Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Frase sobre mudança de opinião pertence ao matemático Blaise Pascal?

Falso

Frase sobre mudança de opinião pertence ao matemático Blaise Pascal?

Frase sobre mudança de opinião pertence ao matemático Blaise Pascal?

Além das imagens manipuladas digitalmente, a atribuição de frases a personalidades históricas é também um dos velhos conhecidos caminhos percorridos pela mentira. Isso porque, diariamente, nos deparamos com inúmeras citações, assim como a frase atribuída a abolicionista Harriet Tubman sobre a libertação de escravos. A frase, falsamente atribuída a Tubman, virou tema de um dos artigos que publicamos recentemente.

Agora, nos deparamos com uma frase supostamente atribuída a Blaise Pascal (1623-1662) um importante matemático, físico, teólogo e filósofo francês:

Não me envergonho de mudar de opinião, porque não me envergonho de pensar

Numa publicação disseminada recentemente, por uma página do Facebook chamada “ConheCIÊNCIA”, uma imagem contendo a figura de Blaise Pascal e essa frase, já obteve mais de 3 mil reações e 2,4 mil compartilhamentos (arquivo)!

No entanto, é interessante destacar que a imagem é de autoria de uma outra página no Facebook chamada “Horizonte Ampliado”, cuja publicação obteve apenas 130 compartilhamentos (arquivo). Já numa conta do Instagram do “Horizonte Ampliado”, que possui mais de 90 mil seguidores, a imagem obteve mais de 2.700 curtidas! (arquivo).

Publicação da página “ConheCIÊNCIA”.

Publicação da página “Horizonte Ampliado”.

E mais uma publicação, dessa vez no Instagram, do “Horizonte Ampliado”.

Entretanto, será que essa frase foi realmente dita por Blaise Pascal? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Falso! Não encontramos nenhuma evidência histórica que essa frase tenha sido dita ou escrita pelo matemático francês Blaise Pascal! Não há nada nesse sentido numa coleção lançada postumamente, de fragmentos escritos por ele, chamada “Pensées”. Verificamos uma versão em francês disponível gratuitamente no site da Universidade Estadual Paulista, assim como uma versão em inglês disponibilizada pelo Projeto Gutenberg, e o mais próximo que encontramos foi a seguinte frase:

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Vi mudanças em todas as nações e homens e, portanto, depois de muitas mudanças de julgamento em relação à verdadeira justiça, reconheci que nossa natureza estava em constante mudança e que não mudei desde então; e se eu mudasse, confirmava minha opinião.

Conforme vocês podem observar, não é nem um pouco parecido com a frase que vem circulando nas redes sociais.

A Possível Origem da Frase

Na verdade, é possível que essa citação tenha sido inspirada numa outra frase escrita pelo escritor, historiador, jornalista e poeta português Alexandre Herculano.

Eis o que Herculano escreveu num trecho do livro “Solemnia verba: cartas ao senhor A. L. Magessi Tavares sobre a questão actual entre a verdade e uma parte do clero“:

Dez anos não passam debalde para a inteligência humana, e eu não me envergonho de corrigir e mudar minhas opiniões, porque não me envergonho de raciocionar e aprender

Na verdade, é possível que essa citação tenha sido inspirada numa frase escrita pelo escritor, historiador, jornalista e poeta português Alexandre Herculano.

Outras Falsas Atribuições Propagadas nas Redes Sociais

Sempre desconfiem e procurem fontes confiáveis sobre citações que circulam aleatoriamente nas redes sociais. Não saiam compartilhando a esmo, porque isso acaba colaborando todos os dias para a disseminação de informações falsas nas redes sociais. A princípio, isso pode até parecer algo inofensivo, mas acaba alimentando uma rede muito maior de desinformação do que vocês imaginam.

Nas redes sociais encontramos, por exemplo, essa frase (“Não me envergonho de mudar de opinião, porque não me envergonho de pensar“) atribuída ao médico neurologista Sigmund Freud, mas ele também não disse isso. Em alguns casos, essa frase aparece sem nenhuma atribuição.

Nas redes sociais encontramos, por exemplo, essa frase (“Não me envergonho de mudar de opinião, porque não me envergonho de pensar“) atribuída ao médico neurologista Sigmund Freud, mas ele também não disse isso.

Conclusão

Falso! Não encontramos nenhuma evidência histórica que essa frase tenha sido dita ou escrita pelo matemático francês Blaise Pascal! Na verdade, é possível que essa citação, falsamente atribuída a Pascal, tenha sido inspirada numa outra frase escrita pelo escritor, historiador, jornalista e poeta português Alexandre Herculano. 

Continue lendo

Jornalista, redator, e pesquisador de comunicação social com foco no combate a disseminação de notícias falsas. Colaborador do site de verificação de fatos E-farsas.com desde janeiro de 2019. Entre junho de 2015 e abril de 2018, trabalhei como redator do blog AssombradO.com.br, além de roteirista do canal AssombradO, no YouTube, onde desmistificava todos os tipos de engodos pseudocientíficos, além de casos supostamente sobrenaturais.

14 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo