16.9 C
São Paulo
quinta-feira, setembro 16, 2021

O @efarsas é homenageado em livro infantojuvenil por curadoria sobre fake news

- Publicidade -

Marcelo Duarte publica o livro “Esquadrão curioso – caçadores de fake news”, com a curadoria do E-farsas, mostrando para crianças como identificar notícias falsas!      

Como falar sobre fake news para as crianças?

O autor da série “Guia dos curiosos”, Marcelo Duarte, lançou o livro infantojuvenil “Esquadrão curioso – caçadores de fake news”, contando a história fictícia de um grupo de crianças que se reune para tentar descobrir se as histórias que circulam pela web são verdadeiras ou falsas.

Na trama, o sucesso do Esquadrão Curioso acaba chamando a atenção do vilão Fake Nilson – um sujeito que ganha a vida inventando fake news na web – que tenta acabar a todo custo com o grupo.

De acordo com o escritor e jornalista, a história divertida tem como objetivo estimular o debate sobre o tema entre professores e alunos nas escolas.

Esquadrão curioso – caçadores de fake news – de Marcelo Duarte – Editora Panda Books (foto: Divulgação) 

História fictícia com fatos reais

Apesar do livro tratar de notícias falsas, Marcelo Duarte resolveu que seria bom colocar na história fake news que circularam mesmo na web e pediu a ajuda do E-farsas para selecionar algumas histórias que já desmentimos aqui no E-farsas ao longo desses 16 anos de pesquisas.

Marcelo Duarte (à esquerda) e o ilustrador Caco Bressane com o novo livro da dupla (foto: Divulgação)

Separamos, por exemplo, a descoberta de baratas voadoras venenosas, e a baleia que teria sido deixada por um óvni em uma praça.

Essas e outras histórias podem ser lidas ao decorrer da aventura “Esquadrão curioso – caçadores de fake news”, da editora Panda Books.

Homenagem ao fundador do E-farsas

- Publicidade -

O criador e pesquisador do E-farsas.com, Gilmar Lopes, foi homenageado na história criada por Marcelo Duarte. O especialista em desvendar fake news virou o Delegado Gilmar Lopes no livro, que – na trama – descobre que… Opa! Sem spoilers 🙂

Ouça uma reportagem especial sobre o livro no Instituto Net Claro Embratel, clicando no player abaixo:

Conclusão

Muito obrigado à Panda Books e ao Marcelo Duarte pela homenagem e por contar com o E-farsas.com para ajudar a contar essa história. Mais do que uma aventura deliciosa, o livro “Esquadrão curioso – caçadores de fake news” ajuda a iniciar o assunto com as crianças em casa e na escola e, dessa forma, acabar de vez com (ou diminuir bem) as fake news!   

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

7 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns, Gilmar! Você merece. Além de ter todo esse trabalho há tantos anos, ainda ter de aguentar analfabetos funcionais e retardados mentais nos comentários.

    Não é fácil não.

  2. Não acredito nisso. É feiquinius.

    Agora falando sério, parabéns Gilmar. Você merece cara. Principalmente por conta de ter que aguentar um monte de FDPs que vem te xingar e que preferem continuar a viver em suas respectivas bolhas de mentiras e enganações.

    Aliás, FDPs esses que devem estar devorando o próprio braço de raiva, misturada com inveja.

  3. É FAKENEWS, melhor apurar melhor essa história! ISSO É GOLPE DA OPOSIÇÃO! 😂

    Brincadeira a parte, parabéns pela homenagem!

    Você merece, sempre trazendo conteúdo com explicações e fontes confiáveis!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui