Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Meninos pintaram o corpo nu de uma mulher em frente a uma igreja no Brasil?

Fora de Contexto

Meninos pintaram o corpo nu de uma mulher em frente a uma igreja no Brasil?

Meninos pintaram o corpo nu de uma mulher em frente a uma igreja no Brasil?

Embora muitas pessoas acreditem que as chamadas “fake news” sejam predominantemente de cunho político, o universo desse termo, que se tornou bem genérico, é muito mais abrangente. Inúmeros sites e perfis em redes sociais, por exemplo, divulgam fotos, vídeos ou histórias de forma aleatória, geralmente para entretenimento, mas que frequentemente abrem uma perigosa margem para interpretações totalmente fora da realidade ou do contexto original por parte de seus respectivos públicos.

Uma vez que tais sites ou perfis geralmente não se importam em explicar o contexto original, tampouco seus públicos pesquisam o contexto do que é apresentado, temos um cenário de caos: pessoas opinando sobre aquilo que não fazem a menor ideia, associando situações e acreditando que determinados casos ocorreram recentemente no país onde estão. O círculo vicioso e cômodo da mentira.

Recentemente, no dia 29 de janeiro de 2020, uma página de humor chamada “É pra rir?”, no Facebook, divulgou uma foto bem emblemática (arquivo). Nela, podemos ver diversos meninos segurando pincéis e pintando o corpo nu de uma mulher, aparentemente em frente uma igreja. A descrição apresentada pela página não é nada informativa e meramente humorística:

Toma no c…, no meu tempo me davam cartolina!..😒

Publicação da página “É pra rir?” no Facebook.

Alguns Comentários

Eis alguns comentários que foram proferidos por usuários sobre essa foto:

Alguns comentários de usuários da página.

Mais alguns comentários.

Conforme é possível notar, algumas pessoas demonstraram acreditar que essa situação tivesse acontecido no Brasil. Além disso, muitos questionaram que a reação das pessoas seria diferente se fossem meninas pintando o corpo de um homem nu, por exemplo.

Entretanto, será que essa foto é realmente autêntica? Sendo verdadeira, esse caso aconteceu aqui no Brasil? Somente meninos participaram dessa ação? Qual o contexto por trás dessa foto? Descubra a verdade agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Fora de Contexto! Embora a foto seja autêntica, ou seja, não se trate de manipulação digital, esse caso não aconteceu recentemente, tampouco no Brasil! Além disso, não foram somente meninos que participaram da performance artística promovida pelo artista plástico Leonardo Otero, em dezembro de 2015, na cidade de Villavicencio, cerca de 120 km a sudeste de Bogotá, capital do país.

Inúmeras fotos foram tiradas dessa performance artística, mas “curiosamente”, ao fazermos uma busca reversa por imagens, somente esta viralizou e se transformou em “meme”. E, uma vez que a foto foi disseminada sem nenhum contexto, ela acabou provocando muita polêmica nos lugares por onde passou.

Ao longo do tempo tivemos situações bem graves. Por exemplo, o único site em língua espanhola que divulgou essa história naquela época, o “Agencia Hoy”, disseminou uma informação falsa sobre a performance artística (arquivo). Num trecho do artigo foi mencionado que no local só havia meninos, não havia meninas. Porém, isso é mentira! Uma das fotos publicadas pela própria “Agencia Hoy” mostrava uma menina segurando um pincel na mão, algo que descartava a alegação de que só havia meninos.

Num trecho do artigo foi mencionado que no local só havia meninos, não havia meninas.

Porém, isso é mentira! Uma das fotos publicadas pela própria “Agencia Hoy” mostrava uma menina segurando um pincel na mão, algo que descartava a alegação de que só havia meninos.

E, aparentemente sem se preocupar com esse detalhe, em junho de 2019, um site brasileiro chamado “Baianolandia” disseminou novamente essa informação falsa, mas sem mostrar essa foto da menina com um pincel na mão (arquivo). Peculiar, não é mesmo?

Enfim! A seguir vamos tentar explicar exatamente o que aconteceu para vocês.

A Realidade Por Trás do Evento

Segundo o que foi divulgado, Leonardo Otero chamou uma modelo, alegadamente de Bogotá, para participar da performance artística no parque central de Villavicencio, que por sua vez faz parte de uma praça chamada “Los Libertadores”. É simplesmente o principal ponto turístico do centro da cidade. O parque fica em frente a Catedral de Nossa Senhora do Carmo e do prédio do governo do departamento de Meta, cuja capital é Villavivencio. Assim sendo, a atividade não foi realizada porque fica necessariamente em frente a uma igreja, mas porque é a principal praça do centro da cidade.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Por volta das 17h, do dia 2 de dezembro de 2015, a modelo chegou envolta num casaco, o tirou, protegeu suas partes mais íntimas com as mãos e, posteriormente, as pessoas começaram a se aproximar e a pintá-la. De acordo com o site “Arnico Estudio”, que registrou a performance em foto e vídeo, “a ação artística chamou a atenção de adultos e crianças, que interagiram com essa experiência visual e passaram da surpresa e do espanto ao sorriso e a diversão.

Confira algumas fotos do evento:

Foto mostrando meninas pintando o corpo da modelo.

Foto mostrando uma mulher pintando o corpo da modelo.

Mais uma foto, dessa vez mostrando um jovem pintando o corpo da modelo.

Foto mostrando meninos pintando o corpo da modelo.

Confira também um vídeo mostrando como tudo aconteceu:

Diga-se de passagem, a performance artística fazia parte do “IV Salón de Arte Llanero” (uma exposição artística local), e o Leonardo Otero era apenas um dos mais de 30 artistas que apresentariam suas propostas, algumas mais tradicionais do que outras, a partir do dia seguinte (3), na Sala de Exposições Guayupe, na Biblioteca Pública Germán Arciniegas, um dos mais importantes complexos culturais da cidade.

A Versão de Leonardo Otero

Leonardo Otero é um artista plástico especializado em pintura corporal. Ele, inclusive, estava presente durante a performance artística e registrava tudo através do seu celular. Diversas pessoas participaram dessa ação, entre elas adultos, idosos, homens, mulheres, meninos e meninas! E, uma vez que havia policiais garantindo a segurança da modelo, ninguém teve uma atitude mais exaltada, por assim dizer.

“O objetivo era tirar as propostas de arte contemporânea das galerias de arte, levando-as para as ruas — a ação força uma interação com o público. Nesse sentido, o objetivo foi alcançado. E, então, queríamos que as pessoas se emocionassem, sentissem alguma sensação, que questionassem se isso era algo mórbido ou arte. As pessoas estavam acanhadas, não tomavam iniciativa, mas quando se deram conta que não havia nada demais, começaram a se aproximar. Então, o objetivo foi alcançado — hoje tivemos um dia diferente. Um dia que uma manifestação artística foi realizada num parque público, onde adultos, crianças e idosos participaram — isso é uma conquista“, disse Leonardo Otero.

Leonardo Otero dando uma entrevista durante a realização da performance artística.

Ao final da performance, a mulher cobriu novamente o corpo e simplesmente foi embora.

Conclusão

Fora de Contexto! Embora a foto seja autêntica, ou seja, não se trate de manipulação digital, esse caso não aconteceu recentemente, tampouco no Brasil! Além disso, não foram somente meninos que participaram da performance artística promovida pelo artista plástico Leonardo Otero, em dezembro de 2015, na cidade de Villavicencio, cerca de 120 km a sudeste de Bogotá, capital do país.

Segundo o artista plástico, o objetivo era tirar as propostas de arte contemporânea das galerias de arte, levando-as para as ruas, uma vez que a ação forçava uma interação com o público. A performance artística fazia parte do “IV Salón de Arte Llanero” (uma exposição artística local), e o Leonardo Otero era apenas um dos mais de 30 artistas que apresentariam suas propostas, algumas mais tradicionais do que outras, a partir do dia seguinte (3), na Sala de Exposições Guayupe, na Biblioteca Pública Germán Arciniegas, um dos mais importantes complexos culturais da cidade

Embora cada um seja livre para questionar se a performance é um ato de morbidez, no sentido de ser algo doentio, ou simplesmente arte, conforme o próprio Leonardo mencionou, é incorreto propagar toda uma narrativa que a ação simplesmente aconteceu por ser em frente uma igreja ou que apenas meninos participaram da ação. A modelo teve o corpo pintado por crianças, adolescentes, adultos e idosos de ambos os sexos na principal praça pública de uma cidade colombiana. A divulgação de uma única foto mostrando meninos com uma expressão de satisfação não reflete, sob nenhuma hipótese justificável, a realidade dos fatos.

Continue lendo

Colaborador do E-farsas desde janeiro de 2019. Entre junho de 2015 e abril de 2018, trabalhei como redator do blog AssombradO.com.br, além de roteirista do canal AssombradO, no YouTube, onde desmistificava todos os tipos de engodos pseudocientíficos, além de casos supostamente sobrenaturais. Na dúvida, não compartilhe. Reflita, faça uma busca reversa por imagens e pesquise por outras fontes.

13 Comentários

13 Comments

  1. Satanas

    2 de fevereiro de 2020 em 17:13

    Cadê os retardados dos Bolsominion enchendo o saco?

    • Capeta

      2 de fevereiro de 2020 em 19:26

      Cadê o restante dos retardados da sua corja pra apoiar esse lixo

      • Carlos

        4 de fevereiro de 2020 em 1:59

        Apareceu o primeiro bolsominion retardado. Hipócrita. Se vacilar se masturba vendo essa cena.

    • Cacá

      6 de fevereiro de 2020 em 11:57

      Haters do Bolsonaro tão chatos quanto seus fãs

  2. Capeta

    2 de fevereiro de 2020 em 19:25

    Cadê o restante dos retardados da sua corja pra apoiar esse lixo

    • Taurus44

      3 de fevereiro de 2020 em 8:06

      “Arte típica” desses esquerdistas doentes. De muito tempo que essa raça tenta destruir nosso país não só financeiramente por meio da corrupção, mas também moralmente, culturalmente com esse tipo de “manifestação”. Usam nossa liberdade constitucional para envergonhar o país e para se fazerem de vitimazinhas da sociedade. Depois que crianças como as da reportagem são traumatizadas e crescem fazendo coisas erradas vão chorar no twitter pedindo “posicionamento” do governo. Pelo menos o uso desenfreado de drogas vai destruir os esquerdistas nos próximos anos.

      • Ricardo

        3 de fevereiro de 2020 em 10:22

        Arte é um busto feito de cápsulas de balas ou performance artística de um ignorante fazendo metralhadora na frente do povo ou um lambe-saco dele usando marca de armamento no apelido.

        Cresci assistindo todo tipo de manifestação cultural, incluindo a Dama do Lotação quando era adolescente e sou mais saudável que esse sua mente porca.

        Vai se tratar, seu doente.

      • Paulo

        3 de fevereiro de 2020 em 10:43

        Vc leu a matéria ou é tão ignorante que nao sabe ler mais, o caso nao ocorreu no Brazil portanto nao cabe a vc fazer esta comparação imbecil como se fosse no nosso país.

        • edson fernando

          5 de fevereiro de 2020 em 18:34

          nao adiantou nada o Efarsas explicar pq tem gente que é tão cabeça dura que não vê a relidade
          hora porra o fato nao foi no brasil

      • alexandre souza de paula

        3 de fevereiro de 2020 em 14:55

        kkkkkk qnt merda num so comentario

      • Alexandre Mendes

        5 de fevereiro de 2020 em 1:31

        nem no Brasil foi e o cara ai em cima falando de “nosso pais”!

  3. Boga

    7 de fevereiro de 2020 em 6:49

    Futuros maconheirinhos chera varas

  4. LUIS EDUARDO GONCALVES COSTA

    20 de fevereiro de 2020 em 22:21

    Gostosa!

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo