24.7 C
São Paulo
terça-feira, agosto 16, 2022

Os boateiros e suas grandes trolladas na mídia – parte 3

- Publicidade -

Na terceira parte dessa seleção, vamos falar de um dos primeiros e mais importantes criadores de boatos digitais do Brasil, o Wagner Martins, do Cocadaboa.

Como já mostramos na primeira e na segunda parte desse artigo, os boatos virtuais estão aos montes na internet e o mais estranho de tudo é que muitos profissionais acabam publicando esses hoaxes em sites de notícias sérios sem nem ao menos darem uma pesquisada básica e só vão descobrir que caíram numa “pegadinha digital” quando o estrago já foi feito!

grandes trolladas na mídia - parte 3

E aqui no Brasil temos também nosso time de boateiros que fazem e/ou fizeram sucesso com suas trolladas, enganando a mídia… Mas um cara que realmente merece destaque é o criador do Cocadaboa, Wagner Martins.

Wagner Martins (reprodução)
Wagner Martins (reprodução)

Ele, que atende também pela alcunha de MrManson, foi um dos primeiros (senão, o primeiro) a descobrir que a internet era um terreno propício para se plantar boatos eletrônicos.

Em 2001, Wagner Martins criou o blog Cocadaboa onde ele (com a ajuda de alguns amigos) criou (e fez se espalhar) muitas das lendas da internet brasileira (algumas, inclusive, circulam até hoje como se fossem reais!) como,  por exemplo:

Reprodução do logotipo do blog humorístico Cocadaboa
Reprodução do logotipo do blog humorístico Cocadaboa

Em entrevista ao E-farsas, MrManson explicou que no início do blog ele sempre se empenhou em publicar matérias interessantes e reais, até que certo dia começou a ver seus textos sendo copiados em vários outros blogs (sem a sua autorização). Foi aí que ele teve a ideia: “Vou criar alguma coisa de mentira e só esperar copiarem!”.

Foi só esperar um pouco para que começassem a reproduzir suas trolladas pela internet. Até mesmo sites importantes de notícia já caíram na dele…

- Publicidade -

Por duas oportunidades tivemos o prazer de poder entrevistar esse ícone da trollagem de raiz, da trollagem moleque:

A primeira, em 2010, no Programa E-farsas – na JustTV

[iframe: width=”590″ height=”332″ src=”http://www.youtube.com/embed/HHw-OyTwY1k” frameborder=”0″ allowfullscreen]

…e a segunda, em 2012, junto com o humorista Marcelo Zorzanelli, no Youpix:

[iframe: width=”590″ height=”332″ src=”http://www.youtube.com/embed/kuCMGKbJJ8Y” frameborder=”0″ allowfullscreen]

O que aconteceu com Wagner Martins e o Cocadaboa?

O Cocadaboa não tem atualizações há anos, mas o seu criador continua na ativa. Atualmente, Martins é sócio da Agência Espalhe – especializada em marketing de guerrilha. O MrManson continua inventando das suas, só que agora ele usa sua criatividade “para o bem” e ganha dinheiro com isso, divulgando de maneira bem diferente os produtos e/ou serviços de quem o contrata.

E você, conhece alguma historia que tenha enganado a mídia online? Manda pra nós no contato@e-farsas.com

Na semana que vem, não perca a quarta parte dessa seleção!

Leia a primeira parte desse artigo aqui!

Leia a segunda parte desse artigo aqui!

 

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui