação humana - Abir Abdullah

Fascinação humana possivelmente de autoria de Abir Abdullah

Caso o leitor possua alguma informação a respeito dessa segunda fotografia, favor nos ajudar nos comentários lá no final dessa página.

De qualquer maneira, ao que tudo indica, não houve nenhuma manipulação digital nas duas imagens.

Racismo?

As duas fotografias juntas são interpretadas de várias maneiras pelos usuários do Facebook. Alguns afirmam que as pessoas de ambas as fotos estão, na verdade, curiosas com as crianças com cor de pele diferente e isso seria normal. Outros leitores comentaram que isso seria uma forma de “atenuar” o racismo ou aliviar a barra de quem é racista.

E você, o que acha? Como a função do E-farsas é somente a de mostrar se o que rola na web é verdadeiro ou farsa, não cabe a nós aprofundar nessa questão. Todavia, fica para o amigo leitor se manifestar… Aguardamos os seus comentários!

Conclusão

As imagens são reais! Aparentemente, não houve manipulação digital em nenhuma delas.

Sites citados

 

Continue lendo
14 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Publicidade

Parceiros:

Voltando a Circular

Publicidade

Topo