Connect with us

E-farsas

Johnny Depp ajudou brasileiros e falou mal do Governo?

Cinema / TV

Johnny Depp ajudou brasileiros e falou mal do Governo?

É verdade que o ator de Hollywood entregou aparelhos de surdez para pacientes no Brasil e ainda falou mal dos nossos governantes?

A notícia apareceu na web no dia 27 de setembro de 2015 e afirma que o ator norteamericano teria vindo até o Brasil, onde teia distribuído centenas de aparelhos auditivos à pessoas carentes, zerando a fila de espera do SUS.

Além disso, o texto que se espalhou através das redes sociais diz que Johnny Depp teria dito em entrevista que:

“Os governantes deste país deviam ter vergonha por não cuidar do seu povo”

Será que essa história é verdadeira ou falsa?

Johnny Depp teria dito que se envergonha dos nossos governantes. Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Johnny Depp teria dito que os nossos governantes deveriam se envergonhar. Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdadeiro ou falso?

Johnny Depp já apareceu aqui no E-farsas em outros boatos envolvendo o seu nome, como na falsa notícia afirmando que ele estrelaria a refilmagem de O Poderoso Chefão. Se valendo de uma das principais caracteristicas de um hoax, os criadores de boatos usam a imagem de alguém famoso para atrair a atenção do maior numero de leitores.    

Nesse caso, que apareceu no final de setembro de 2015, o boato mistura dados reais com um monte de invenções… Tudo para confundir o leitor e conseguir ser repassado adiante.

Johnny Depp veio ao Brasil no final de setembro de 2015 para tocar junto com a banda Hollywood Vampires no Rock in Rio e distribuiu, sim, aparelhos auditivos (o show ocorreu no dia 24). Essas são as partes reais da história, mas há alguns detalhes que precisam ficar claros aqui.

As doações dos aparelhos auditivos (200, ao total) foram feitas pela banda Hollywood Vampires, em parceria com a Starkey Hearing Foundation e a Prefeitura do Rio de Janeiro. A esposa de Johnny Depp, a atriz Amber Heard, também participou da entrega dos aparelhos.

Ator participou da entrega de 200 aparelhos auditivos! (foto: Divulgação)

Ator participou da entrega de 200 aparelhos auditivos! (foto: Divulgação)

Depp, como um dos integrantes da banda, participou do evento e por ser uma celebridade (que também realiza diversos trabalhos filantrópicos pelo mundo), acabou ficando em evidência nas matérias, dando entrevistas que foram publicadas em todos os principais jornais.

No vídeo abaixo, podemos ver o momento em que uma das pacientes recebeu o aparelho:

 

Como a fila de espera para se conseguir um aparelho auditivo pelo SUS é muito grande (segundo o Ministério da Saúde, entre os anos de 2012 e 2014, foram ofertados 600mil aparelhos pelo SUS) o ato da banda de Johnny Depp é apenas uma pequena gota num oceano de necessidades brasileiras. Infelizmente, isso não “zera” a fila de espera do SUS, mas ajudou algumas pessoas que precisavam e incentiva outras a fazer o mesmo.

Quanto à parte do rumor afirmando que Johnny Depp teria dito que se envergonha dos nosso governantes, nenhum jornal publicou uma nota sequer a respeito dessa frase e uma busca nos principais sites de buscas nos mostra que não há nenhuma prova de que ele tenha dito isso mesmo.

Até o site do partido do Governo publicou uma nota enaltecendo o ato de Johnny Depp e da banda Hollywood Vampires. De acordo com um assessor do Ministério da Saúde, a ação foi bem-vinda pelo Governo, entretanto, a Pasta informa que a doação atendeu “apenas a ponta de uma fila” de necessitados sem audição, de um único gestor do SUS, o município do Rio de Janeiro.

“O que ele (Johnny Depp) fez foi generoso, merece ser enaltecido – toda ajuda é bem-vinda. Mas o compromisso do governo é com mais de cinco mil municípios de todo o país”, avaliou o porta-voz do Ministério.

Conclusão

Johnny Depp participou da entrega de 200 aparelhos auditivos para pacientes cariocas, mas não disse que se envergonha dos nossos governantes. Ele fez parte de um evento bacana e, infelizmente, não zerou a fila do SUS de pessoas que precisam do aparelho de surdez.  

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!

Comentários

Mais Checagens em Cinema / TV

To Top