18.6 C
São Paulo
terça-feira, agosto 16, 2022

Lexus lança hoverboard que flutua igual ao do filme De Volta para o Futuro?

- Publicidade -

É verdade que uma montadora de veículos finalmente lançou um skate que flutua igual ao hoverboard do filme De Volta para o Futuro?

A novidade voadora esperada por muitos foi oficialmente divulgada no começo de agosto de 2015 pela própria Lexus – uma divisão de luxo da montadora de veículos Toyota – em uma festa que reuniu jornalistas, blogueiros e curiosos em um parque em Barcelona.

O produto de meses de desenvolvimento seria uma prancha que flutua, da mesma forma que o hoverboard apresentado pela ficção em De Volta para o Futuro II, em 1989.

Lexus lança um skate voador! Será verdade? (foto: Divulgação)
Lexus lança um skate voador! Será verdade? (foto: Divulgação)

Como outros produtos semelhantes já haviam sido apresentados por vários outros fabricantes e nenhum deles flutuava de verdade, essa aposta da Lexus levantou sérias dúvidas quanto à sua veracidade. Afinal, o hoverboard da Lexus flutua mesmo?

Assista a um dos vídeos com a apresentaçao do skate voador e descubra a verdade conosco:

https://www.youtube.com/watch?v=ZwSwZ2Y0Ops

 

Verdadeiro ou falso?

Ao contrário de outros produtos semelhantes que já desmascaramos aqui no E-farsas, esse skate flutua mesmo! Mas, calma…

O modelo da Lexus só funciona nessa pista magnética especialmente construída para ele. A prancha possui dois reservatórios com um material supercondutor – que é mantido a 197 graus negativos com a ajudinha de nitrogênio líquido. O hoverboard, então, é colocado sobre a pista que contém super-imãs e a repulsão magnética faz o skate “levitar”.

- Publicidade -

A pista magnética desenvolvida para o projeto (que faz parte de uma série de campanhas da companhia chamada  “Amazing in Motion” que premia a criatividade e a inovação) possui cerca de 200 metros foi instalada em uma praça em Barcelona.

O projeto começou há 18 meses e contou com a colaboração de cientistas da IFW Dresden e da Evico GmbH, ambas especialistas em tecnologia de levitação magnética.

A seguir, um vídeo feito pela Lexus, contando um pouco da história do desenvolvimento do “skate voador” que, infelizmente, não será vendido nas lojas:

https://www.youtube.com/watch?v=q_BYvUlDviM

 

Conclusão

O Lexus é um hoverboard que usa magnetismo para flutuar, mas só funciona em uma pista feita especialmente para ele. Infelizmente, não será esse ano que teremos um skate igual ao que Marty McFly usou em De Volta para o Futuro!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

6 COMENTÁRIOS

  1. Não vai demorar muito para acontecer, já existem projetos muito avançados em fase final de testes. Um dia desses um cara dos USA bateu um recorde percorrendo mais de 20 KM com um desses.

  2. Essa foi uma das matérias que eu abri no e-farsas torcendo pra ser verdade hehe. Seria muito legal ter um skate igual no filme, que funciona em qualquer lugar sem precisar de pista especial. Quem sabe um dia?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui